Encontre milhares de ofertas de Acordeon Sanfona usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 17/01/2021 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
A sanfona, também conhecida como acordeão ou acordeon, é um instrumento musical composto por um fole, um diapasão e duas caixas acústicas.
Também chamado de Acordeão é um instrumento musical que possui teclas como as de piano, fole pregueado, botões e registros.
O acordeon foi inventado na França no ano de 1852, por Boulon. O interior de um acordeon é formado por palhetas. O som é emitido pela pressão do ar, produzido ao abrir e fechar o fole. Os diversos registros do acordeon servem para imitar vários instrumentos. Seu som é diferente de seus antecessores, tendo grandes possibilidades expressivas e pode ser tocado com outros instrumentos. Seu teclado abrange de 2 a 3 oitavas e meia. O dedilhado é igual ao do piano. Na mão esquerda os acordes já estão prontos.
O som desse instrumento é produzido ao forçar o ar do fole entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som). Quanto mais forte o ar é forçado, mais alto é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo.
A maioria dos acordeões tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro 'master' pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão.
São responsáveis pelo acompanhamento da música. Sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos.Existem sanfonas com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam).
O acordeon acompanhava qualquer festa na Rússia antiga: usavam-no para demonstrar sofrimento, para pedir em casamento e para demonstrar coragem entre jovens.
Aprender a tocar um instrumento, além de ser um ótimo modo para treinar habilidades sociais e para adquirir noções de disciplina e responsabilidade, pode também ajudar a estimular o funcionamento do cérebro.
A prática contínua de tocar qualquer instrumento estimula o cérebro a desenvolver novas conexões entre os neurônios, melhorando algumas funções cerebrais, como a memória e a coordenação motora.
A necessidade de desenvolver noções de ritmo, construção de acordes e compassos musicais ajudam no raciocínio matemático. Já as habilidades de leitura e compreensão de textos são estimuladas em função da leitura de notas e partituras.
Para aqueles mais tímidos ou com alguma tendência depressiva, a prática de tocar algum instrumento musical pode melhorar a auto estima, elevando o pensamento de “eu consigo, eu posso”, algo que pode ser extremamente positivo.
Para todos aqueles que se propõem a tocar algum instrumento, há ainda os enormes benefícios relacionados à diminuição do estresse e melhora da qualidade de vida.
Fontes:
beethoven.art.br
dicionarioinformal.com.br
acordeonscuritiba.com.br
valerio.com.br
gazetarussa.com.br
csr.com.br