OBJETIVOS GERAIS
O objetivo da disciplina é mostrar a escola e sua função educativa, através de princípios básicos do ensino da Educação Física.
A prática da Atividade Física é um componente fundamental para o desenvolvimento integral do aluno, na medida em que fornece progressivamente, dia a dia, conteúdo Crítico-Social, com subsídios marcantes para a autonomia pessoal e o relacionamento interpessoal. Para isso, é necessário que os alunos iniciem-se desde a Pré-escola e tenham em seu currículo um programa para atender as necessidades básicas de sua formação física e intelectiva. Damos início a diversas atividades em quadra, de modo que os movimentos se completam em todas as modalidades.
Além disso, todas as idades têm a oportunidade de desfrutar de outras modalidades específicas oferecidas em horários diferenciados das aulas de Iniciação Esportiva.
A Educação Física procura desenvolver e acompanhar atividades físicas indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, além do interesse pelo movimento humano, as aulas oferecem uma formação ampla, que torna o estudante apto a integrar-se em seu ambiente físico, social e cultural.
Nesse contexto, destacam-se vários objetivos:
ü Vivenciar a modalidade enfatizando fundamentos básicos, jogos adaptados, cooperados e desportivos.
ü Desenvolver a condição física geral.
ü Desenvolver e melhorar a condição orgânica.
ü Sair da rotina.
ü Proporcionar maior relaxamento.
ü Diminuir a tensão e o stress.
ü Proporcionar um bom relacionamento com outras pessoas.
ü Reduzir e prevenir problemas ortopédicos.
ü Desenvolver e avaliar os alunos em testes físicos a cada bimestre
ü Vivenciar e aprender as técnicas do futsal, vôlei, basquete e handey.
ü Melhorar a coordenação motora.
ü Enfatizar a importância da convivência em grupo.
ü Desenvolver a parte afetiva e cognitiva.
ü Despertar o espírito competitivo.
ü Conscientizar o aluno no saber ganhar e perder.
ü Trabalhar a interdisciplinaridade.
ü Melhorar a atenção e a concentração.
ü Ensinar regras e condutas disciplinares como: assiduidade, pontualidade, responsabilidade, companheirismo e participação.
ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES
ü Voz de comando.
ü Apito.
ü Atividades com materiais diversificados.
ü Atividades individuais ou em grupos.
ü Atividades dirigidas.
ü Fichas de anamnese e de avaliação física.
ü Discussões orais sobre assuntos diversos interligados à atividade física (obesidade, nutrição, drogas, etc.).
ü Utilização dos murais.
ü Pesquisa sobre novas regras e modalidades.
ü Exercícios recreativos.
ü Elaboração de exercícios pelos próprios alunos.
ü Atividades aquáticas.
ü Seqüências e repetições.
ü Circuitos físico e técnico.
ü Eventos e campeonatos internos.
ü Sala de vídeo. |