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Imóveis: Flat apart hotel

 

Um Apart-Hotel designa num prédio de apartamentos com serviços de hotel , como lavanderia, refeitório, entre outros serviços, como numa hotelaria. Já os apart-hotéis, também chamados flats, começaram a surgir no Brasil há mais de 90 anos. Flats são empreendimentos imobiliários em forma de condomínio em que os apartamentos ou unidades habitacionais são utilizados para fins de locação por períodos de tempo variados, como num hotel.

 

Benefícios de Morar num Flat apart hotel

 

Os apart-hotéis, também chamados de flat, começaram a surgir no Brasil no final da década de 1970, e a partir da década de 1980 se tornaram uma febre entre as construtoras. No início eram ocupados tanto por moradores permanentes, que se utilizavam dos serviçoes de hotelaria ali oferecidos, quanto por hóspedes – como em um hotel comum.

 

 

Como a lesgislação brasileira não permite aos condomínos a prática de atividade comercial, os proprietários dos flats que queriam explorar a atividade de locação hoteleira juntavam-se em uma nova empresa, em geral uma Sociedade em Conta de Participação, para a exploração comercial, rateando as dispesas e obtendo lucros sob seus apartamentos.

 

 

As vantagens de morar em um apart-hotel: os níveis de conforto e serviços, embutidos no valor do condomínio (que por sinal é salgado), variam. Porém geralemente são muitas as comodidades, como lavanderia, camareira, porteiro 24h, restaurante, área de lazer, TV a cabo e até manobrista. A diferença de um quarto de hotel é que eles são um pouco maiores e possuem cozinha. Este tipo de moradia é ideal para quem não dispões de tempo ou saúde para as rotinas de uma casa.

 

 

Qualquer pessoa pode comprar um flat, seja para moradia ou para alugar. A vantagem de comprar um flat com fins comerciais é que o retorno é bem superior ao aluguel residencial. O proprietário do Flat pode optar por colocar a sua unidade como integrante do sistema de administração hoteleira conhecida como “pool”, ou administrar a locação diretamente. Outra vantagem é, que por ser regido pelas normas da hotelaria, o flat evita problemas - tanto para o proprietário quanto para o inquilino,  característicos da lei do inquilinato.

 

O que é o pool? 

 

O "Pool" de locações corresponde à associação de vários proprietários que em conjunto com uma empresa de administração hoteleira, disponibiliza seu flat para locação como se fosse um apartamento de hotel, através de um contrato de adesão com a administradora do edifício. Os usuários de flat no “pool” geralmente são turistas ou executivos que procuram serviços de flat por certos períodos e que buscam praticidade, segurança e preço de diária menor do que em um hotel.

 

 

O flat, diferente de um hotel, proporciona maior comodidade ao usuário, contribui com o convívio social entre os hóspedes, não tem a formalidade característica de um hotel e possui tarifas de diárias menores.

 

 

Pode ser adquirido para moradia e para investimento pessoal ou empresarial. As vantagens da aquisição de um flat, tanto para moradia quanto para investimento são inúmeras. Investimento com retorno superior ao aluguel residencial O proprietário de Flat pode optar por colocar a sua unidade como integrante do sistema de administração hoteleira conhecida como “pool”, ou administrar a locação diretamente. Neste caso são conhecidas como unidades “fora do pool”.

 

 

Um Flat tem rentabilidade superior ao aluguel residencial convencional, pois isenta tanto o investidor quanto o usuário de problemas característicos da lei do inquilinato, observando que os flats são regidos pelas normas da hotelaria.

 

Serviços garantem conforto e segurança A maioria dos empreendimentos conta com serviços 24h, viabilizados, administrados e geridos no próprio empreendimento, sem terceirização e com valores inclusos no condomínio: • Segurança, recepção e portaria 24 horas. • Garagem com controle e manobrista • TV a cabo • Telefone local, despertador, recados. • Manutenção emergencial e preventiva das áreas comuns • Administração • Lavagem e troca de roupa de cama e banho • Setor de Governança • Home Office • Internet banda larga • Lavanderia • Arrumação diária • Café da manhã • Bar e restaurante • Piscina • Sala de ginástica Estes serviços variam de acordo com o empreendimento e administradora.

 

 FLAT / APART-HOTEL de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o FLAT / APART-HOTEL deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.

Tipos de Imóveis: Flat apart hotel

 

 

2.O novo Sistema Brasileiro de Classificação deMeios de Hospedagem (SBClass) foi elaboradode forma participativa, através de uma amplaparceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro,a Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e asociedade civil, e adotado como estratégia parao país, aumentando a competitividade do setor.A classificação é, reconhecidamente, uminstrumento de divulgação de informações clarase objetivas sobre meios de hospedagem, sendoum importante mecanismo de comunicação como mercado. Possibilita a concorrência justa entreos meios de hospedagem do país eauxilia turistas, brasileiros e estrangeiros,em suas escolhas.Estas cartilhas foram elaboradas com o intuitode informar sobre o novo sistema e apresentaros principais requisitos que caracterizamcada tipo. 

