MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Próteses Ortodônticas a Venda

Encontre milhares de ofertas de Próteses Ortodônticas usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 23/04/2017 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Prótese Ortodôntica?

 

As próteses dentárias são uma forma artificial de substituição de dentes naturais, feitas de acrílico e resina, de plásticos especiais e, por vezes, com partes metálicas, e são feitas de forma a se parecerem com os dentes naturais. 

 

Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias. Também se dá a reabsorção (desaparecimento por absorção pelo organismo) do osso alvéolar (osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes).

 

A falta de alguns dentes prejudica a restante dentição. É urgente repôr o dente perdido através do tipo de prótese dentária adequada. Pode dirigir-se a qualquer dentista para resolver o seu problema de falta de dentes. Não existe nenhuma especialidade própria embora a experiência seja um importante fator a considerar. Após analisar a sua boca, o médico dentista vai lhe propor uma ou mais soluções.

 

O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento.

 

 

Lista das 10 melhores Próteses Ortodônticas

 

  • Próteses dentárias em acrílico
  • Prótese dentária esquelética
  • Prótese removível flexível
  • Próteses Dentárias Fixas
  • Prótese Dentária Móvel
  • Prótese Total
  • Implantes Dentários
  • Ortodontia e Ortopedia Facia
  • Coroa dentária
  • Ponte dentária


Como funciona a Prótese Ortodôntica

 

Para se poder fazer uma prótese dentária, o paciente tem primeiro que tratar dos dentes que restam. Como é óbvio não se coloca uma prótese dentária numa boca com cáries. Depois deste procedimento concluído, o dentista tira uma impressão (molde) da boca, em cima e em baixo. É indolor e o único desconforto é o tempo de espera até que o material de impressão endureça (alguns minutos de boca aberta). Os moldes seguem para um laboratório de prótese dentária onde um Técnico de Prótese Dentária verte gesso para dentro deles, de modo a obter um modelo que replica a boca do paciente.

 

É com os modelos obtidos que começa o trabalho da prótese dental. Podem ser necessárias várias provas antes de finalizar o trabalho. A cada uma dessas provas, o paciente é chamado ao consultório do dentista e convidado a dar a sua opinião. Finalmente chega o dia da entrega e colocação da prótese dentária.

 

 

Para que serve a Prótese Ortodôntica

 

Para restaurar as funções mastigatória, estética e fonética, faz-se uma prótese dentária fixa (a melhor), ou móvel. Colocam-se os chamados dentes postiços. Uma prótese pode ser feita para substituir 1 dente, 2 dentes, 3 dentes, por aí fora até a totalidade dos dentes. Para cada situação existe um tipo recomendado, ou várias tipos de prótese possíveis.

 

Quando os dentes desenvolvem má formação, o aparelho ortodôntico (ou aparelho dentário) é o dispositivo utilizado para fazer o alinhamento dos dentes e corrigir a posição deles tanto para fins estéticos quanto funcionais.

 

 

Tipos de Próteses Ortodônticas

 

  • Próteses dentárias em acrílico: Vulgarmente conhecidas como dentaduras, trata-se de uma prótese móvel que pode ser total ou parcial. A prótese se assenta sobre a mucosa e a estrutura óssea-alveolar, dependendo, então, da existência dessa em bom estado, mas, a longo prazo, acaba por provocar a perda óssea, prejudicando o ajuste da prótese à boca. Seu uso é recomendado apenas como medida temporária até que próteses fixas sejam feitas, mas seu uso permanente acabou se tornando frequente devido ao menor custo.

 

  • Prótese dentária esquelética: Essa prótese recebe esse nome devido ao seu suporte metálico, que se fixa aos dentes remanescentes e à mucosa. Ela praticamente não provoca a perda óssea-alveolar mas não é um dos tipos com melhor efeito estético, já que seus apoios metálicos, muitas vezes, ficam visíveis.

 

  • Prótese removível flexível: Essas próteses dentárias podem ser feitas de diversos tipos de material como nylon, silicone ou vinil e, geralmente, são parciais. Como o material utilizado é da cor da gengiva ou dos dentes são uma opção estética melhor do que as próteses esqueléticas. São consideradas mais confortáveis do que as próteses rígidas e causam menos alergias, mas são altamente associadas a aftas.

