MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Terrenos a Venda

Encontre milhares de ofertas de Terrenos usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 27/09/2016 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Imóveis: Dicas para Comprar Terrenos

Quem aposta em terrenos pode fazer um bom negócio imobiliário, mas exige muitos cuidados. A Compra de um lote ou terreno é um dos grandes negócios oferecidos pelo mercado imobiliário, mas é importante se informar sobre o lote e a documentação para ter um bom retorno financeiro

 

Quem compra um terreno está de olho em uma das duas coisas: na construção de uma casa ou na valorização da propriedade. Claro que uma coisa não exclui a outra. Existem investidores especializados apenas na especulação de terrenos. Comprar barato e vender caro é o tipo de negócio que eles realizam. E essa tarefa exige enorme dedicação com estudos e pesquisas de mercado, e anos de paciência.

 

Como funciona o Imóveis: Terrenos


Terrenos para construir

 

Se você está pensando em comprar um terreno para construir sua casa, não há muito espaço para especulação. Poderá haver valorização da propriedade em alguns (e isso deve ser levado em conta na hora de comprar o imóvel), mas o principal é analisar como é a situação atual do bairro onde se localiza o terreno. Se você não tem tempo e nem dinheiro para prever ganhos futuros, o importante é construir logo a sua casa.

 

Não se esqueça que terreno parado é dinheiro perdido (desconsiderando o potencial de valorização). Dificilmente é possível alugar o terreno, e existe o custo de oportunidade do capital. O dinheiro investido no imóvel poderia estar rendendo bem mais numa outra aplicação financeira. Nesse caso, vale mais concretizar a compra quando houver dinheiro para construir a sua casa. Com esse mesmo raciocínio, os maiores potenciais de valorização não estão nos bairros nobres e já consolidados, justamente onde você quer construir. 

 

Terrenos para Investimento

 

Como já foi dito, as maiores oportunidades do mercado estão fora dos locais nobres da cidade. É exatamente na periferia da cidade que estão os terrenos com maior potencial de valorização. E para entrar nesse tipo de negócio será preciso bastante paciência e sangue frio. Como aplicar na Bolsa, é preciso ter apetite pelo risco. E apesar de parecer o contrário, risco é o que não falta nessa atividade.

 

O maior deles é a invasão. Ter o seu terreno ocupado é um problema bastante sério enfrentado por proprietários de grandes lotes nas cidades brasileiras. A menos que você seja "muito bem relacionado" na região, será complicado remover as famílias da sua propriedade depois de instaladas.

 

Por outro lado, as chances de se ter ganhos com a valorização do terreno são altas. Com a melhoria dos transportes, tornando a região mais acessível e interligada com o centro, obras públicas que melhoram a qualidade de vida no local, e a construção de boas casas no entorno, há grande chance de valorização da sua propriedade.

 

Paralelamente ao processo de valorização, também é possível ter alguma fonte de renda com o terreno. Já reparou na enorme quantidade de estacionamentos em terrenos espalhados pelo país. Obviamente os aluguéis mais altos estão nas regiões nobres, carentes em vagas de estacionamento. Mas também é possível ganhar dinheiro com o aluguel para depósito de construtoras e ainda com antenas de operadoras de telefonia celular, por exemplo.

 

Construir uma casa em um bom terreno é um dos sonhos de boa parte dos brasileiros. Para realizá-lo, o primeiro passo é investir no lote, decisão que deve ser tomada com cuidado. Para especialistas, o fechamento desse tipo de negócio exige ainda mais conhecimento e cuidados que o investimento em um imóvel. Para evitar prejuízos e dores de cabeça, é preciso ficar atento.

 

Essa é a opinião do diretor da Alphasul Consultoria Imobiliária, Márcio Tavares Lanna. Ele explica que existem lotes localizados dentro de áreas com restrições ambientais, próximos a nascentes, córregos ou com muita arborização. Nesses casos, não é possível negociar esses terrenos antes de uma autorização emitida pelos órgãos ambientais, pois, caso contrário, o comprador terá dificuldades em construir no local.

 

Imóveis: Investimento em Terrenos em Condomínio

No caso de Terrenos em condomínios, é necessário observar as certidões pertinentes a ele e aos seus proprietários, como quitação de condomínio expedida pelo síndico ou administradora e quitação municipal (IPTU). No caso de condomínio muito antigo, é preciso observar, ainda, a demarcação do lote com topógrafo. Ainda no caso de lotes em condomínios, Lanna lembra que as dívidas referentes às taxas e mensalidades do antigo dono “acompanham” o novo comprador. 