 

3. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem, para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel) e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias. Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas (um Hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo), o SBClass estabeleceu categorias específicas para cada tipo: Hotel – de 1 a 5 estrelas Resort – de 4 e 5 estrelas Hotel Fazenda – de 1 a 5 estrelas Cama & Café – de 1 a 4 estrelas Hotel Histórico – de 3 a 5 estrelas Pousada – de 1 a 5 estrelas Flat/Apart-Hotel – de 3 a 5 estrelas.

 

4. Para fins dos tipos empregados, entende-se por MEIO DE HOSPEDAGEM“Os empreendimentos ou estabelecimentos, independentementede sua forma de constituição, destinados a prestar serviços dealojamento temporário, ofertados em unidades de freqüênciaindividual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outrosserviços necessários aos usuários, denominados de serviços dehospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ouexpresso, e cobrança de diária”. (artigo 23 da Lei nº 11.771/2008) O Sistema Brasileiro de Classificação é de adesão e adoção voluntárias pelos meios de hospedagem. O SBClass está fundamentado em uma série de requisitos a que os meios de hospedagem devem atender. 

 

5. Requisitos vinculados às instalações e aos equipamentos; Infraestrutura vinculados à oferta de serviços; Serviços vinculados às ações de sustentabilidade (uso Sustentabilidade dos recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, de forma que o atendimento das necessidades atuais não comprometa a possibilidade de uso pelas futuras gerações). Os requisitos são divididos em mandatórios (ou seja, de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e eletivos (ou seja, de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida). O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

 

6. FLAT/APART-HOTEL Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.Para o tipo FLAT/APART-HOTEL, o SBClass estabelece as categorias de trêsestrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo).O FLAT/APART-HOTEL de categoria três estrelas deve atender a requisitosmínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrelaadicional, o FLAT/APART-HOTEL deve atender a uma série de requisitosadicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparaçãoentre a infraestrutura e os serviços oferecidos, assim como das ações desustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderáfazer uma melhor escolha. 

 

7. Como exemplo, é destacada uma parte dos requisitos mandatórios a que um FLAT/APART-HOTEL deve atender, de acordo com a categoria pretendida. CATEGORIA Serviço de recepção aberto por 24 horas Área útil da UH com no mínimo 29 m² Quartos com no mínimo 11 m² Banheiro nas UH com no mínimo 2,30 m² Troca de roupas de cama em dias alternados Troca de roupas de banho diariamente Serviço de lavanderia Televisão em 100% das UH Canais de TV por assinatura em 100% das UH Acesso à internet nas áreas sociais8

8. Minirrefrigerador em 100% das UHClimatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UHServiço de alimentação disponível para café da manhãPrograma de treinamento para empregadosMedidas permanentes para redução do consumo de energiaelétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduossólidos, com foco na redução, reuso e reciclagemMonitoramento das expectativas e impressões dos hóspedesem relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas deopinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-lasMedidas permanentes para valorizar a cultura localMedidas permanentes para geração de trabalho e renda paraa comunidade localPagamento com cartão de crédito ou de débito.

 

9. CATEGORIA Serviço de recepção aberto por 24 horas Serviços de mensageiro no período de 14 horas Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes Área útil das UH com no mínimo 34 m² Quartos com no mínimo 13 m² Banheiro nas UH com no mínimo 3 m² Berço para bebês, a pedido Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc) Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas Troca de roupas de cama e banho diariamente Secador de cabelo em 100% das UH Serviço de lavanderia.

 

10. Televisão em 100% das UHCanais de TV por assinatura em 100% das UHAcesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UHMesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, pontode energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhoseletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentosSala de reuniões com equipamentosServiço de facilidades de escritório virtualMinirrefrigerador em 100% das UHEletrodomésticos básicos para a cozinhaClimatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UHRestauranteServiço de alimentação disponível para café da manhã,almoço e jantarServiço à la carte no restauranteBarÁrea de estacionamento com serviço de manobrista.

 

11. Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las Programa de treinamento para empregados.

 

12. Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedesem relação à sustentabilidadeMedidas permanentes para valorizar a cultura localMedidas permanentes para geração de trabalho e rendapara a comunidade localPagamento com cartão de crédito ou de débito.

 

Fonte: www.turismo.gov.br www.cadastur.turismo.gov.br www.classificacao.turismo.gov.br




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