MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Ponte Rolante

Encontre milhares de ofertas de Ponte Rolante usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/10/2020 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Pontes Rolantes

Pontes rolantes são equipamentos compostos por três itens essenciais: a viga, o carro e a talha. Esse conjunto integrado proporciona condições ideais e seguras para o transporte e movimentação das cargas.

Na indústria é possível encontrar 3 categorias de pontes rolantes, que podem ser móveis ou fixas. A função da ponte rolante é lidar com cargas industriais grandes e pesadas, que não podem ser movidas facilmente de forma manual, em todas as etapas do processo de manufatura.

A ponte rolante é muito comum em indústrias do ramo siderúrgico, para o procedimento da fabricação do aço, e também em portos para trazer objetos de dentro para fora dos navios ou em movimentação retro portuária.

A Climber Equipamentos Industriais trabalha com 3 tipos de pontes rolantes, que são especialmente desenvolvidas para atender as necessidades do mercado e oferecer o mais seguro e confiável serviço ao cliente. Nossos equipamentos são utilizados nos mais diversos ramos da indústria e possuem a preocupação de sempre seguir com rigor as normas ABNT:

Tipos de Pontes Rolantes:



– A Ponte Rolante Apoiada Dupla Viga Climber é um equipamento usado na movimentação de cargas, indicado em processos que exigem maiores habilidades e grandes alturas. Sua capacidade vai até 50.000 kgf com vão de até 25 metros.

– A Ponte Rolante Apoiada Univiga Climber é um equipamento de movimentação de cargas, usado em locais com pé direito alto e também quando o caminho do rolamento é inferior a altura de elevação necessária de trabalho. Também é útil para clientes que necessitam movimentar peças de grandes dimensões ou efetuar movimentos peculiares de aplicações especiais

– A Ponte Rolante Suspensa Univiga Climber é a solução ideal para ser utilizada em lugares onde não possam ser instaladas colunas de sustentação para o equipamento devido ao layout do cliente. Geralmente são instaladas em estruturas que suportem a carga.

Ponte rolante é uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte. Os principais equipamentos que fazem parte das máquinas de elevação são os seguintes: guindaste, ponte rolante, elevador e guincho. No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto e a construção de máquinas de elevação é a NBR 8400 - Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga - de 1984.

Tamasauskas[2] afirma que são necessários os seguintes dados técnicos para o desenvolvimento de um projeto de uma ponte rolante: objetivo do equipamento, classificação dos mecanismos e estruturas conforme a norma NBR 8400, tensão elétrica de alimentação, ambiente de trabalho, sistemas de controle de rotação dos motores elétricos, carga útil, tipo do controle de movimentos, dispositivo de fixação da carga, vão, altura de elevação, velocidades dos movimentos, comprimento do caminho de rolamento, disponibilidade física e dimensional do local de operação do equipamento e intermitência (%) e classe de partida para os motores elétricos, conforme a norma NBR 8400.

Pontes



É a estrutura principal que realiza o movimento de translação (movimento de profundidade dentro de um barracão, por exemplo) da ponte rolante que cobre o vão de trabalho. Uma ponte rolante é constituída por duas cabeceiras e uma uni-viga ou bi-viga.

Cabeceirass



Estão localizadas nas extremidades da viga. Nas cabeceiras estão fixadas as rodas, uma das quais geralmente é acionada por uma caixa de engrenagem, que por sua vez é acionada por um motor elétrico, o que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

Vigas



É a viga principal da ponte rolante. Quando o projeto da ponte rolante utiliza apenas uma viga tem-se uma ponte chamada de uni-viga, e quando o projeto da ponte rolante utiliza duas vigas tem-se uma ponte chamada de ponte dupla-viga. Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante desloca-se o carro da talha.

Carro Telhas



O carro talha se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). É responsável pelo deslocamento transversal e vertical da carga. Pelos eixos X e Y é feito esse movimento.

Telhas de Carro Ponte



A talha pode ser montada no carro ponte e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Geralmente a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação. A parada do movimento de elevação utiliza um motor elétrico com freio eletromagnético, chamado de motofreio. A talha também pode ser montada sob a viga principal da ponte, com o auxílio de um Trolley para permitir o deslocamento na transversal da ponte, não sendo necessário o carro ponte.

Trolley



O trolley movimenta a talha sob a viga da ponte rolante. Geralmente o movimento do trolley é realiz

Comentários sobre Ponte Rolante

Vídeo sobre Ponte Rolante

Twitter
Ponte Rolante
https://www.youtube.com/embed/TV_aopZRqPk
Ponte Rolante