MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Canivetes

Encontre milhares de ofertas de Canivetes usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 17/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Canivetes?

 

Os canivetes são objetos muito úteis os quais contém lâminas de corte e ferramentas como lima de unha, alicate entre outras. Por serem pequenos e práticos tem uma fácil portabilidade e muitas vezes acabam sendo usados como arma.

A história do canivete teve início na Europa, mas seu aprimoramento foi dado graças aos mouros que ocupavam a península ibérica e aprimoraram o canivete com a criação de arabescos e desenhos, deixando-o mais elegante.

Mas á controversas que dizem que foi inventado por um suíço que estava preso e usou seus conhecimentos fabricando um objeto de forma triangular e neste objeto havia várias cavidades, nas quais ele encaixou vários tipos de lâminas e ferramentas possibilitando assim, que ele saísse da prisão e á controversas que dizem que foi através de soldados suíços em guerra que pré-moldaram o canivete.

Seja uma, ou seja, outra o canivete foi muito bem vindo por todos e hoje em dia é fabricado em todos os lugares do mundo, se tornou um objeto simples, fácil de produzir e de ser encontrado. Seu custo varia de acordo com a qualidade e marca do produto, mas não é um produto muito caro. É um objeto de resistência, leve, de fácil acesso, compacto e muito versátil.

Seu formato é quase o mesmo que o de uma faca, alguns com cabos de metal, outros de plástico, ferro, madeira até mesmo chifre de boi, a parte cortante é constituída por lâminas que variam o tamanho, o geralmente são de aço inoxidável.

Este utensílio é usado por profissionais, também por pessoas que usam para fazer algum tipo de maldade e por incrível que pareça é usado como objeto de decoração em casas ou antiquários.

Os canivetes são encontrados em cutelarias, lojas de pesca, agropecuárias, sites, antiquários e às vezes até em alguns supermercados.

Abaixo, estão classificadas as melhores marcas de canivetes existentes do mundo, confira!

Lista dos 10 melhores Canivetes

  • Ron Lake Folder
  • Muela Panzer T- 10DE
  • Trauco - Smith & Wesson
  • Corneta
  • Gerber Gator II
  • Victorinox
  • Opinel
  • Boker Persian
  • Echolife Butterfly
  • Guepardo Rescue


Como funcionam os Canivetes?

Atualmente as lâminas retráteis ganharam muitas inovações, tanto a respeito do mecanismo de abertura quanto á suas funções.

Com a facilidade que existe hoje para montar e originar peças teve a invenção de criar um canivete automático o qual se aperta um pequeno botão e instantaneamente ele já abre e a lâmina é lançada para cima.

Outro muito usado e bem diferente do comum foi o balisong (canivete borboleta), se originou nas Ilhas Filipinas e contém dois cabos que giram no sentido anti-horário e se encontram formando apenas um. Quando o canivete está aberto, a lâmina se encontra na parte superior dos cabos, parecendo-se com uma faca e ao fechar, os cabos a esconde, pois tem uma vazão que faz com que encaixe a lâmina e a guarde.

Esses canivetes são abertos por um movimento chamado flipping, o que permite exibir a lâmina rapidamente.

 

Já os canivetes suíços funcionam de várias formas por conterem muitas especialidades e variedades.

Para que serve o Canivetes

Como todo produto ou toda ferramenta foi feita para suprir a necessidade do homem na terra, o canivete também surgiu com a mesma finalidade, tentar suprir a falta de várias coisas com apenas um produto.

A descoberta das vantagens do canivete pelos brasileiros surgiu no século XX, quando o produto era utilizado para funções práticas e rotineiras, tais como: apontar lápis, picar e descascar frutas, cortar fumo ou ajudar a regular os estribos e fivelas das celas usadas em animais. Após alguns anos, o canivete se tornou uma peça importante para práticas profissionais.

As pessoas usam os canivetes não só para trabalhos especializados, mas também para necessidades próprias. Eles são usados por trabalhadores rurais, por eletricistas, mecânicos, esportistas e por profissionais em seus respectivos serviços.

Um canivete suíço, além de sua lâmina têm também várias outras ferramentas úteis como foram citadas mais acima no texto. Contêm limas de unhas, alicate, alguns contém até mesmo lanternas e pen drive e estes são usados por todos e em quaisquer situações.

Com ele podemos abrir uma garrafa de vinho e até apertar um parafuso, cortar uma corda e também conseguimos ampliar objetos com sua lupa.

Alguns aventureiros, praticantes de esportes, como escalada, rafting e até mesmo equipes de resgate utilizam o canivete suíço pela sua qualidade e praticidade.

 Mas as pessoas que não conhecem as vantagens que os canivetes podem oferecer ficam em dúvidas na hora de comprar e às vezes acabam comprando um que não seja tão útil para a finalidade a ser usada.

 

Para não ter essa dúvida e adquirir o produto certo, veja abaixo algumas características e tipos de canivetes mais usados, comuns e os mais vendidos atualmente neste mercado.