 

  • Próteses Dentárias Fixas: A Prótese Dentária Fixa é uma ótima forma de repor dentes perdidos. Pode ser de apenas um dente (denominada Coroa, bloco, ou onlay), ou de mais dentes (chamada prótese ou ponte fixa ou prótese adesiva). Os dentes artificiais são confeccionados a partir de um molde feito pelo dentista em um laboratório de prótese. Após instalada em boca a prótese dentária fixa nunca é removida, sendo estável e funciona de forma muito parecida aos dentes. Proporciona uma boa mastigação e a aparência de dentes saudáveis.

 

  • Prótese Dentária Móvel: A Prótese Dentária Parcial Removível é bem aceita por alguns pacientes, porém pode ser desconfortável pela sua mobilidade. A forçade mastigação é limitada quando comparada à de uma Prótese Fixa. Está prótese é feita de resina com uma estrutura interna de reforço com grampos de metal, o que afeta a sua estética. Recentemente surgiu a Prótese flexível (flexite), que são feitas de silicone e não contém estrutura de metal. É mais estética do que as próteses móveis normais e também mais confortável.

 

  • Prótese Total: As Próteses Dentárias Totais (dentaduras) repõem todos os dentes da boca. A mobilidade da dentadura ferir a boca ou tornar a mastigação desconfortável. O uso de dentaduras ou próteses móveis não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Atualmente as melhores próteses são aquelas que usam implantes dentários. Os implantes são raízes artificiais que são colocadas de forma muito simples, rápida e indolor, no osso maxilar para repor um ou mais dentes perdidos.

 

  • Implantes Dentários: Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removiveis e próteses totais. Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias ate grandes reabilitações totais fixas ou removíveis. Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata.

 

  • Ortodontia e Ortopedia Facial: Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é maloclusão, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado. 

 

  • Coroa dentária: A coroa dentária é um dos tipos de próteses parcialmente fixas, e é a escolha de tratamento quando há danos à coroa do dente, mas sua raiz encontra-se preservada. Os materiais mais comuns nessas próteses dentárias são a cerâmica e a metalocerâmica, sendo que a primeira traz um melhor resultado estético e a segunda é mais resistente e mais indicada para substituição de dentes molares e pré-molares que sofrem com a mastigação. A coroa pode ser composta de uma peça única, chamada de coroa de Richmond, ou de duas peças, um pino inserido na raiz e a coroa em si.

 

  • Ponte dentária: A ponte também é um tipo de prótese parcial fixa indicada quando há a perda de poucos dentes e utilizada com os dentes naturais remanescentes como ponto de fixação. Esses dentes de apoio precisam estar saudáveis e devem ser tratados previamente se necessário. Caso os dentes restantes não tenham a capacidade de servir de apoio, um implante dentário será o mais indicado. Os dentes da prótese geralmente possuem um esqueleto metálico recoberto de cerâmica ou são feitos completamente de cerâmica.

 

 

Benefícios da Prótese ortodôntica

 

Um belo sorriso vai além da aparência estética, passando pela imagem das pessoas, sendo fator importante na vida pessoal e profissional na chamada boa aparência. Indo mais profundamente na questão da perda dentária, mais importante que a aparência, os aspectos funcionais são extremamente relevantes para a saúde como um todo, afinal, a boa mastigação é essencial para uma vida saudável.
 
Passar a usar uma prótese dentária pode trazer algum desconforto inicial durante a fase de adaptação e exige alguma boa vontade do paciente que será naturalmente recompensado, passado este período inicial. Certamente que o desconforto e a desvantagem da falta de dentes é muito superior e o paciente deverá ter isso em consideração.  
 
Além do fortalecimento de dentes danificados, as pontes e as coroas podem ser utilizadas para aperfeiçoar a aparência do dente, dar forma, alinhamento e oclusão dental (mordida). Lacunas deixadas por dentes ausentes posem ser a causa de deslocamento dos dentes restantes, o que pode resultar em uma mordida ruim. Pontes e coroas ajudam a prevenir que isso ocorra.
 
 
Fontes:
corega.com
odontologiaemfortaleza.com.br
dentes.info/proteses
colgate.com.br
odontologiapaulomaccari.com.br
implart.com.br
tepe.com.br

Comentários sobre Próteses Ortodônticas

Vídeo sobre Próteses Ortodônticas

Twitter
Próteses Ortodônticas
https://www.youtube.com/embed/eT670rp66TQ
Próteses Ortodônticas