MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Pratos para Cozinha

Encontre milhares de ofertas de Pratos para Cozinha usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 21/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Pratos para Cozinha?

 

Fabricados na antiguidade em cerâmica, madeira, metal, ou pasta de vidro, os pratos, ou bacias, confundem-se com a história da humanidade.

 

A designação “prato”, no sentido de vasilha individual, surgiu no Século XVI, substituindo a tábua, ou travessa, usada na era medieval para ajudar a cortar alimentos, que normalmente tinha o formato de placa redonda, ou quadrada, que também era fabricada em metal ou vidro, e sobre a qual colocava-se o pão, a fim de absorver o caldo de alimentos sobre ele colocados.

 

De acordo com relatos históricos, o prato individual (mazarine) foi introduzido na França pelo Cardeal Mazarine (1653), sendo este homenageado pela novidade, que passara a ser referida com seu nome.

 

Existem registros, devido à pesquisa arqueológica em todo mundo de civilizações do passado, que confirmam terem sido os primeiros pratos fabricados em estanho, prata ou ouro, sendo destinados aos nobres e reis, cabendo ao povo comer em caçarolas.

 

O prato era considerado símbolo de luxo. A faiança e porcelana foram difundidas, juntamente com as demais peças de serviço de mesa, no reinado de Luis XV.

 

No final do Século XVIII, os pratos popularizaram-se como utensílio na mesa.

Em 1750, apareceram os pratos cobertos por cima com tampa em forma de sino, ainda notado nos dias de hoje, em restaurantes de alto luxo, dessa forma, outorgando ao prato em questão, e à refeição, um ar de pompa e refinamento inigualável. 

 

Pratos para Jantar

 

O aparelho de jantar é muito procurado para garantir os utensílios para as refeições da família e das visitas. Ele é um item indispensável na casa e quanto mais jogos de pratos, mais variedade durante as refeições.

Para aquele almoço em família ou jantar com os amigos é preciso uma mesa bonita e organizada, e a parte principal disso tudo com certeza é o aparelho de jantar. E pra não errar na hora de comprar o seu conjunto, é preciso levar em consideração diversos fatores, como material, número de peças, tamanho, decoração entre outras.

 

Material:

 

Quando se trata de material, existem duas opções mais comuns, a cerâmica e a porcelana, elas são fáceis de limpar e muito semelhantes.

 

Cerâmica - Material mais comum entre as louças que compõem o aparelho de jantar.

 

Porcelana - É um material superior à cerâmica, então muitos preferem a porcelana. Porém ambas são bonitas e ficam muito bem na mesa.

 

Composição de Pratos:

 

Existem desde conjuntos menores até o grandes com diversas peças. Escolha o apropriado de acordo com o número de pessoas em casa ou para receber seus convidados. 

Confira o que vem dentro do jogo de jantar.Os conjuntos variam, mas possuem o sousplat (é a base dos pratos), o prato fundo (fica em cima do sousplat ou prato raso), prato de sobremesa, tigela, xícara de chá, xícara de café, pires de chá e pires de café.

 

Decoração da mesa:

 

Não esqueça que a mesa não é feita apenas do aparelho de jantar, é preciso dos talheres corretos, ou seja, um bom faqueiro fará a diferença, travessas, conjunto de copos e taças, pegadores de massa, salada entre outros e prato para bolo ou qualquer outra sobremesa.

Além disso, você pode ter mais de um conjunto de jantar em casa. Para o dia a dia, modelos mais simples, para um encontro com a família um mais chique e para receber os amigos modelos mais coloridos e divertidos. Os modelos são tão variados que cabe a cada um decidir qual modelo combina mais de acordo com a sua personalidade.

 

 

Desvendando um aparelho de jantar

 

Prato de mesa, de sobremesa, de salada, de pasta, de bolo, de pão… nossa,  para que tanto prato? 

Você sabe reconhecer cada prato do aparelho de jantar e dizer para que serve? Bom, às vezes são tantas especificidades que fica difícil mesmo. Algumas marcas chegam a ter de 6 a 8 tipos num mesmo jogo. Outras nem definem o uso, só dizem o tamanho e pronto, o que complica mais ainda. Aqui, vamos desvendar cada item do serviço de mesa, começando pelos que usamos para comer e beber.

 

Tipos mais comuns de pratos

 

Prato Marcador: Também conhecido como sousplat (neste caso o de louça, igual ao resto do aparelho). Como o próprio nome diz, ele serve para marcar o lugar de cada pessoa à mesa. Não se come nele. Mede entre 30 e 33cm.

 

Prato Raso: Tem gente que chama de prato de mesa ou de refeição. Algumas marcas diferem ainda se é de almoço ou de jantar. Sendo que o de almoço é menor e o de jantar é maior. Mede entre 25 e 29cm.

 

Prato de Sopa: Também chamado de prato fundo. Mede entre 22 e 23cm.

 

Prato de Salada: Não é muito comum no Brasil. Ele pode ser substituído pelo de sopa, sem problema algum. Inclusive, algumas marcas não têm prato de salada e sim uma tigela rasa e larga, outras têm em formato de lua. Mede entre 19 e 22cm.

 

Prato de Sobremesa: Para doces em geral, mas também é comum usá-lo para entradas. Se num mesmo aparelho houver o prato de salada e de sobremesa, esse último será um pouco menor.Mede entre 19 e 22cm.

 

Prato de Pão: É o menor da turma. Ele é usado quando é servido pão para acompanhar a refeição, o que não é um hábito cotidiano no Brasil, mas que vai muito bem para servir aquela sopinha no inverno. Mede entre 16 e 18cm.

 

Outros tipos:

 

Prato Gourmet: É maior que os pratos rasos comuns. Como o próprio nome diz, não é para uma comidinha qualquer. Os chefs de alta gastronomia sempre usam. Mede entre 30 e 33cm.

 

Prato de Pasta: É um tipo da linha gourmet também. Normalmente tem uma aba grande e é fundo. Mede entre 27 e 29cm.

 

Prato de Pizza: É um prato reto, com uma pequena borda. É muito usado em lugares onde a pizza é servida individualmente. Aqui no Brasil, tem um prato triangular usado para pizzas em fatia. Mede entre 32 e 33cm (o redondo).

 

Prato de Bolo (fatia): Muito raro por ser facilmente substituído pelo de sobremesa. Mas existem alguns jogos especiais para bolo que vêm o prato para servir e os pratinhos para comer. Mede entre 19 e 20cm.

 

Tipos de tigelas (ou bowls):

 

Tigela de Cereais

Tigela de Frutas

Tigela de Consomé

 

 

Tipos de xícaras:

 

Xícara de café: É pequena, com capacidade entre 80 e 100ml.

 

Xícara de café da manhã: É grande, para tomar café com leite. Tem capacidade entre 330 e 400ml.

 

Xícara de chá: É média, com capacidade entre 180 e 200ml.

 

 

Lista dos Principais Aparelhos de Jantar

 

Oxford

Nadir Figueiredo

Scalla Ceramica

Damask -Porto Brasil

Bon Gourmet

 

 

 

Fonte:

missetiqueta.blogpost.com.br

historia-da-ceramica.blogpost.com

colocandonamesacomcharme.com.br

www.mobly.com.br

Comentários sobre Pratos para Cozinha

Vídeo sobre Pratos para Cozinha

Twitter
Pratos para Cozinha
https://www.youtube.com/embed/KJXCnZBvO1c
Pratos para Cozinha