MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Massinhas de Modelagem

Encontre milhares de ofertas de Massinhas de Modelagem usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 19/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Como Fazer Massa Para Modelar

5 Métodos:Fazendo a massa à base de salFazendo uma massa à base de amidoFazendo uma massa que não precisa ser assadaFazendo uma massa de porcelana friaFazendo uma massa à base de óleo

Você pode fazer massa de modelar usando diversos métodos, e cada um dará um resultado diferente; pode-se fazer massas que precisam ir ao forno e outras que secam sozinhas, ou até massas que nunca sequem. Este artigo mostrará a você várias maneiras diferentes de fazer massa de modelar.

 
 
Anúncio
< id="aswift_0" style="margin: 0px; padding: 0px; left: 0px; position: absolute; top: 0px;" name="aswift_0" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="671" height="120">

Ingredientes

 

Ingredientes para a massa à base de sal[1]

  • 1 xícara (280 g) de sal
  • 1 xícara (140 g) de farinha
  • 1/2 xícara (112,5 ml) de água morna
  • Algumas gotas de corante alimentício (opcional)
  • Glitter (opcional)
 

Ingredientes para a massa à base de amido de milho[2]

  • 1 xícara (180 g) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara (65 g) de amido de milho
  • 3/4 de xícara (168,75 ml) de água morna
 

Ingredientes para a massa que não vai ao forno[3]

  • 1 xícara (225 ml) de água
  • 4 xícaras (560 g) de farinha
  • De 2 a 4 colheres de sopa de óleo de cozinha
  • 1 xícara e 1/2 (420 g) de sal
  • Corante alimentício (opcional)
  • Glitter (opcional)
 

Ingredientes para a massa de porcelana fria[4]

  • 1 xícara (225 ml) de cola branca
  • 1 xícara (125 g) de amido de milho
  • 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
  • 1 colher de sopa de óleo de bebê
 

Ingredientes para massa à base de óleo[5]

  • 1 folha de cera de abelha (tamanho A4 ou 21,59 x 27,94 cm)
  • 4 colheres de sopa de vaselina
  • 6 colheres de chá de óleo de bebê
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3/4 de xícara (135 g) de cal hidratada (hidróxido de cálcio)
 

 

Método 1 de 5: Fazendo a massa à base de sal

  1. Imagem intitulada Make Clay Step 1
    1
    Combine os ingredientes secos em uma tigela grande. Você precisará de 1 xícara (280 g) de sal e de 1 xícara (140 g) de farinha. Caso deseje adicionar glitter à massa, pode colocá-lo agora. Comece com 1 colher de chá; você pode usar o glitter fino para scrapbooking ou o glitter mais grosso para artesanato, porém o primeiro será mais fácil de misturar. Jogue tudo em uma tigela grande e mexa.
     
     
    Anúncio
    < id="aswift_1" style="margin: 0px; padding: 0px; left: 0px; position: absolute; top: 0px;" name="aswift_1" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="629" height="120">
  2. Imagem intitulada Make Clay Step 2
    2
    Meça a água. Você precisará de 1/2 xícara (112,5 ml) de água morna. Caso queira fazer massa colorida, pode colocar algumas gotas de corante alimentício neste momento.
     
  3. Imagem intitulada Make Clay Step 3
    3
    Despeje a água no sal e na farinha e misture usando as mãos. Continue a amassar até chegar a uma textura macia.
    • Se a massa estiver muito seca, coloque um pouco mais de água.
    • Caso fique muito grudenta, coloque um pouco mais de farinha.
     
  4. Imagem intitulada Make Clay Step 4
    4
    Transfira a massa para uma superfície plana. Ela já estará pronta para o uso, e você pode esculpir bonequinhos com ela ou enrolá-la e fazer enfeites.
     
  5. Imagem intitulada Make Clay Step 5
    < id="61191316-61191316" style="margin: 0px !important; padding: 0px; transform-origin: 0px 0px 0px; transform: scale(0.913462); visibility: visible; display: block; max-width: none !important; width: 728px !important; height: 90px !important;" src="http://ib.adnxs.com/tt?referrer=http%3A%2F%2Fpt.wikihow.com%2FFazer-Massa-Para-Modelar&pt0=665&pt1=98&pt2=21880&pt3=33768&pt4=1.0947368&pt5=&pt6=26&id=5298458" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="728" height="90">
    5
    Faça alguns ornamentos ou lembrancinhas com a massa. Comece enrolando-a com um rolo de macarrão. Corte-a usando um estilete, um cortador de biscoitos ou um copo. Caso queira pendurar o enfeite, faça um buraco perto da parte superior da forma usando um canudinho ou um palito de dentes.
    • A massa à base de sal pode dar ótimas lembranças. Pressione os pés ou as mãos do seu filho na massa até fazer uma impressão deles.
     
