MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Roupas de Bombeiro a Venda

Encontre milhares de ofertas de Roupas de Bombeiro usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 29/03/2017 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Roupas de Bombeiro?

 

 

 

São roupas especiais criadas a partir de uma combinação especial de materiais que resiste às mais intensas chamas, permitindo-lhes permanecer flexível o suficiente para fazer seus trabalhos. 

 

Embora não se saiba se os bombeiros em alguma época já chegaram a usar roupas comuns, sabe-se que essa combinação especial de materiais não existia até uma grande empresa química ser criada na segunda metade do século XX.

 

Os principais componentes na maioria das roupas bombeiro são Kevlar e Nomex , dois tecidos criados pela gigante química DuPont em 1960. Muitas empresas de vestuário de proteção usam uma mistura dos dois tecidos , ao passo que outras se concentram mais no Nomex resistente à chama . 

 

Nomex é o tecido que dá ao equipamento de proteção a sua resistência ao calor e chama , enquanto Kevlar adiciona flexibilidade , conforto que permite o tecido respirar. 

 

Roupas feitas a partir desses materiais inclui calças, camisas, macacões de corpo inteiro e casacos. Botas são muitas vezes construídos a partir de couro à prova de fogo e costuradas com fio de Kevlar ou pesados ​​borracha tratada. Luvas podem ser feitas de um couro macio ou ocultar , mas também pode ser costurado com fio Kevlar e , por vezes, incluir uma braçadeira feita a partir de Nomex . Os capacetes são feitos de um plástico resistente ao calor de espessura e muitas vezes incluem Kevlar ou Nomex abas de orelha a orelha para proteção adicional.

 

 

História

 

 

O Kevlar, uma marca protegida por direitos autorais, foi criado pela DuPont em 1965 por cientistas especializados na criação de polímeros cristalinos. O Nomex, outra marca protegida por direitos autorais, foi criado pela DuPont e entrou em cena em 1967. Ele é conhecido por ser uma fibra resistente ao fogo e à prova de derretimento.

 

 

Função

 

 

O Kevlar é leve, durável, flexível e usado em tudo, desde interiores de veículos a roupas esportivas para atletas olímpicos. O Kevlar também tem sido usado em veículos, casas e ajuda na hora do pouso de naves espaciais em Marte, embora não esteja claro como o tecido assume essas funções específicas. O Nomex é usado para o isolamento de fios, apoio de estruturas e em uma variedade de roupas de proteção usadas no serviço militar. Ele também é usado por trabalhadores industriais e e pode ser encontrado no caminhão dos bombeiros.

 

 


Lista das melhores Roupas de Bombeiro

 

 

  • Uniforme de Alta Visibilidade Impermeável
  • Uniforme de Bombeiro Meta- Aramida
  • Macacão Brigadista
  • Capa 7/8 em Aramida

 

 

 

Como funcionam as Roupas de Bombeiro

 

 

É feito o isolamento térmico na roupa dos bombeiros. Chama-se isolante térmico um material que dificulta a dissipação de calor, como a cortiça ou poliestireno expandido ou Telas Reflectoras. Utiliza-se também o vácuo como isolante térmico. Para altas temperaturas existe a Fibra-Cerâmica , composta de Alumina e Sílica (Al2O3) que atualmente vem substituindo nos antigos fornos o concreto refratário, já que estes armazenavam muito calor, dificultando reparos e aumentando assim o tempo de manutenção. A Fibra-Cerâmica é mais leve, fácil aplicação, fácil reparo, não armazena muito calor, suporta temperaturas de 1460°C, não trincam, etc. Estas geralmente são comercializadas em mantas, blocos e  massas.
 
 
 

Para que servem as Roupas de Bombeiro

 

 

A fabricação de vestimentas anti chamas são para operações de combate à incêndios. 
 
O uso se faz necessário principalmente em atividades em que a saúde e integridade do profissional podem ser colocadas em risco. O uniforme funciona como protetor térmico e também contra as chamas de um incêndio.

 

 


Tipos de Roupas de Bombeiro

 



  • Uniforme de Alta Visibilidade Impermeável
  • Uniforme de Bombeiro Meta- Aramida
  • Macacão Brigadista
  • Capa 7/8 em Aramida

 

 

 

Uniforme de Alta Visibilidade Impermeável 

 

Blusão de alta visibilidade, impermeável, confeccionado em tecido Hi-Viz amarelo-limão e azul, com forro em tecido resistente à chamas. Gola com ajuste em velcro, capuz embutido com ajuste em cordão, um bolso frontal superior do lado esquerdo com fechamento em velcro, fechamento frontal em zíper e velcro resistente à chamas, faixa refletiva prata nas mangas, ombros e barras. Costura em linha de meta-aramida selada. Calça de alta visibilidade impermeável confeccionada em tecido Hi-Viz amarelo-limão e azul, com braguilha de fechamento em zíper e velcro, cós com passantes e elástico na parte traseira, dois bolsos traseiros chapados na parte traseira com pala de proteção, dois bolsos tipo caixa nas laterais. Abertura lateral da perna da calça com fechamento em zíper e velcro, reforço nos joelhos, faixas refletivas prata nas barras. Costuras com linha aramida e seladas. Indicação Para trabalhos em áreas classificadas para fuga, em caso de explosão e fogo repentino. Para resgate veicular e outros. 

