MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Apartamentos a Venda

Encontre milhares de ofertas de Apartamentos usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 23/08/2017 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Imóveis: Apartamentos


Seguem dicas para comprar um apartamento novo ou usado. 

 

Morar em apartamento requer a aceitação de regras, alerta Freitas. O especialista comenta que antes de comprar o imóvel é preciso analisar a rotina do local para ver se ela combina com o estilo de vida do morador.

 

Em compensação, para quem mora sozinho ou para famílias que passam muito tempo viajando, apartamentos podem ser – ou pelo menos passar uma impressão – de ser uma moradia mais segura.

 

"Para pessoas que passam muito tempo longe de casa, o apartamento passa a segurança de estar sempre sendo 'vigiado' pelos vizinhos. Além disso, existe a oportunidade de criar um vínculo de amizade com os outros moradores e contar com eles quando precisar que alguém coloque água nas plantas ou alimente os peixes caso você fique longe por um período longo", diz Freitas.

 

Para famílias que têm crianças, os condomínios são uma oportunidade para os filhos fazerem amizades e brincar pelo local com a segurança de estar dentro de casa.

 

"Fica claro que, se por um lado morar em um apartamento pode ser mais seguro, quando se mora em uma casa há um espaço maior e uma privacidade garantida", conclui Freitas.

 

Na hora de comprar ou alugar, existem também outros fatores que devem influenciar na escolha do tipo de imóvel, como o preço, o conforto, a localização e a segurança.

 

Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre a negociação, pois ouviu dizer que a compra de um apartamento na planta envolve riscos, pode ficar tranquilo, porque nós, do Portal Chaves na Mão, estamos aqui para esclarecer todas elas.

 

Saiba exatamente o que você está comprando

 

Um imóvel na planta é um investimento a longo prazo, para quem não tem pressa de fazer a mudança. Comprar um apartamento na planta significa financiar a construção do seu futuro lar. Ou seja: o apartamento ainda não está pronto e você irá pagar para a construtora realizar as obras. O prazo de entrega varia muito, geralmente de 18 à 36 meses, dependendo do tipo do imóvel e das áreas de lazer que ele terá.

 

Tenha em mente o que você pode ou quer gastar

 

Muitas pessoas buscam por um apartamento para comprar sem ter ideia de quanto realmente podem pagar. E esse é um fator fundamental que deve ser feito desde antes de iniciar as buscas pelo imóvel. Saber qual o valor limite permite que você seja realista e evite dores de cabeça futuras.

 

 

Portanto, busque fazer uma simulação de crédito imobiliário para descobrir o valor que você pode assumir das parcelas e qual o limite que o banco libera para o seu financiamento.

 

E não se esqueça do INCC – Índice Nacional de Custos da Construção –, índice que mede a variação de preços de materiais, mão-de-obra e matéria prima da construção civil, e que pode encarecer suas parcelas no decorrer do pagamento delas, e da decoração e mobília do apartamento, claro, que também tem custos,

 

Visite a região do imóvel em diferentes dias e horários

 

Ao contrário de um imóvel pronto, no qual você pode entrar e fazer diversas visitas, um imóvel da planta ainda não existe. Mas isso não impede que você visite a região do empreendimento, ou mesmo o estande de vendas e o apartamento decorado, quantas vezes você quiser, em diferentes ocasiões, horários e dias da semana. Isso ajudará você a conhecer a rotina da região, o que é fundamental para o processo de definição do negócio a ser fechado.

 

Evite aborrecimentos futuros

 

Atitudes simples podem evitar dores de cabeça futuras enormes, e uma delas é manter todo o processo de negociação registrado. Tudo o que for definido oralmente, confirme posteriormente via e-mail. Além disso, guarde todos os folders e folhetos do empreendimento e tire fotos da maquete. Dessa forma, você ficará mais tranquilo.

 

Outra dica, importantíssima, e que muita gente não segue é: leia o contrato, nos mínimos detalhes. O contrato é a sua maior segurança e você deve se agarrar nele, tendo consciência de todos os seus direitos como comprador.

