MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Equipamentos Odontológicos a Venda

Encontre milhares de ofertas de Equipamentos Odontológicos usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 28/06/2017 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Equipamentos Odontológicos?

 

Os instrumentais em odontologia têm como função possibilitar ao odontólogo realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. O auxiliar do cirurgião dentista tem como dever conhecer os instrumentais e suas funções, para organizá-los e prover o odontólogo dos mesmos. Esta postagem tem como função uma pequena introdução aos instrumentos odontológicos. Cada tipo de instrumental pode ter variações criadas para facilitar seu uso. Os dentistas que acabaram de montar o próprio consultório odontológico deverão enfrentar alguns desafios. Entre eles está o controle do estoque. Alguns materiais são imprescindíveis para o atendimento e não podem faltar de jeito nenhum.

 As inovações tecnológicas produzidas pela inteligência humana, embora signifiquem avanços, podem também gerar riscos à saúde, quando não monitoradas de maneira adequada. Por isso, a qualidade do atendimento à população está intrinsecamente relacionada à monitoração desses riscos. As inovações tecnológicas produzidas pela inteligência humana, embora signifiquem avanços, podem também gerar riscos à saúde, quando não monitoradas de maneira adequada. Por isso, a qualidade do atendimento à população está intrinsecamente relacionada à monitoração desses riscos. 

Os instrumentos odontológicos utilizados pelo dentista e escolhidos com critério por seu auxiliarvisam à melhoria e ao aperfeiçoamento dos mais diversosprocedimentos realizados no consultório dentário. Atualmente, os instrumentais são bastante específicos, desenvolvidos para suprir as necessidades do cirurgião-dentista, nas mais diversas especialidades, como cirurgia, periodontia, ortodontia, implantodontia, entre outras. Dentre os principais instrumentos, temos o instrumental para exame clínico, o instrumental para procedimentos gerais, o instrumental para exodontia, o instrumentalpara endodontia, o instrumental para periodontia, entre outros.

 

Como funciona o Equipamentos Odontológicos

 

O instrumental em odontologia tem como função possibilitar ao odontólogo realizar os procedimentos de atendimento ao paciente. O auxiliar do cirurgião dentista tem como dever conhecer os instrumentais e suas funções, para organiza-los e prover o odontólogo dos mesmos. Esta postagem tem como função uma pequena introdução aos instrumentos odontológicos. Cada tipo de instrumental pode ter variações criadas para facilitar seu uso. Os higienistas dentais.instrumentação periodontal, especialmente no aspecto manual é uma das habilidades mais difíceis de transmitir. Pode contribuir para distúrbios músculo-esquelético, como a síndrome do túnel do carpo e dores nas costas, pescoço e ombro. Este trabalho enfoca a implementação baseada em princípios de postura e posicionamento ergonômico, incluindo exercícios que proporcionam retorno imediato e de reforço.

 



Para que serve o Saúde e Beleza: Equipamentos Odontológicos



Principais instrumentais odontológicos:

ESPELHO
O espelho é utilizado em exames clínicos, pode ser plano ou côncavo, para aumentar a imagem refletida. Serve para o dentista visualizar em detalhes as condições em que se encontra a boca do paciente

PINÇA CLÍNICA
A pinça clínica é utilizada para pinçar materiais, como rolinhos de algodão, e levá-los até a boca do paciente.

SONDA EXPLORADORA
A sonda exploradora é utilizada para detectar cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente.

ESCAVADOR OU COLHER DE DENTINA
O escavador é utilizado para escavar material cariado visando avaliar o grau de dano causado pela cárie.

HOLLEMBACK
O Hollemback é apropriado para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas, na cavidade do dente.

CARPULE
O carpule é uma seringa apropriada para fazer a administração de anestésicos no paciente.

CUBAS METÁLICAS
As cubas metálicas são utilizadas para a colocação de materiais, como álcool iodado e solução fisiológica, feitas em aço inox, com tamanhos e formatos variados.

BANDEJAS METÁLICAS
As bandejas metálicas são fabricadas em aço inox, apropriadas para a colocação dos instrumentos que serão utilizados durante uma sessão de atendimento a um paciente. Possuem tamanhos variados e podem possuir ou não divisórias para separar os materiais nelas colocados.

CONJUNTO DE FÓRCEPS
O fórceps é utilizado para a extração de dentes de leite e os diversos tipos de dentes definitivos, da mandíbula e do maxilar.

BROCAS
As brocas são utilizadas na remoção de material cariado e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações. Existem brocas apropriadas para o acoplamento nas canetas de alta rotação como também para o acoplamento nos micromotores, de baixa rotação.

CORTANTES
Os cortantes são instrumentos de ponta afiada, indicados para fazer acabamentos nas paredes das cavidades que serão restauradas.

APLICADOR DE CIMENTO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
O aplicador é usado para colocar Hidróxido de Cálcio na cavidade do dente, de maneira fácil e eficiente.

CALCADORES ESPATULADOS
Os calcadores espatulados são utilizados no preenchimento das cavidades dentárias que estiverem sendo tratado com material curativo ou cimentos de vedação, como o óxido de zinco mais eugenol.

Além dos inúmeros instrumentos destacados acima, outros imprescindíveis para o trabalho do dentista fazem parte da rotina do consultório odontológico, como os condensadores, os brunidores, as espátulas para resinas, o porta-matriz, os fios afastadores, as pinças para sutura, os fios para sutura, entre outros.

Benefícios de Saúde e Beleza: Equipamentos odontológicos

 

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, próteses, odontopediatria e ortodontia. No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o aluno passa a atender pacientes na clínica da faculdade. O curso dura em média 5 anos, chegando a 6 em algumas faculdades. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.



Fonte:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfajoAE/instrumentos-odontolgicos?part=2
http://www.blogdoctormaxtatuape.com.br/materiais-indispensaveis-no-consultorio-odontologico/
http://www.cpt.com.br/cursos-consultorios-odontologicos/artigos/instrumentos-odontologicos-utilizados-pelo-dentista-e-por-seu-auxiliar

Comentários sobre Equipamentos Odontológicos

Vídeo sobre Equipamentos Odontológicos

Twitter
Equipamentos Odontológicos
https://www.youtube.com/embed/luS0rUCLnpM
Equipamentos Odontológicos