MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Giz para Tacos

Encontre milhares de ofertas de Giz para Tacos usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 23/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Giz para Taco?

Um Giz para Taco é uma rocha sedimentar porosa, uma espécie de calcário branco constituído essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de calcite. O giz forma-se em condições de águas relativamente profundas a partir da acumulação gradual de minúsculas placas de calcite (cocólitos) largadas por microrganismos chamados cocolitóforos. É comum encontrar nódulos de cherte e sílex embebidos no giz.



Falésias de giz


Há noventa milhões de anos, partes da atual costa norte da Europa encontravam-se abaixo do nível do mar. Protozoários como os foraminíferos viviam no fundo do mar entre os detritos que caiam das camadas superiores do oceano. As suas conchas eram formadas por calcite extraída da água do mar, e após a sua morte e por sedimentação as suas conchas formaram gradualmente leitos espessos no fundo marinho, que eventualmente se solidificaram em rocha ao longo de milhões de anos devido ao peso dos sedimentos sobrejacentes. Movimentos tectónicos posteriores relacionados com a formação dos Alpes elevaram estes depósitos marinhos acima do nível do mar.

Entre as mais famosas falésias de giz estão as falésias brancas de Dover na Inglaterra e Møns Klint na Dinamarca.

Sinuca é um jogo de mesa, taco e bolas praticado e criado no Brasil pelo Vô Couto e constitui uma variante do pool, um jogo de mesa inventado em 1875 na Fazenda dos Coutos. Neste jogo dois adversários tentam colocar num dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na sequência definida pelas regras. Pode ser jogado individualmente ou em dupla. Numa mesa de 2,84 m X 1,42 m (medida brasileira), são colocadas oito bolas, com pontuação de 1 (vermelha) a 7 (preta) mais a bola branca.

 

Posicionamento do taco

O maior problema encontrado entre os iniciantes da sinuca é o mau posicionamento do taco, que geralmente é utilizado com a parte de trás muito elevada. Isso faz com que a bola branca seja forçada de cima para baixo, afundando no pano e desviando-se do alinhamento. Obtém-se um melhor desempenho se o taco for colocado o mais próximo possível da posição horizontal. Os lances de execução mais complicada são aqueles em que a bola branca está colada ou encavalada, justamente por requererem o levantamento da parte de trás do taco. Da mesma forma, também não se deve baixá-la demais: no âmbito de se posicionar o taco horizontalmente, pode-se cometer o erro de baixar demais a parte de trás do taco, de tal forma que esta poderá bater na tabela no momento da execução da tacada desviando o taco da posição correta. Às vezes essa batida é muito sutil e pode nem ser percebida, mas qualquer toque, por mais sutil que seja, pode ser suficiente para fazer errar a jogada. Esse equívoco de baixar demais o taco é muito comum e acontece porque a tabela da mesa de sinuca é mais alta que o plano onde as bolas rolam, fato que, com exceção de algumas jogadas, impede de se obter uma posição precisamente horizontal.

 

Daí se depreende que a horizontalidade do taco é uma questão bastante delicada, merecedora de um estudo atento por parte do praticante, que, à medida que tenta colocar o taco o máximo possível na horizontal, não deve ultrapassar os limites que proporcionam a sua livre movimentação.

 

O Jogo de Sinuca

 

No começo da partida, o jogador deverá posicionar a bola no semi-círculo desenhado ao lado esquerdo da mesa, a meia-lua. O objetivo inicial, é atingir a bola vermelha, mas sem encaçapá-la. Isto, apenas na primeira jogada. Nesta, caso outra bola seja tocada o jogo recomeça. O mesmo jogador tem direito de tentar esta jogada por três vezes. Se ainda assim não conseguir, será punido perdendo sete pontos, e terá que passar a vez ao seu adversário. A segunda tacada, pode ser iniciada com a bola da vez, esta sem risco de penalidade, ou em qualquer uma das bolas, mas desta forma, se o jogador errar, poderá ser punido com sete pontos. Caso acerte, no entanto, ganhará os pontos da bola e também terá direito a mais uma tacada. A partir desta nova jogada, a bola objetivada deverá ser obrigatoriamente a bola da vez.


Continuando a partida

 

Quando o jogador consegue encaçapar a bola da vez, além dos ganhos citados anteriormente, ele ganha uma bola bônus, ou seja, ele pode tentar encaçapar qualquer bola, sem ser na ordem do jogo e não será penalizado, caso a bola tentada não seja encaçapada, exceto quando ocorre outra falta que não seja o não encaçapamento desta. Caso esta bola bônus seja encaçapada, o jogador ganhará os pontos referentes a ela, e mais uma tacada, neste caso, valendo a penalidade para as bolas que não sejam da vez. O jogo deve correr normalmente, então, seguindo a bola da vez, e repetindo as regras citadas anteriormente.