 

Garanta a segurança do seu investimento

 

Faça muitas perguntas, todas as que você desejar e mais um pouco. Tire todas as suas dúvidas, desde a voltagem das tomadas até questões estruturais sobre as áreas comuns do empreendimento. Pesquise também o histórico da construtora e os possíveis problemas que ela tenha tido em projetos anteriores, sobre a qualidade dos materiais que ela usa, e sobre como os eventuais problemas foram resolvidos.

 

Um apartamento é, possivelmente, o maior investimento da sua vida. E seguindo essas dicas acima, você vai garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Boa compra!

 

Como funciona a compra de Imóveis: Apartamentos

Limite o financiamento

 

Além de precisar ter um grande valor para dar como entrada no apartamento, se você optar pelo financiamento, é importante que as parcelas sejam de um valor possível de pagar. O ideal é que as mensalidades não sejam superiores a 30% da renda, incluindo outros financiamentos já feitos e que ainda estão sendo pagos. Se essa é a sua situação, a capacidade fica reduzida, podendo colocar em risco sua saúde financeira.

 

Antes de assumir essa dívida ou até mesmo procurar pelos imóveis de seu interesse, faça simulações nos bancos de quanto você poderia pagar por mês e quanto estaria liberado para o financiamento. Isso evita que você perca tempo buscando por apartamentos que não poderá pagar depois.

 

Pesquise sobre a construtora

 

Um dos maiores problemas na hora de comprar um apartamento na planta é saber se aquele empreendimento realmente sairá do papel. Uma maneira de se proteger disso é consultando a reputação da empresa responsável pela construção, verificando se ela tem um bom histórico de conduta, sem atrasos na entrega e boa assistência aos compradores.

 

É válido também realizar uma consulta ao CNPJ da companhia, pois a partir dele, você terá acesso a diversas informações quanto a eficiência e o relacionamento dela com clientes, fornecedores e o governo. Veja aqui como realizar essa consulta.

 

O preço do apartamento pode mudar

 

Apesar das parcelas não sofrerem alteração devido aos juros, elas sofrem uma correção de acordo com o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), uma espécie de índice de inflação específico para o setor da construção civil. Desta maneira, o valor inicial pode aumentar até o dia em que o imóvel ficar pronto, podendo chegar, no final da obra, a ficar 20% mais caro do que o preço inicial.

Quando a entrega atrasa, o valor continua sendo corrigido pelo INCC, mas essa situação pode ser revertida com uma ação judicial.

 

Guarde os documentos e propagandas

 

Caso algumas das promessas feitas no ato da venda não sejam concretizadas, você precisará de provas para exigir que os seus direitos sejam cumpridos. Por isso, guarde informativos, contratos e outros documentos referentes ao empreendimento e a tudo que foi oferecido no momento que você foi adquirir o imóvel.

 

Algumas construtoras chegam a oferecer móveis, eletrodomésticos ou até mesmo carros, mas depois não cumprem com o combinado. Em alguns casos, até a churrasqueira prometida não é entregue. Por isso, guarde todas essas informações e não se deixe levar pela animação do momento.

Como Comprar um Apartamento na Planta.

Para comprar um apartamento muitas vezes as pessoas se perdem em dúvidas, receios e informações truncadas que fazem parte da inexperiência nesse assunto. É comum chegar em uma imobiliária ou conversar com um corretor autônomo e não saber o que quer a princípio.

 

Da mesma forma é normal ter dúvidas sobre o que vai realmente investir de dinheiro e tempo para a compra de um apartamento. Em Belo Horizonte, por exemplo, o preço dos imóveis variaram 6 % de julho de 2014 a julho deste ano. Por isso, é importante o comprador estar por dentro de como é o mercado em sua região para não ficar no prejuízo.

 

Existem dicas e estratégias para comprar casa ou apartamento que você pode usar para se planejar e chegar ao apartamento dos seus sonhos preparado para o processo de compra. Confira essas dicas neste post e deixe o seu comentário.

