MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Tronco de Contencao a Venda

Encontre milhares de ofertas de Tronco de Contencao usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 25/04/2017 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Tronco de Contenção?

 


É um equipamento especialmente projetado e construído para a contenção ou imobilização completa de um bovino, de maneira que se possa realizar no mesmo qualquer procedimento, com total segurança para o operador e para o próprio animal. Alguns dos procedimentos executados em Troncos de Contenção incluem castração, inseminação artificial, marcação, transferência de embriões, palpação, casqueamento, colocação de brincos de identificação, medida de perímetro escrotal, vacinações, coleta de sangue, aplicação de injeções etc. 

 

Os troncos de contenção trazem soluções que fazem a diferença no manejo, adequadas a cada tipo de atividade. Proporcionam um conjunto de benefício, oferecendo: segurança para o homem e para o animal, praticidade e produtividade, durabilidade e garantia.

Um dos pontos mais recomendados para tornar mais seguro o manejo do animal é a adoção de um guia de procedimentos, para o trabalho do dia a dia e atividades extras. Estes procedimentos seguem princípios gerais, mas devem ser desenvolvidos para cada caso em particular, especialmente no Brasil, onde as variações entre os sistemas de produção são muito acentuadas, em função de características particulares de cada fazenda como infraestrutura, aspectos culturais, tecnologias adotadas, localização, animais criados – categorias, raça, manejo, temperamento etc.

 

Além do fundamental lado puramente humanitário de um acidente com um funcionário – que pode até ser fatal -, pode-se analisar, racionalmente, também sob o ponto de vista financeiro (prejuízo) os custos de um trabalhador ferido durante o desempenho de sua função – o tempo parado, indenizações etc. Certamente, pode se contabilizar que os benefícios superam largamente os custos da adoção de procedimentos de segurança, que, aliás, são muito baixos.

 

 

 

Lista dos melhores Tronco de Contenção

 

 

  • Tronco Balança Americano - Pistão
  • Tronco Balança Americano - Catraca
  • Tronco de Contenção Americano - Fixo Catraca
  • Tronco balança Convencional- Pistão Hidráulico

 

 
 

Como funciona o Tronco de Contenção

 

 

A contenção deve ser feita sempre por dois peões: um responsável pelo portão de entrada e contenção do posterior, outro, pelo portão de saída e pescoceira(s). Para facilitar a entrada do animal, o portão de saída deve ficar aberto até que ele esteja dentro do tronco. O movimento da rês deve ser parado com o fechamento desse portão; só então devem ser fechadas as pescoceiras, evitando pancadas na paleta.

 

 

Nos modelos com vazieira, a pressão deve ser exatamente sobre o vazio do animal, pois se exercida sobre as costelas ou ossos da bacia pode causar lesões ao animal. Da mesma forma, a parede lateral móvel serve para limitar o espaço de movimentação 3 da rês e não deve ser apertada com força excessiva. Diferente dos demais modelos, nos troncos com sistema Trapézio a contenção do posterior deve ser acionada com o animal em movimento, para um melhor encaixe na traseira do bovino. O Trapézio conduz o animal para a frente, facilitando a contenção pela pescoceira. Procure entender como funcionam os acessórios, eles facilitam o seu trabalho. As argolas auxiliares superiores, por ex., melhoram a contenção da cabeça do animal em troncos com apenas uma pescoceira, facilitando a realização de procedimentos como colocação de brinco e mochação.

 

Cada tipo de procedimento demanda uma contenção diferente. Nem sempre é preciso utilizar todas as ferramentas disponibilizadas pelo equipamento. O preparo da equipe de manejo é fundamental para um melhor aproveitamento das soluções oferecidas.

 

Para que serve o Cavalos e Equinos: Tronco de Contenção

 
 

O Tronco de Contenção é uma ferramenta essencial para garantir a eficiência e a segurança nos mais diversos procedimentos realizados com o gado.