A Pontuação

Cada bola de sinuca encaçapada possui uma pontuação a ser dada ao jogador. Abaixo, estão citadas as pontuações normalmente seguidas:

 

Vermelha - 1 ponto; Amarela - 2 pontos; Verde - 3 pontos; Marrom - 4 pontos; Azul - 5 pontos; Rosa - 6 pontos; Preta - 7 pontos.

 


Penalidades - 7 pontos

Taco

Um taco de bilhar, também utilizado para a prática do snooker e da sinuca, é um equipamento desportivo básico para a prática do bilhar.

03 dicas de sinuca para arrasar no bar

 

A sinuca é um esporte que vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Quem frequenta os famosos barzinhos sabe bem do que estou falando. Porém, muitos não se arriscam no esporte ou tem vergonha pelo fato de não ser tão habilidoso quanto os seus colegas.

 

Pensando nisso, separamos 03 dicas básicas que podem lhe ajudar a jogar sinuca melhor. Então se prepare e arrase no bar.

Dica 1: Postura

 

O grande vilão dos jogadores de sinuca é certamente a postura. Até aqueles que se dizem bons de taco tem alguns probleminhas na postura que as vezes, o impede de fazer algumas jogadas mais avançadas e progredir no esporte.

 

Para começar falemos da ponte, que nada mais é do que a mão que é apoiada na mesa e serve de apoio para o taco. A distância correta da mão é de um palmo da bola branca. Logo em seguida, deve-se subir a mão na altura de um giz, facilitando o deslize do taco pela mão.

 

A empunhadura é a forma de segurar a parte inferir do taco, que deve funcionar como um pêndulo. Lembre-se que o braço deve permanecer reto, somente o que move é o antebraço. Logicamente, dependendo da jogada, essa situação não é possível. Mas leve essa situação como uma exceção, usando a técnica da empunhadura na maior parte dos casos.

 

A cabeça é outro ponto importante. Ao realizar o movimento anterior a tacada, tente colar o queixo no taco. Além de ter uma melhora na mira, durante o movimento seu braço permanecerá reto, melhorando a eficácia de sua tacada.



Dica 2: Giz

 

 Embora possa parecer apenas uma mania de quem joga sinuca, o fato de usar o giz na ponta do taco é muito útil para suas tacadas. Isso por que o giz é responsável por polir a superfície da ponta do taco, permitindo assim uma tacada mais certeira. A ausência do giz pode gerar irregularidades na ponta do taco, causando assim algum efeito inesperado na jogada.

 

Além de saber o sua importância, também é necessário saber passar o giz no taco. O ato se baseia basicamente em dois movimento em conjunto. Basta girar o giz ao mesmo tempo em que gira o taco também, assim a superfície aplicada será maior, fornecendo mais atrito ao taco.

Dica 3: Efeitos

 

 Os efeitos são a grande arte da sinuca. Eles podem ser simples ou complexos, tudo depende da sua ousadia nas jogadas. Porém, independente do efeito utilizada, há um fundamento que deve ser aprendido para poder soltar sua criatividade nas jogadas.

 

Todo efeito utilizado se compete à bola branca. Portanto, imagine a superfície que você enxerga da bola como um relógio. Cada hora representa um efeito diferente, tudo depende da combinação das horas utilizadas.

 

Efeitos primários do Jogo de Sinuca

 

    12:00 – A bola branca irá bater na bola seguinte e seguir em frente.

    Um pouco abaixo do centro –  A bola branca irá colidir com a bola seguinte e parar em seguida.

    06:00 – Bola branca bate e volta.

    03:00 – Bola branca segue à direita.

    09:00 – Bola branca segue à esquerda.

    Centro: A bola segue sem nenhum efeito.

 

Efeitos secundários do Jogo de Sinuca:

 

Após conhecer os efeitos primários, todos os outros efeitos são derivados da combinação de dois efeitos primários.

 

Se você mirar, por exemplo, entre 12:00 e 03:00 a bola irá adquirir o efeito dos dois pontos, ou seja, irá seguir em frente pela direita. De forma semelhante, se você mirar em um ponto entre a 09:00 e 06:00 a bola branca bate e volta pela esquerda. Tudo é uma questão de combinação, basta você usar sua criatividade e utilizar o melhor efeito para sua tacada.

Comentários sobre Giz para Tacos

Vídeo sobre Giz para Tacos

Twitter
Giz para Tacos
https://www.youtube.com/embed/-cQMcKi4BW0
Giz para Tacos