MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Acordeon Sanfona a Venda

Encontre milhares de ofertas de Acordeon Sanfona usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 25/09/2016 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Acordeon Sanfona?

 

A sanfona, também conhecida como acordeão ou acordeon, é um instrumento musical composto por um fole, um diapasão e duas caixas acústicas.

 

Também chamado de Acordeão é um instrumento musical que possui teclas como as de piano, fole pregueado, botões e registros.

 

O acordeon foi inventado na França no ano de 1852, por Boulon. O interior de um acordeon é formado por palhetas. O som é emitido pela pressão do ar, produzido ao abrir e fechar o fole. Os diversos registros do acordeon servem para imitar vários instrumentos. Seu som é diferente de seus antecessores, tendo grandes possibilidades expressivas e pode ser tocado com outros instrumentos. Seu teclado abrange de 2 a 3 oitavas e meia. O dedilhado é igual ao do piano. Na mão esquerda os acordes já estão prontos.

 

 

Lista dos 10 melhores Acordeons Sanfonas

 

  • Acordeon 37 Teclas 80 Baixos 7 Registros Veneza Preto - Fenix
  • Acordeon Roland Fr3x Bk Midi
  • Acordeon Acústico 80 Baixos Preto Iz6415 - Dolphin
  • Acordeon 80 Baixos 7 Registros Acm8007 Preto Liso - Michael 
  • Acordeon Eagle Ega0780 80 Baixos - Preto
  • Acordeon Bravo Iii Com 80 Baixos Black Piano A4042 Hohner
  • Acordeon Borsini Giovanni, italiano, 80 baixos
  • Acordeon Weltmeister, alemão, 80 baixos
  • Acordeon Delicia, tcheco, 80 baixos
  • Acordeon Stradivari, italiano, 80 baixos



Como funciona o Acordeon Sanfona

 

O som desse instrumento é produzido ao forçar o ar do fole entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som). Quanto mais forte o ar é forçado, mais alto é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo.

 

 

A maioria dos acordeões tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro 'master' pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão. 

 

 

Para que serve o Acordeon Sanfona

 

São responsáveis pelo acompanhamento da música. Sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos.Existem sanfonas com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam).

 

O acordeon acompanhava qualquer festa na Rússia antiga: usavam-no para demonstrar sofrimento, para pedir em casamento e para demonstrar coragem entre jovens.  

 

Tipos de Acordeon Sanfona

 

  • Diatônicos em Geral: Os primeiros acordeões diatônicos foram feitos a partir de 1800. Eles tinham uma fila de dez botões na mão direita. Para cada nota no teclado há duas linguetas pelo menos (e pode ter até dez) colocadas de forma que o som seja diferente para o abrir e fechar do fole. As notas graves e acordes pertinentes são a raiz da escala quando se abre o fole e quando se fecha os mesmos botões representam o quinto grau na escala.

 

  • Gaita Ponto (Uma Hilera): O diatônico de uma Hilera, melodeon ou, acordeon de estilo alemão, tem uma fila de dez botões no seu teclado. Como é diatônico, tem vinte notas disponíveis; dez no abrir e dez no fechar do fole. Há quatro botões nos baixos que funcionam da mesma forma que a botonera direita.

 

  • Gaita Ponto (Duas Hileras): As origens dos acordeons diatônicos de de duas hileras são desconhecidas, pois muitas versões apareceram simultaneamente ao redor do mundo. Para aumentar seu alcance e compatibilidade com outros instrumentos, outra fila de botões foi somada ao teclado. A segunda fila também é diatônica, e ou pode ser um meio tom sobre a primeira fila (ex. escalas de Si e Dó) ou um perfeito quarto sobre a primeira fila (ex. Sol e Dó). Estes podem estar em chaves diferentes dos exemplos aqui. No caso do diatônico de semiton, pode-se tocar todas notas na escala cromática.

 

  • Bandoneon: O Bandoneon está baseado na Concertina alemã. Com 72 ou mais botões o Bandoneon tem um maior alcance de notas, normalmente até 4½ oitavas, com vários planos diferentes. Pode ser diatônico ou cromático. É especialmente popular na América do Sul onde é executado em orquestras de tango.

 

  • Acordeon Cromático: O acordeon cromático foi criado em 1850 por F. Walter, quando ele reorganizou as palhetas de um diatônico. Ele poderia tocar as 46 notas da escala cromática. O Acordeon de Botão Cromático não é nenhum diatônico, e provavelmente tem o maior alcance de notas que qualquer acordeon disponível hoje. O tamanho deles varia desde um acordeon com 20 botões e 12 baixos, até os Acordeons Cromáticos modernos que têm até 6 filas de botões e 160 baixos.

 

  • Acordeon Piano: O teclado de piano foi posto em um acordeon, primeiramente por Bouton de Paris em 1852. Daquele tempo até 1900 o acordeon piano não lograva muita atenção ou desenvolvimento, mas de 1910 em frente o acordeon piano entrou em proeminência quase mundial. Acordeons piano normalmente variam de 12 baixos, 20 teclas até 160 baixos, 45 teclas, mas também há desígnios menores e maiores. O sistema de registros, que muda o timbre do instrumento com um simples toque em um interruptor, deu para o acordeon piano um alcance enorme de notas e sons. Acordeons piano são essencialmente iguais a um acordeon cromático, com exceção de uma forma diferente para as notas, representadas em Layout de teclado de piano. Por causa de seu sistema de nota universal, a produção de acordeons piano excedeu de longe, qualquer tipo de acordeon de botão de 1920 até hoje. 

 

 

Benefícios do Acordeon Sanfona

 

Aprender a tocar um instrumento, além de ser um ótimo modo para treinar habilidades sociais e para adquirir noções de disciplina e responsabilidade, pode também ajudar a estimular o funcionamento do cérebro.

 

A prática contínua de tocar qualquer instrumento estimula o cérebro a desenvolver novas conexões entre os neurônios, melhorando algumas funções cerebrais, como a memória e a coordenação motora.

 

A necessidade de desenvolver noções de ritmo, construção de acordes e compassos musicais ajudam no raciocínio matemático. Já as habilidades de leitura e compreensão de textos são estimuladas em função da leitura de notas e partituras.

 

Para aqueles mais tímidos ou com alguma tendência depressiva, a prática de tocar algum instrumento musical pode melhorar a auto estima, elevando o pensamento de “eu consigo, eu posso”, algo que pode ser extremamente positivo.

 

Para todos aqueles que se propõem a tocar algum instrumento, há ainda os enormes benefícios relacionados à diminuição do estresse e melhora da qualidade de vida. 

 

 

Fontes:

beethoven.art.br

dicionarioinformal.com.br

acordeonscuritiba.com.br

valerio.com.br 

gazetarussa.com.br

csr.com.br

Comentários sobre Acordeon Sanfona

Vídeo sobre Acordeon Sanfona

Twitter
Acordeon Sanfona
http://www.youtube.com/embed/QTz4M3wsW5o
Acordeon Sanfona