Tipos de Canivetes

Slip Joint – O mais tradicional de todos, onde uma junção de deslizamento serve de eixo e contém fechamento, possui apenas uma mola que serve de trava para dar resistência ao abrir e fechar o objeto e ele se fecha quando aplica certa pressão sobre a lâmina.

Slip Joint – O mais tradicional de todos, onde uma junção de deslizamento serve de eixo e contém fechamento, possui apenas uma mola que serve de trava para dar resistência ao abrir e fechar o objeto e ele se fecha quando aplica certa pressão sobre a lâmina.

Liner Lock – Contém um sistema que ao acionar a lâmina há uma mola em sua base que a trava, impossibilitando o fechamento da lâmina inesperado. Para fechar ou destravar, tem que apertar a mola empurrando-a para baixo, podendo assim ser fechado.

Friction Folder – Um canivete muito comum para os antigos, seu cabo é feito de chifres de boi e outros animais, sua abertura é através de uma “orelha” que ao inclinar para frente ele lança lâmina.

Lock Back – Tem quase o mesmo sistema do Slip Joint, a única coisa que o difere é a existência de um sistema que trava a lâmina. Para o fechamento é preciso apertar o pino traseiro que se localiza no meio ou no final do cabo e voltar com a lâmina sentido ao cabo.

Mult Tool – Pode-se dizer que não é apenas um canivete, mas sim um pequeno estojo de ferramentas por conter diversos tipos de ferragens. Existem vários tipos e modelos existentes no mercado, mas todos com a mesma finalidade. Muito parecido com o canivete suíço pelas suas ferragens.

Suíço – O mais conhecido e usado de todos, possui muitos similares. Geralmente é muito útil para os escoteiros, seu sistema é muito parecido ao Slip Joint também, o que diferencia é a quantidade de ferramentas existentes nele.

A versão mais completa do canivete suíço contém 81 aplicações, incluindo termômetro, barômetro e altímetro. Existem também os personalizados que são fabricados para médicos, caçadores, astronautas, jogadores de golfe, pessoas especializadas em resgates entre outros.

Tendo conhecido alguns tipos de canivetes mais simples e mais usados e algumas de suas técnicas fica mais fácil na hora de escolher o seu. Quando for comprar, saiba sempre qual a marca que estará adquirindo, escolha o que te ofereça as melhores funções para a sua especialidade e que supra as suas necessidades.

 

Saiba agora alguns benefícios de estar com um canivete sempre a sua disposição. 

Benefícios de Canivetes

Os benefícios de canivetes é que por ser pequeno e leve você pode transportá-los para todos os lugares que for, sejam dentro de bolsas femininas, carteiras ou até mesmo em seus próprios bolsos.

Para você que caminha ou é um escoteiro, pode usá-lo para ajudar a cortar matos que estão no caminho, pode ser usado também para descascar alguma fruta encontrada e até mesmo para matar pequenos bichos peçonhentos.

Para você trabalhador rural, as utilidades são quase as mesmas, e vale ressaltar que serve também como proteção.

 

Também podem ser usados como pinça, alguns modelos contém uma pequena tesoura, agulha, régua, saca-rolhas, abridor de latas, chave-de-fendas e essas ferramentas são muito úteis. São usados para pesca, lazer e camping. 


Lista dos Princiais Benefícios:
  • Firmeza e precisão de corte
  • Trava de segurança
  • Uso geral
  • Ideal para acampamentos, escotismo e pesca
  • Pode ser transportado em pequenos lugares
  • Duravel e útil
  • Pequeno e prático
  • Leve e agil
  • Proteção própria
  • Lâmina dobravel


Apesar de todos estes benefícios e vantagens os canivetes muitas vezes também são usados para fazerem coisas de má intenção, como em brigas, maltratar animais, cortar coisas impróprias, fazer maldades para outras pessoas e etc..

Atualmente em alguns lugares, canivetes são proibidos para vender a menor de 18 anos, pois muitos menores não têm noção do que este objeto pode causar, provocando assim muitas coisas irregulares.

No Brasil, possuir um canivete não leva a prisão, mas quando é utilizado para ferir, encaixa-se como “arma branca”, um objeto cortante, normalmente constituído por uma faca ou lâmina.

Mas ao contrário disso, o canivete tem sim suas qualidades e suas vantagens e estas fazem com que ele se torne muito procurado no mercado atual.

 

Tomados os conhecimentos básicos em relação ao canivete e esclarecidas algumas de suas dúvidas, acho que ficou bem claro para você que está à procura de um utensilio de muitas qualidades, qual o melhor objeto para comprar e onde encontrá-lo. Como citado acima, escolha uma marca boa, que supra suas necessidades e saiba sempre onde e como usá-lo para não tornar o objeto um inimigo que possa te prejudicar em certas ocasiões e lugares. Não o use como arma, faça dele seu aliado para resolver certos obstáculos, faça uma ótima escolha e bom proveito.

Comentários sobre Canivetes

Vídeo sobre Canivetes

Twitter
Canivetes
https://www.youtube.com/embed/_xTE9EZGcKw
Canivetes