A primeira dica é responder algumas perguntas básicas, e a partir das definições dar o próximo passo para a compra do apartamento.


Novo ou usado?

 

Pensando em valores, na relação custo x benefícios o apartamento usado será mais em conta quando o novo não está ainda na planta. Por conta do tempo de construção, o apartamento na planta permite que o comprador dilua a entrada e ainda pague taxas com um tempo mais longo para.

 

 Junte uma boa entrada

 

Para comprar um apartamento usado, por exemplo, geralmente o proprietário pede uma porcentagem alta de entrada, pelo menos 40% do valor do imóvel será pedido, quando não é mais que a metade. Quando você tem uma boa quantia para a entrada acelera o processo de compra do apartamento e ainda consegue barganhar com o comprador ao apresentar o valor à vista.

 

Se prepare para as mensalidades

 

Como consequência de uma boa entrada as mensalidades do financiamento serão interessantes para vocês, uma vez que terá que financiar um valor menor. Em média um financiamento perdura de 30 a 35 anos, mas muitos quitam suas prestações ao longo dos anos com os recursos do FGTS, juntando quantias à parte para quitar de uma vez um montante etc. O correto é que a parcela não comprometa mais do que 20% da renda líquida da família.

 

Pesquise a melhor instituição financeira e a melhor maneira de financiar

 

Os programas de financiamento dos bancos podem variar muito, principalmente em relação às taxas e juros (que variam até 12% de banco para banco). Para quem está comprando apartamento, então, é importante avaliar de compensa mais encarar as mensalidades e os juros de um financiamento ou alugar por um tempo até que tenha uma boa entrada e então as parcelas do financiamento caibam perfeitamente em seu orçamento.

 

A média de juros dos principais bancos está entre 8% e 10%, ao ano, e a porcentagem mais alta de financiamento do imóvel entre 85% e 90%. Por isso vale a pena pesquisar e analisar qual a melhor situação para sua realidade financeira.

 

Leia mais sobre as instituições financeiros clicando aqui. Aproveite para conhecer sobre o financiamento da Caixa Econômica para imóveis no valor de até R$ 400 mil e o crédito imobiliário que o Banco do Brasil criou para pró-cotistas e o programa Minha Casa, Minha Vida.

 

Você já pode ter ouvido de alguém que está mais fácil encontrar imóveis em BH para comprar ou alugar. Justamente porque a temporada dos altos preços está passando para uma fase de estabilidade da oferta e demanda, de acordo com a realidade financeira e de créditos do nosso país.

 

Pesquise os bairros que estão em alta no momento, principalmente com a melhor oferta de imóveis. É importante que você estipule um valor exato de de apartamento para encontrar o bairro com as melhores opções de preços praticados no mercado;

Entre em contato com proprietários dos apartamento que lhe interessar. Faça todas as perguntas e tire o máximo de informações possíveis; agende uma ou mais visitas para conhecer bem a vizinhança;

Pesquise e barganhe os preços. O custo médio do metro quadrado de Belo Horizonte é de R$5.912, segundo dados da tabela FipeZap e nos últimos meses o preço dos imóveis apresentou queda real na capital mineira;

Converse sobre a intenção de comprar um apartamento com pessoas de confiança e pegue opiniões a respeito da localidade e dos preços.

O mercado imobiliário belo horizonte é considerado o sétimo mais valorizado, e por se tratar de um mercado tradicional, como é a cultura mineira, tem mantido a estabilidade dos preços, que sofreram queda também como reflexo do ano de 2013, que marcou o mercado imobiliário de BH com a redução do nível de estoque.

A tendência é que neste final de ano aumente ainda mais a oferta de imóveis residenciais para a família, mas a expectativa em relação aos demais tipos de imóveis também é positiva para os compradores..

Comentários sobre Apartamentos

Vídeo sobre Apartamentos

Twitter
Apartamentos
https://www.youtube.com/embed/4o5XnzFdWf0
Apartamentos