Encontre milhares de ofertas de Churrasco Eventos Buffets usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/04/2021 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
Não se sabe ao certo sobre a origem do churrasco, mas estima-se que, a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem começou a assar a carne de caça quando notou que este processo a deixava mais macia.
Os índios tupis sul-americanos, por instância, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira. Desta forma a carne defumada se conservava apta para o consumo durante longo tempo.
No decorrer do tempo, as técnicas foram sendo melhoradas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.
Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que abrange parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Neste local os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, requerendo-se apenas uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado.
A partir disto o costume atravessou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.
O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúchos, que se transformou na denominação dos cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul.
R$ 149,90
R$ 149,90