Exemplos de procedimentos facilitados pelo Tronco de Contenção são exame clínico, curativos, trabalhos de reprodução (toque, exame andrológico, exame ginecológico, coleta e transferência de embriões, auxílio a parto, cesariana no flanco, inseminação), coleta de material, cirurgias (ruminotomia, descorna cirúrgica, enucleação, rufião por aderência), mochação de bezerros, identificação, amamentação de bezerros (guacho, fraco ou de mãe com teto grosso) pequenas correções de casco, castração, tratamentos diversos, aplicação de medicamentos, entre outros.


A contenção traseira varia de um modelo para outro: 

• Tronco PH Evolution: utiliza peça chamada vazieiras, que contém o posterior do animal por pressões laterais no vazio. 

• Tronco MultiFlex: possui vazieira móvel, que pode ser posicionada mais para a frente ou para trás no tronco, conforme o tamanho do animal e a necessidade do manejo.

• Tronco PH com Trapézio: a contenção do posterior é feita pela peça Trapézio, que envolve a traseira do bovino, impedindo-o de proferir coices. O sistema Trapézio funciona como um protetor contra coices móvel, permitindo maior proximidade ao técnico e amplo acesso ao corpo do animal.

• Tronco Parede Móvel: a contenção é feita pelo movimento das paredes laterais do tronco, que se ajustam ao corpo da rês. 

*Com exceção do modelo PH com Trapézio, todos os demais possuem protetor contra coices fixo e cambão.

 

 

Tipos de Tronco de Contenção

 
  •  Tronco Robust

  •  Tronco Plus

  •  Tronco Convencional

  •  Tronco Americano

  •  Tronco Sertanejo

  •  Tronco Standard

  •  Tronco Ph Evolution

  • Tronco Multiflex

  • Tronco Ph Com Trapézio

  • Tronco Parede Móvel

 
 

Um bom brete deve ser fabricado com tudo de aço, de 2 ½ polegadas (o esmo que usamos nas olduras dos portões de baias, e chapas de pelo menos 2,50mm unidos por solda, o que permite falar em um equipamento resistente e durável, capaz de suportar os impactos produzidos pelo animal ali contido.

As laterais podem ser unidas por pinos de encaixe, que permite que ele seja desmontado com a retirada das laterais, reduzindo-o a quatro partes independentes. Isso permite que em situações de emergência o animal seja solto com facilidade e rapidez, bem como pode ser retirado apenas um pino e ele abre ampliando “a porteira” para que um Cavalo ainda cismado em passar por aberturas estreitas, possa ser colocado no brete sem crise.

 

Benefícios de Cavalos e Equinos: Tronco de contenção


O tronco de contenção é ideal para procedimentos como:

– Inseminação artificial

– Transferência de embrião

– Exames Ginecológicos

– Diagnósticos de Gestão

– Ultrassonografias

– Tosa de crinas

– Procedimentos Odontológicos

– Aplicação de medicamentos, entre outros.

 


Um tronco de contenção (brete) que permita que a maioria dos trabalhos de rotina sejam realizados de maneira segura, incluindo tratamentos orais ou trabalhos no posterior, precisa, pelo menos:

– ter um portão na frente e pescoçeira (preferencialmente automática) para permitir que a cabeça da rês seja segura firmemente. Barras adicionais previnem que o animal movimente a cabeça na vertical e possa ferir alguém;

– ter uma barra ou corrente traseira para minimizar o movimento para trás e para frente do animal (deve ser sempre utilizada);

– que seja bem firme;

– que seja localizado de maneira que os trabalhadores possam movimentar-se com segurança em torno e tenha uma boa iluminação natural ou artificial;

– que, com um mínimo de esforço, admita a abertura fácil dos portões. A manutenção regular é fundamental;

– que tenha um piso antiderrapante.

 

 



Fonte: 
http://ranchosaomiguel.com/wordpress/?p=1259
http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/manejo-racional/seguranca-no-manejo-21613/
http://www.beckhauser.com.br/manuais/21499_manual_tradicional.pdf

Comentários sobre Tronco de Contencao

Vídeo sobre Tronco de Contencao

Twitter
Tronco de Contencao
https://www.youtube.com/embed/2kHULik3Pt8
Tronco de Contencao