MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Memória

Encontre milhares de ofertas de Memória usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Dispositivo de armazenamento (Memória) é um dispositivo capaz de armazenar dados (informações) para posteriormente consultar, ou uso. Essa gravação de dados pode ser feita usando praticamente qualquer forma de energia, desde a escrita, passando por vibrações acústicas em gravações fonográficas até modulação de energia eletromagnética em fitas magnéticas e discos ópticos.

Um dispositivo de armazenamento pode gravar ou processar informação, ou ambos. Um dispositivo que somente grava informação é dado o nome de mídia de armazenamento. Dispositivos que processam informações podem tanto acessar uma mídia de gravação portátil como podem também ter um componente permanente que armazena e recupera dados.

Armazenamento eletrônico de dados é o armazenamento que requer energia elétrica para armazenar e recuperar dados. A maioria dos dispositivos de armazenamento que não requerem visão e um cérebro para ler os dados enquadram-se nesta categoria. Dados eletromagnéticos podem ser armazenados em formato analógico ou digital em uma variedade de mídias. Este tipo de dados é considerado eletronicamente codificado, sendo ou não armazenado eletronicamente em um dispositivo semicondutor (chip), uma vez que certamente esse chip foi utilizado para gravá-la em seu meio. A maioria das mídias de armazenamento processadas eletronicamente, são considerados de armazenamento permanente, ou seja, os dados permanecem armazenados quando a energia elétrica é removida do dispositivo. Em contraponto, a maior parte das informações armazenadas eletronicamente na maioria dos tipos de chips são microcircuitos memória volátil, pois desaparecem com a falta imediata da energia elétrica.

Com exceção de Códigos de barras e OCR, o armazenamento eletrônico de dados é mais fácil de manipular e pode ser mais econômico do que métodos alternativos, devido à exigência menor de espaço físico e à facilidade na troca de dados na mesma mídia. portanto, a durabilidade de métodos como impressão em papel é ainda superior à muitas mídias eletrônicas. As limitações relacionadas à durabilidade podem ser superadas ao se utilizar o método de duplicação dos dados eletrônicos, comuns por serem chamados de cópia de segurança ou back-up.

 

Tipos de dispositivos de armazenamento

- Por meios magnéticos: ex:. Disco Rígido, disquete.

- Por meios ópticos: ex:. CD, DVD.

- Por meios eletrônicos (SSDs) chip: ex:. cartão de memória, pen drive.

 

 

Dispositivos de armazenamento por meio magnético

Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais utilizados atualmente, por armazenar uma grande quantidade de informação. São mais antigos, porém foram se moldando no decorrer do tempo. Os dispositivos de armazenamento magnéticos que possuem mídias removíveis não possuem capacidade e confiabilidade em relação aos dispositivos fixos, pois sua mídia é frágil e possui capacidade de armazenamento muito pequena se comparada a outros tipos de dispositivos de armazenamento magnéticos.

 

Dispositivos de armazenamento por meio óptico

Os dispositivos de armazenamento por meio óptico são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimídia, sendo comumente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Além disso, também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador. Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os CD-ROMs, CD-RWs, DVD-ROMs, DVD-RWs etc.


Dispositivos de armazenamento por meio eletrônico (SSDs)

Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e também é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, somente circuitos eletrônicos que não necessitam se movimentar para ler ou gravar informações. Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmeras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando como buffer.

 

Comentários sobre Memória

Vídeo sobre Memória

Twitter