MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Agricultura e Pecuária a Venda

Encontre milhares de ofertas de Agricultura e Pecuária usadas a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 27/05/2017 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Agricultura e Pecuária?

Nesta seção encontram-se produtos e subsídios para a prática da agricultura e seus correlatos. A sua fonte de pesquisa de produtos novos e usados do Agronegócio. Aqui você tem acesso aos Principais Produtos Agrícolas do Brasil, novidades do ramo agrícola, compra e venda de equipamentos, insumos, acessórios, maquinários e implementos em geral. Navegue nas sub-categorias.

 

Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal e produção de matérias-primas. As pessoas que se dedica a esta função são chamadas agricultores ou lavradores, que cultivam a terra, plantam e colhem. Tais produtos podem servir tanto como alimento ou como material a ser transformados pela indústria e logo podem ser, ou não, comercializados no comércio, que representa a troca destes produtos.

 

Matérias primas como algodão, por exemplo, são transformados em fio e tecidos, a soja em óleo, o trigo em farinha, etc. Para obter uma boa produção agrícola é necessário escolher a cultura adequado ao solo e ao clima, empregar boas sementes e mudas com qualidade, irrigar ou drenar o solo se necessário, usar produtos adequados ao tipo de solo, como adubos, e evitar queimadas entre os plantios para não destruir a camada fértil do solo.

 

Já a pecuária diz respeito ao trabalho da criação e dos cuidados com animais, como o gado. As pessoas que trabalham neste ramo são denominadas como peões, vaqueiros ou pastores. Há diversos tipo de gado como o bovino, suíno, ovino (ovelhas), caprinos (cabras), bufalino (búfalos) e cada tipo de gado é retirado determinados alimentos ou insumos para a indústria, como o leite, carne, banha, couro, etc.

 

Alguns animais como cavalos, burros, mulas, jegues e bois servem também como meios de transporte de cargas e pessoas (embora esta prática esteja sendo extinta).

 

Lista dos animais para Agricultura e Pecuária

  • Avicultura: criação de aves

  • Apicultura: criação de abelhas

  • Seriricultura: criação do bicho-da-seda

  • Ranicultura: criação de rãs

  • Piscicultura: criação de peixes



Como funciona o Agronegócio

De acordo com o site Brasil Escola, o agronegócio não se limita apenas à agricultura e pecuária e inclui também atividades desenvolvidas pelos fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária. Trata-se de um segmento com grande importância na econômica e segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/2008), o agronegócio é responsável por aproximadamente 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 36,3% das exportações brasileiras, sendo o Brasil um líder mundial, exportando para mais de 180 nações.

 

Mas para obter sucesso, uma empresa de agronegócio depende do bom relacionamento entre fornecedores, produtores de insumos, processadores e distribuidores. Este conceito representa o engajamento de todas estas empresas, no entanto tem crescido a procura por profissionais que atuem bem em todas as linhas de frente desta cadeia produtiva, viabilizando o crescimento e eficácia do mercado destes fornecedores. Os profissionais devem pensar estrategicamente, criar soluções, atuar nas relações entre as empresas, atuar preventivamente, enfim, ter uma visão ampla do negócio.

 

Para que serve o Agricultura e Pecuária

O impressionante crescimento deste setor no Brasil iniciou nos anos 1970, quando o país ainda importava alimentos e só na década de 19990, surgiu o esforço de transformar o agronegócio nacional em um dos maiores fornecedores globais de alimentos. A tecnologia foi um instrumento que impulsionou este mercado, a qual foi gerada e posta à disposição dos produtores. Mas o mérito é, segundo o engenheiro agrônomo Amélio Dall’Agnol, ao empreendedorismo e dinamismo do produtor rural.

 

A pecuária, por exemplo exerce uma grande influência para a economia brasileira, com as exportações e abastecimento do mercado interno. No caso dos bovinos, também são extraídas outras matérias-primas como o couro para a produção de calçados, pele para vestuários, entre outros. Este ramo também qualificam-se a criação de suínos, aves, equínos, bufalinos e ovinos, que tem como finalidade disponibilizar para o mercado carne, leite e ovos.

 

O Brasil é, a nível mundial, um dos países mais fortes na pecuária em termos de quantidade de cabeças de gado, é o maior exportador de carne de gado e de frango, sendo os países asiáticos os principais importadores da carne brasileira. Já em relação ao leite, Minas Gerais e São Paulo são os maiores produtores nacionais.

 

De acordo com pesquisas, é notado que o Brasil ainda encontra obstáculos para o crescimento do agronegócio, a evolução poderia ser ainda maior se houvesse políticas sérias agrárias e de infraestrutura voltadas para o um dos setores mais produtivos da economia.

 

Benefícios do Agronegócio

 

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - da ESALQ (Escola de Agricultura Luiz Queiroz - USP), o liberalismo aplicado ao campo tornou a agricultura brasilera altamente competitiva para mercados internacional. O sucesso da agricultura empresarial derrubou os preços ao consumidor de alimentos em torno de 40%, de 1995 a 2005, que teve um impacto fundamental da taxa SELIC e na renda dos mais pobres. Comida mais barata beneficia a todos, principalmente as classes C e D, e isso só foi possível com a aplicação de muito liberalismo na agricultura, bem como competição empresarial e a busca pelo lucro das empresas de agronegócio.  

 

De acordo com pesquisas, tecnologias aplicadas e incentivos gerais de incentivo a produção são as combinações perfeitas que fazem mais pelo bem estar da sociedade do que determinadas burocracias, que só atrasam o crescimento econômico de um país.

 

Diante disso, vários setores da economia fazem parte do agronegócio, são eles os bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas, indústria de tratores e pecas, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira, já na primeira fase de produção. Em seguida, estão integrados a isso a agroindústria, uma fusão entre a produção agropecuária e a indústria, visto que sempre há uma necessidade em adquirir embalagens, irrigação, máquinas, entre outros.

 

O agronegócio assume um papel fundamental na economia mundial, principalmente em se tratando de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, pois garante o sustento alimentar das pessoas e contribui para o crescimento das exportações e do país que a executa com eficiência.

 

Por isso, investir em agricultura e pecuária pode sim ser um negócio muito rentável e de sucesso para o produtor, pois tem a tecnologia a seu favor. E aqui, no Permuta Livre você pode negociar equipamentos, insumos, sementes, entre outros produtos pelo menor preço, sem maiores custos e fácil aquisição. Você pode ainda anunciar produtos e equipamentos que queria vender ou trocar. Fique à vontade para negociar diretamente com o proprietário. Basta apenas navegar em nosso site. Entre e fique à vontade!

 

 

Comentários sobre Agricultura e Pecuária

Vídeo sobre Agricultura e Pecuária

Twitter
Agricultura e Pecuária
https://www.youtube.com/embed/sXlbqaS6Ops
Agricultura e Pecuária