MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

HD Discos Rígidos e Removíveis

Encontre milhares de ofertas de HD Discos Rígidos e Removíveis usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 16/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O disco rígido ou HD é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde os seus arquivos pessoais até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional.

Para que você possa compreender o funcionamento básico dos discos rígidos, precisa conhecer seus principais componentes. Os tão citados discos, na verdade, ficam guardados dentro de uma espécie de "caixa de metal". Estas caixas são seladas para evitar a entrada de material externo, pois até uma partícula de poeira pode danificar os discos, já que os mesmos são bastante sensíveis. Isso significa que se você abrir um HD em um ambiente despreparado, sem o uso das ferramentas e das técnicas apropriadas, poderá resultar na perda do equipamento.



Características:



Fisicamente falando, os HDs podem ter dimensões variadas, existem os que tem o tamanho de uma caixa de fósforos e outros bem maiores. Mas a indústria, é claro, criou padrões de tamanho para facilitar a popularização dos HDs e sua utilização nos computadores. Os tamanhos mais comuns vão de 3,5 (") polegadas à 2,5 polegadas. Estas medições se referem ao diâmetro dos discos. Maiores, as unidades de 3,5 polegadas são comumente empregadas em desktops, workstations e servidores, enquanto que HDs de 2,5 polegadas são comuns em laptops e outros computadores com dimensões menores. Há também discos que podem ser muito pequenos tendo, por exemplo, dimensões de 1,8 ou 1 polegada. Estes são utilizados em dispositivos portáteis, como players de áudio.



Tipos de HD:



É possível encontrar vários tipos de HDs no mercado, desde os conhecidos discos rígidos para instalação em desktops, passando por dispositivos mais sofisticados voltados ao mercado profissional de servidores e chegando aos HDs externos, cada vez mais populares.

HD externo - Um HD externo é ,simplesmente, um HD que você pode levar para praticamente qualquer lugar e conectá-lo ao computador somente quando precisar. O HD externo é útil para quando se tem grande quantidade de dados para transportar ou para fazer backup (cópias seguras de seus arquivos). Ao contrário disto, pode ser substituido por pendrives, DVDs regraváveis ou outro dispositivo de armazenamento com melhor relação custo-benefício. isso pelo fato de os HDs externos serem um pouco mais caros e costumarem pesar mais (exceto os modelos de tamanho menor). E principalmente porque devem ser transportados com mais cuidado, para evitar danos.



O HD já passou por diversas mudanças desde o seu surgimento. Só para dar um exemplo de evolução, os modelos mais antigos tinham um problema que, se não tivesse resolução, talvez deixaria os discos rígidos atrasados em relação ao progresso dos mais componentes de um computador: o motor de movimentação das cabeças de leitura e gravação era lento. Isso porque quando as cabeças precisavam ir de um cilindro a outro o faziam de um em um até chegar ao destino. Hoje, as cabeças vão diretamente ao cilindro requisitado.

entretanto, basta observar o quão os HDs ficam mais rápidos, mais confiáveis e capacitados ao longo do tempo. Com isso, fica claro que um dia o disco rígido pode até perder o seu "reinado" para outra tecnologia de armazenamento de dados como o SSD, por exemplo, mas isso está longe de se tornar realidade.

 

Para uma melhor compreensão de como funciona os discos rígidos removíveis ou HD, assistam o vídeo do Youtube abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=PfQjkP3Lzcs

 

Comentários sobre HD Discos Rígidos e Removíveis

Vídeo sobre HD Discos Rígidos e Removíveis

Twitter