Cuidados necessários: 

• Não utilizar solventes comuns para retirar manchas 

• Não usar alvejante à base de cloro 

• Não utilizar ferro a vapor. 

 

 

 

Uniforme de Bombeiro Meta- Aramida 

 

 

Blusão ¾ e calça de segurança para Bombeiro confeccionados em tecido meta-aramida, composto por três camadas internas sendo: barreira de vapor/umidade, barreira de calor e um forro para proporcionar conforto ao combatente. 

Faixas refletivas antichamas na cor amarela e prata. Forro fixo, costura em matelassê. Blusão ¾ com fechamento frontal em zíper e velcro, em material antichamas. Mangas tipo raglã com fole interno, bolso inferior e cabedal para o polegar. 

Calça com suspensório em elastômero para engate rápido. Cores disponíveis: preta, azul, laranja e amarela. Indicação Blusão ¾ e calça para bombeiros militares e brigadistas. Resistente à corte, abrasão e impermeável. 

Utilizado em corporações militares, em indústrias que atuam no PAM e operações com média/baixa temperatura. Resistente à temperatura de até 300°C. 

Cuidados necessários:

• Usar detergente neutro 

• Secar à sombra; é possível secagem na vertical 

• Lavar roupas de fibra aramida separadas de outras fibras 

• Lavar em temperatura máxima de 40ºC, ação mecânica normal, enxague normal, centrifugação em regulagem mínima 

• Não lavar a seco 

• Não utilizar alvejantes à base de cloro 

• Não passar com temperatura superior a 110oC 

 

 

 

Macacão Brigadista

 

 

Macacão em aramida na cor laranja, gola esporte, manga reta com fole nas axilas, fechamento frontal com zíper, 2 cursores e carcela com velcro laranja de 1”, faixa refl etiva amarelo e prata de 50mm frente e costas, abaixo das axilas, 02 bolsos inferiores chapados na altura das coxas sem tampa, 02 na parte traseira chapados, sem tampa, 02 tipo cargo na altura dos joelhos, e nas laterais de cada perna com tampas fechadas por velcro, reforço interno nos joelhos e cotovelos. 

Indicação: Proteção do tronco, membros superiores e inferiores do usuário contra agentes térmicos (chamas) para fuga, em caso de explosão, fogo repentino e flashes de fogo. 

Cuidados necessários: 

• Usar detergente neutro. 

• Secar à sombra; é possível secagem na vertical. 

• Lavar roupas de fibras aramidas separadas de outras fibras. 

• Lavar em temperatura máxima de 40º C, ação mecânica normal, enxague normal, centrifugação em regulagem mínima. Não lavar a seco. 

• Não utilizar alvejantes à base de cloro.

 

 

 

Capa 7/8 em Aramida

 

 

Capa de segurança 7/8 para Bombeiro confeccionada em tecido aramida, composta por três camadas internas sendo: barreira de vapor/umidade, barreira de calor e um forro para proporcionar conforto ao combatente. Faixas refletivas antichamas na cor amarela e prata. Forro fixo em costura matelassê. Fechamento frontal em zíper e velcro, ambos em material antichamas. Mangas tipo raglã. Bolso para rádio HT. Cabedal para os polegares. Cores disponíveis: preta, azul, laranja e amarela. 

Indicação: Capa 7/8 para Bombeiros Militares e Brigadistas. Resistente a corte, abrasão e impermeável. Utilizados em Corporações Militares, em indústrias que atuam no PAM e em operações com média/baixa temperatura. Resistente à temperatura de até 300°C. 

Cuidados necessários: 

• Usar detergente neutro 

• Secar à sombra; é possível secagem na vertical 

• Lavar roupas de fi bra aramida separadas de outras fibras 

• Lavar em temperatura máxima de 40ºC, ação mecânica normal, enxague normal, centrifugação em regulagem mínima 

• Não lavar a seco 

• Não utilizar alvejantes à base de cloro 

• Não passar com temperatura superior a 110°C

 

 


Benefícios das Roupas de bombeiro

 

 
Além de ser leve e flexível , a roupa tem durabilidade, resistência e resiste a rasgos e arranhões. Kevlar é cinco vezes mais forte do aço enquanto ele é comparado ao aço a mesma quantidade de aço de igual peso . 
 
Nomex faz maravilhas porque carboniza e engrossa quando chega a ficar intensamente quente. Assim, o Nomex cria uma barreira entre o bombeiro e o fogo , protegendo a pele de queimaduras.  

 

 


Lista dos Princiais Benefícios:
 
 
  • Resistente a corte e à abrasão
  • Impermeável
  • Zíper e velcro em material antichama
  • Costura em matelassê

 

 

Fontes:

 

engesel.com.br

prometalepis.com.br

aerotexextintores.com.br

Comentários sobre Roupas de Bombeiro

Vídeo sobre Roupas de Bombeiro

Twitter
Roupas de Bombeiro
https://www.youtube.com/embed/91oaJzwMryA
Roupas de Bombeiro