MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Ralos

Encontre milhares de ofertas de Ralos usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/06/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Ralo

Significado de Ralo

s.m. Peça de metal ou de matéria plástica, provida de furos ou fendas, que permite o escoamento de águas (de banheiros, pias, pisos etc.) mas detém os detritos causadores de entupimentos.

Fundo de peneira.

Crivo.

Ralo ou sumidouro é a saída de água pias, em um cômodo (banheiro, cozinha etc.), ou área externa (quintal etc.) de uma edificação.

 

Em geral os ralos são extremidades de canos conectados à rede de esgotos (ralos internos) ou rede de drenagem (ralos externos) da edificação. Tais extremidades em geral também se apresentam protegidas por tampas permeáveis (proteção na forma grade de orifícios ou frestas), de modo a impedir a entrada de detritos que as entupam. O termo "ralo" também pode referir-se essa tampa.

 

Quando externo à edificação, recebe o nome de bueiro.

Instalação

 

A instalação de ralos é realizada com o pressuposto de que toda a água saia por ele, sem risco de transbordamento. A escolha de um ralo (cano e orifício adequados) maior ou menor é realizada testando-se cumpre tal pressuposto. Esta "escolha do ralo mais adequado" também pode ser referida como "dimensionamento do ralo".

 

Existem três formas típicas de se dimensionar:

 

    padrões (casos similares): escolhe-se o mesmo tipo de ralo que em um caso similar (edificação similar e bem-sucedida na escolha).

    ensaios: simulando a ocorrência de casos extremos e verificando se um ralo temporário (protótipo) dá conta da vazão.

    modelos: calculando-se os parâmetros principais do ralo conforme modelagem do sistema (abaixo).

Dimensionamento

 

Para o cálculo de sumidouros de água podem ser utilizados diversos modelos, sendo que os mais utilizados levam em conta as seguintes variáveis (abstrações):

 

    Q: vazão, taxa de saída da água (de interesse o seu valor máximo);

    I: taxa da entrada de água (valor máximo).

 

Para o caso de uma pia típica, ou de um box de banho, onde I é conhecido (vazão máxima da torneira ou chuveiro), basta escolher um ralo com capacidade Q ≥ I.

 

Nas àreas internas (sem incidência de chuva) a fonte I pode ser suposta como uma torneira presente no próprio cômodo ou água trazida por baldes. Estimando-se I, mesmo que de forma mais vaga, pode-se obter novamente o dimensionamento do ralo através de Q ≥ I.   (para uma modelagem mais orientada a objetivos de faxina, ver nota abaixo).

 

Para o caso de áreas externas, sujeitas a chuvas (ralos ligados à rede de drenagem), a estimativa de I vai depender da intensidade média das piores chuvas do local, e da forma como contabilizamos isso. O modelo de Runoff da Hidrologia é o mais simples e utilizado:

 

  I = C.i.A

 

onde temos

 

    i: intensidade da chuva;

    C: coeficiente de escoamento superficial;

    A: área de drenagem (exposta às chuvas).

 

NOTA: como usualmente ralos internos são utilizados para fins de limpeza do cômodo, pode-se também adotar um modelo similar a este, supondo todo o chão do cômodo (de área A) tomado por uma fina lâmina de água, durante operação de faxina mais drástica.

Protetor

 

Um Ralo protetor ou tampa de ralo é um objeto que complementa o ralo, com os seguintes objetivos principais:

 

    Bloquear o acesso de animais pelo cano de esgoto para o interior das habitações;

    Filtrar, mantendo os tubos e canos sempre limpos e desobstruídos, além de evitar a perda de objetos pequenos.

 

O protetor é ecologicamente correto por ser uma barreira física, dispensando o uso de produtos químicos.

Padrões

 

O Ralo Protetor modelo 94 serve para :

 

    os Ralos seco e caixas de passagem de 100 mm.

 

O Ralo Protetor modelo 95 serve para :

 

    todos os modelos de grelhas removíveis, Porta-grelhas e Caixas sifonadas para tubos de 100 mm.

 

O Ralo Protetor modelo 143 serve para :

 

    grelhas de AMANCO (Obs. AKROS e FORTILIT) para tubos de 150 mm.

    todos os tipos de grelhas removíveis com parte inferior lisa para tubos de 150 mm.

 

O Ralo Protetor modelo 146 serve para :

 

    grelhas de TIGRE, ASTRA, HERC, LUCONI para tubos de 150 mm.

    todos os tipos de grelhas removíveis com parte inferior lisa para tubos de 150 mm.

 

A cozinha é uma divisão da casa especificamente usada para preparo da comida. Uma cozinha moderna é tipicamente equipada com um forno, forno de micro-ondas, placa, tem uma pia também conhecida por lava-louças, com água na torneira para limpar a comida e lavar a louça. As cozinhas modernas quase sempre também apresentam uma máquina de lavar louça, máquina de lavar e secar roupa, e frigorífico. Algumas instalações para armazenar comida sempre estão presente também, seja na forma de uma despensa adjacente ou de forma mais comum armários.

 

Apesar da principal função de uma cozinha ser cozinhar, ela pode também ser o centro de outras atividades, especialmente nos lares, dependendo de seu tamanho, mobília, e eletrodomésticos. Se uma máquina de lavar roupa está presente, lavar roupa e secar também é feito na cozinha. A cozinha pode ser também o lugar onde a família come, tendo espaço para isso. Em alguns casos, pode ser o lugar mais confortável da casa, onde a família e visitantes tendem a congregar.

Acessórios de Cozinha

A culinária é a arte de cozinhar,[1] (ver: artes mecânicas) ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. A culinária está invariavelmente associada à cozinha, pois este é o local ideal para cozinhar. Os métodos de culinária variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios. Por exemplo, a cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve, equivalente à tajine de Marrocos. A alheira de Mirandela é um dos alimentos mais exclusivos da cozinha portuguesa, enquanto no Brasil, os pratos típicos incluem a feijoada brasileira e o churrasco. O cozinheiro principal é normalmente conhecido como chef, assim reconhecido pela sua boa cozinha e dotes culinários.

 

A cozinha muitas vezes reflete outros aspectos da cultura, tais como a religião – a carne de vaca é tabu entre os hindus, enquanto a de porco é proibida entre os muçulmanos e judeus – ou determinadas posições políticas, como o vegetarianismo em que não são consumidos alimentos provenientes de animais ou oriundo de animais como leite e ovos para esse efeito.

 

O desenvolvimento industrial teve igualmente um grande impacto na forma como as pessoas se alimentam. Por exemplo, a maior incidência de pessoas trabalharem longe de casa ou terem mais horas de trabalho levou ao surgimento da comida rápida; por outro lado, a consciência da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos levou à criação de regras, por vezes na forma de leis, sobre a forma como os alimentos devem ser vendidos.

 

Comentários sobre Ralos

Vídeo sobre Ralos

Twitter
Ralos
https://www.youtube.com/embed/OuMNgv6TykE
Ralos