 

Se você tomou do os cuidados, pode ser que ganhe bastante dinheiro nos terrenos.

 

Quais os cuidados, No Registro de Imóveis é possível conferir o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano), que confere um "Selo de Regularidade de Aprovação" às obras regulares. 

Retorno sobre investimento 


Para quem adquire um lote, são inúmeras as opções que geram bons retornos. “O investidor pode aguardar a valorização do lote e vendê-lo a preços bem maiores. No caso de lotes fora dos condomínios, pode construir um imóvel residencial e alugar, ou um galpão para empreender um novo negócio, obtendo uma renda complementar”, explica Marco Tulio Silva, diretor de vendas da loteadora Gran Viver. 

 

Seja qual for a opção de investimento, a pessoa deve analisar o crescimento da vizinhança, o comércio, transporte público, o acesso para a região, a qualidade das construções do entorno, dentre outros fatores que irão determinar sua valorização. “O lote não tem grandes custos de manutenção, é simples e barato de manter. O tempo é seu grande aliado, diferente de outros bens móveis, como, por exemplo, carros, que desvalorizam com o passar dos anos. Além disso, um lote não sofre com crises econômicas, aquecimento global ou mudanças de governo”, defende Silva.

 

A VALORIZAÇÃO DOS TERRENOS URBANOS NO BRASIL

Ultimamente, muito se tem falado sobre a grande valorização dos terrenos urbanos. De fato, examinando-se a história recente do mercado imobiliário nacional, nunca se viu elevação tão forte nos preços desse tipo de imóvel. E tudo porque, a partir dos anos 2000, a indústria da construção civil foi um dos segmentos que mais se desenvolveu no Brasil.

 

É comum que se atribua essa excepcional valorização ao ótimo momento por que passa o setor em todo o território nacional. Com a melhoria da situação financeira de boa parte da população, aliado aos grandes incentivos concedidos pelo Governo Federal à área habitacional, ocorreu um boom na construção civil e, como consequência, os valores venais dos terrenos aumentaram.

 

Evidentemente que o fenômeno teve repercussão em todo o País, contribuindo para a aceleração dos preços, em especial dos lotes situados nas periferias. O “Programa Minha Casa, Minha Vida” colaborou de modo decisivo para tanto. Por isso, não causam mais surpresa negociações envolvendo terrenos cujos preços foram multiplicados por três ou quatro, senão mais, em curto espaço de tempo.

 

Contudo, quando falamos em terrenos centrais, ou mesmo localizados em bairros de classe média, constata-se que não houve uma valorização tão expressiva em termos percentuais, muito embora os valores, em reais, tenham crescido significativamente.

 

Ao contrário dos lotes alienados nas periferias, destinados principalmente à construção de moradias unifamiliares, os terrenos vendidos em áreas mais centrais ou em regiões com boa renda per capita, têm recebido usos diversos. E um dos mais notórios – a incorporação de prédios – prossegue prestigiado e mantendo a tradição: o Brasil continua a ser um grande celeiro de cidades verticalizadas. 

 

Com o passar dos anos, principalmente a partir da segunda metade da década passada, com o advento de novos estímulos oficiais ao setor empreendedor, os terrenos reconhecidos pelas construtoras como “ponto”, começaram a ser avidamente disputados; e, como nada escapa à lei da oferta e da procura, essa busca alavancou os valores dos terrenos bem posicionados.

 

Conquanto impressione o vulto financeiro dos negócios envolvendo os melhores terrenos, o preço final desses imóveis acaba sempre encontrando um limitador: o custo máximo da quota-terreno das unidades autônomas incorporadas; livres de tal preocupação, os proprietários de lotes periféricos, cujos preços tradicionalmente mantiveram-se baixos, foram os que mais se beneficiaram com o crescimento do mercado imobiliário. O que acabou se constituindo noutra forma de redistribuição da riqueza nacional.

ANÚNCIOS DE TERRENOS EM DESTAQUE

Comentários sobre Terrenos

Vídeo sobre Terrenos

Twitter
Terrenos
https://www.youtube.com/embed/aaL1GA97pZ4
Terrenos