MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Cédulas e Moedas

Encontre milhares de ofertas de Cédulas e Moedas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 17/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Cédulas e Moedas?

 

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda, praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.

 

Surgiram no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.

 

Na Idade Média, surgiu o costume de se guardar os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.

 

No Brasil, os primeiros bilhetes de banco, precursores das cédulas atuais, foram lançados pelo Banco do Brasil, em 1810. Tinham seu valor preenchido à mão, tal como, hoje, fazemos com os cheques.

 

Atualmente quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.

 

O conjunto de cédulas e moedas utilizadas por um país forma o seu sistema monetário. Este sistema, regulado por meio de legislação própria, é organizado a partir de um valor que lhe serve de base e que é sua unidade monetária.

 

 

Lista das melhores Cédulas e Moedas

 

  • Cruzeiro
  • Cruzeiro Novo
  • Cruzado
  • Cruzado Novo
  • Cruzeiro Real
  • Real

 

 

Como funcionam as Cédulas e Moedas

 

As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais. É pelas impressões encontradas nas moedas que conhecemos, hoje, a efígie de personalidades que viveram há muitos séculos. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua efígie registrada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C.

 

A princípio, as peças eram fabricadas por processos manuais muito rudimentares e tinham seus bordos irregulares, não sendo, como hoje, peças absolutamente iguais umas às outras.

 

Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. Nos primórdios da civilização, os sacerdotes da Babilônia, estudiosos de astronomia, ensinavam ao povo a existência de estreita ligação entre o ouro e o Sol, a prata e a Lua. Isso levou à crença no poder mágico desses metais e no dos objetos com eles confeccionados.

 

Com o tempo, da mesma forma ocorrida com as moedas, os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas, controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento.

 

A moeda de papel evoluiu quanto à técnica utilizada na sua impressão. Hoje a confecção de cédulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impressão que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade.

 

 

Para que servem as Cédulas e Moedas

 

O dinheiro, seja em que forma se apresente, não vale por si, mas pelas mercadorias e serviços que pode comprar. É uma espécie de título que dá a seu portador a faculdade de se considerar credor da sociedade e de usufruir, por meio do poder de compra, de todas as conquistas do homem moderno.

 

 

Tipos de Cédulas e Moedas

 

  • Cruzeiro - Lançamento: 01.11.1942; Período de Circulação: ...08.66* a 30.06.75 (*a data exata não foi divulgada)

 

  • Cruzeiro Novo - Lançamento: 13.02.1967 (cédulas carimbadas); Período de Circulação: 13.02.67 a 30.06.72

 

  • Cruzado - Lançamento: 28.02.1986; Período de Circulação: 20.10.86 a 15.03.90

 

  • Cruzado Novo - Lançamento: 16.01.1989; Período de Circulação: 16.01.89 a 31.10.90

 

  • Cruzeiro Real - Lançamento: 01.08.1993; Período de Circulação: 02.08.93 a 15.09.94

 

  • Real - Lançamento: 01.07.1994; Período de Circulação: 01.07.94 (em circulação)

 

 

Benefícios das Cédulas e Moedas

 

Hoje em dia, as moedas são mais utilizadas para o pagamento de quantidades de baixo valor. A perda de espaço para o papel-moeda fez com que as moedas metálicas agora fossem mais valorizadas por sua durabilidade do que por sua beleza. O rápido processo de circulação de valores e a complexificação de economias cada vez mais integradas, fizeram com que as moedas fossem substituídas por outras formas de pagamento, como o cheque e o cartão de crédito.

 

Mesmo notando todas essas transformações no uso das moedas, não podemos considerá-la uma vítima de um processo de “evolução natural” da história econômica. Cada tipo de lastro econômico foi criado conforme as necessidades geradas por certa cultura ou sociedade. Não podemos dizer que as moedas desaparecerão da economia com o passar dos tempos. Por isso, trate de valorizar aqueles “níqueis” perdidos no fundo da sua carteira!

 

 

Fontes:

bcb.gov.br

brasilescola.uol.com.br

brasil.gov.br

moedasecedulas.com 

Comentários sobre Cédulas e Moedas

Vídeo sobre Cédulas e Moedas

Twitter
Cédulas e Moedas
https://www.youtube.com/embed/oqSBsp04Gug
Cédulas e Moedas