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O que é Triciclo?

 

O triciclo como conhecemos hoje em dia trata-se de um veículo de três rodas, sua aparência é a de uma motocicleta estilo custom e sua mecânica é híbrida entre motocicleta e automóvel. Além deste veículo, a palavra triciclo também representa um brinquedo infantil de três rodas, uma variação da bicicleta movida por propulsão humana e também um veículo aéreo do tipo ultra-leve. Vale ressaltar que motocicletas com side-car e automóveis de três rodas não são considerados triciclos.

 

Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos Volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo traseiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha.

 

Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. (nota: a palavra design se refere ao desenho de um produto desenvolvido para a produção em massa. De maneira nenhuma estamos dizendo que os triciclos caseiros não possuam um desenho belo e atrativo, esta é apenas uma diferença da parte técnica do processo.)

 

É muito comum no Brasil encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-BIKE” que tem seguidores no mundo todo.

 

 

Lista dos melhores Triciclos

 

  • Triciclo Neat 3
  • Triciclo Soft
  • Triciclo Se2 Plus
  • Triciclo Comfort Bike

 

 

Como funciona o Triciclo

 

Nos triciclos motorizados de hoje, o conjunto de rodas (principal característica de qualquer triciclo), pode ser em formato de delta, com duas rodas traseiras e uma à frente, ou de girino, com duas rodas à frente e uma traseira. Em alguns casos raros, o direcionamento do veículo é feito pelas rodas traseiras, o que ocasiona o aumento do ângulo da curva e alteração de sua dirigibilidade.

 

Triciclos em formato de girino são mais estáveis na frenagem e tendem a derrapar ao invés de capotar em situações extremas. O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem faz com que triciclos em delta estercem melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis.

 

Em geral, os triciclos usam uma roda de moto na dianteira e duas de carro traseiras. Há casos em que a roda dianteira também é de automóvel, o que torna o manejo do guidon um pouco mais pesado para manobras. Fora isso os dois modos são aceitáveis. O motor é de (fusca, kombi, aerowillis, mobilete, jeep, thunderbird, wolks, ford, walkmachine)? É o mesmo caso do chassis, varia conforme o fabricante. Os triciclos clássicos como o Renha eram equipados com o motor boxer 1.6 – o mesmo motor usado nos fuscas e kombis. Os fabricantes atuais já adotaram os motores AP, zero kilômetros ou retificados, com cilindradas diversas e opções de carburador, injeção eletrônica e até mesmo turbo. Varia de fabricante para fabricante e também do gosto do freguês. 

 

Os fabricantes modernos utilizam chassis desenvolvidos para uso exclusivo em triciclos.

 

 

Para que serve o Triciclo

 

Os Triciclos motorizados modernos são um grande atrativo para pessoas com deficiência física. Essas máquinas são feitas sob medida e oferecem uma confiável opção para quem é adepto do estilo de vida estradeiro.

 

O triciclo é um veículo único, o mais perto que dá pra descrever a sensação é a de sentar em uma grande moto custom que não tomba para os lados, com a dirigibilidade de um automóvel. 

 

A carta obrigatória para se guiar um triciclo é a do tipo A, para motocicletas. 

 

O capacete é obrigatório para os triciclos. Já os cintos de segurança não são obrigatórios, mas é comum se encontrar o equipamento em alguns modelos. 

 

 

Tipos de Triciclo

 

  • Triciclo Neat 3: O Scooter NEAT 3 é a forma mais rápida e confortável para se locomover entre suas atividades diárias. Sua autonomia pode chegar a 35 km com uma recarga, garante locomoções tranquilas e praticidade garantida. Seu visual moderno e acabamentos superiores tornam o conjunto muito agradável e harmônico.

 

  • Triciclo Soft: Produto indicado para pessoas que possuem mobilidade nos membros superiores. Pois o acelerador é por manopla similar a de uma moto e o freio é mecânico na manopla direita e esquerda.

 

  • Triciclo Se2 Plus: O Triciclo SE2 para pessoas com dificuldade de equilibrio, possibilita maior liberdade no seu dia-a-dia. Nas cores Vermelho, Prata, Branco, Azul e Preto 

 

  • Triciclo Comfort Bike: O Triciclo Comfort Bike para pessoas com dificuldade de equilibrio, possibilita maior liberdade no seu dia-a-dia. 

 

 

Benefícios do Triciclo

 

Os triciclos atraem cada vez mais a atenção por onde passam e o mistério que envolve estes veículos não diminui. Um veículo com mecânica híbrida entre motocicleta e automóvel. No documento, o tipo do veículo consta como “triciclo”. 

 

Os triciclos são estáveis na estrada. A roda dianteira funciona como um leme e guia o veículo nas curvas assim como fazem as rodas dianteiras de um automóvel. Diferente das motocicletas, o triciclo não inclina o corpo para os lados ao tomar curvas. 

 

Há triciclos que atingem mais de 200km/h, mas a recomendação é que você respeite os limites de velocidade da via em que se encontra e aproveite o passeio sem se preocupar. 

 

O triciclo pode andar sob a chuva normalmente, são necessários os mesmos cuidados que se teria dirigindo um automóvel. Neste quesito os triciclos levam vantagem sobre as motos pois não vão escorregar por baixo das suas pernas... 

 

Era muito comum ver os triciclos Renha empinando e até hoje é um pedido constante feito pelos admiradores. Agora os triciclos precisam passar por testes do in-metro para receber a aprovação do denatram e uma das muitas exigências é a distribuição correta do peso ao longo de seu comprimento. Resumindo: um triciclo moderno não empina a não ser que seja modificado pelo seu proprietário para que o faça. 

 

Os triciclos são muito grandes para andar nas faixas entre os carros. Apesar da aparência, o triciclo é pilotado do mesmo modo que um automóvel. Significa que você tem a mesma chance de ficar parado no trânsito também. 

 

Procure sempre perguntar pela documentação. Se no documento o veículo consta como triciclo, pode comprar tranquilo. Se constar algo do tipo veículo modificado, protótipo ou o nome de algum carro antigo, vai depender da sua confiança no fabricante para saber se é um veículo seguro ou não. Converse com outros proprietários do triciclo que você está interessado e descubra o que tem de bom e ruim no modelo.

 

 

Fontes

clubedotriciclo.com.br

dreambike.com.br

mobilityse.com.br

Comentários sobre Triciclos

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