  6. Imagem intitulada Make Clay Step 6
    6
    Asse a massa, se quiser. Transfira suas criações para uma assadeira e asse-as no forno a 100 °C por 3 horas. Caso a massa ainda não tenha endurecido, vire o item e asse-o por mais 2 horas.[6]
     
     
    Anúncio
    < id="aswift_2" style="margin: 0px; padding: 0px; left: 0px; position: absolute; top: 0px;" name="aswift_2" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="627" height="100">
 

 

Método 2 de 5: Fazendo uma massa à base de amido

  1. Imagem intitulada Make Clay Step 7
    1
    Meça o bicarbonato de sódio e o amido de milho e coloque-os em uma panela. Você precisará de 1 xícara (180 g) de bicarbonato de sódio e de 1/2 xícara (65 g) de amido. Essa massa terá de ser aquecida no fogão, portanto recomenda-se supervisão adulta. Você não precisará assar a massa, mas será necessário terminar o objeto no mesmo dia em que ele for feito.
     
  2. Imagem intitulada Make Clay Step 8
    2
    Despeje um pouco de água na panela e misture. Você usará 3/4 de xícara (168,75 ml) de água morna. Mexa tudo usando um batedor até que não haja mais caroços.
    • Se quiser, adicione um pouco de glitter para scrapbooking fino, branco ou iridescente. Comece com 1 colher de chá por vez até que fique tão brilhante quanto você deseja.
     
  3. Imagem intitulada Make Clay Step 9
    3
    Coloque a panela no fogão e aqueça a mistura. Mexa e não deixe ferver. A massa começará a engrossar e se tornará parecida com um molho.
     
  4. Imagem intitulada Make Clay Step 10
    4
    Retire a panela do fogo assim que a massa estiver pronta e deixe-a secar. A massa estará pronta quando ficar bem grossa, como purê de batata. Deixe esfriar por tempo suficiente para que possa tocá-la sem se queimar.
     
  5. Imagem intitulada Make Clay Step 11
    5
    Transfira a massa para uma superfície plana. Ela então estará pronta para ser moldada e você pode esculpir bonequinhos com ela ou enrolá-la e fazer enfeites.
     
  6. Imagem intitulada Make Clay Step 12
    6
    Faça alguns ornamentos. Como essa massa fica branca depois de seca, ela pode ser usada para fazer lindos enfeites. Enrole-a até que tenha cerca de 1/2 a 1 cm de espessura[7] e corte-a usando um estilete, um cortador de biscoitos ou um copo. Faça um buraco perto do topo do ornamento usando um canudinho ou um estilete.
     
  7. Imagem intitulada Make Clay Step 13
    7
    Deixe a massa secar de um dia para o outro. No dia seguinte, ela terá uma cor branca e brilhante.
     
     
    Anúncio
    < id="aswift_3" style="margin: 0px; padding: 0px; left: 0px; position: absolute; top: 0px;" name="aswift_3" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="627" height="100">
 

 

Método 3 de 5: Fazendo uma massa que não precisa ser assada

  1. Imagem intitulada Make Clay Step 14
    1
    Encontre uma tigela grande e coloque nela o sal e a farinha. Você precisará de 4 xícaras (560 g) de farinha e de 1 xícara e 1/2 (420 g) de sal. Caso queira colocar um pouco de glitter, faça-o agora. Você pode usar glitter fino para scrapbooking ou glitter grosso para artesanato, mas será mais fácil misturar o fino. Use o quanto quiser.
     
  2. Imagem intitulada Make Clay Step 15
    2
    Faça um pouco de massa colorida. Antes de misturar a água ao sal e à farinha, você precisará decidir se quer ou não colorir a massa. Se quiser, coloque algumas gotas de corante alimentício na água e misture com uma colher.
     
  3. Imagem intitulada Make Clay Step 16
    3
    Despeje a água no sal e na farinha e mexa. Será necessário usar 1 xícara (225 ml) de água. Misture até que tudo fique combinado em uma textura de massa.
     
  4. Imagem intitulada Make Clay Step 17
    4
    Adicione um pouco de óleo de cozinha. Ele ajudará a deixar a massa macia e evitará que ela se esfarele. [8] Você precisará de 2 a 4 colheres de sopa, dependendo de quanto a sua massa está seca ou esfarelando.
     
  5. Imagem intitulada Make Clay Step 18
    5
    Amasse. Usando as mãos, aperte, esprema e amasse a mistura até que ela se transforme em uma massa. Se ela ainda estiver muito seca, coloque um pouco mais de óleo de cozinha.
     
  6. Imagem intitulada Make Clay Step 19
    6
    Brinque com a massa. Você pode usá-la para fazer formas divertidas várias vezes.
     
  7. Imagem intitulada Make Clay Step 20
    7
    Guarde a massa corretamente. Caso deseje brincar com ela mais tarde, coloque-a dentro de um recipiente fechado a vácuo. Você também pode fazer um bonequinho e deixar secar completamente durante a noite.
     
     
    Anúncio
    < id="aswift_4" style="margin: 0px; padding: 0px; left: 0px; position: absolute; top: 0px;" name="aswift_4" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="627" height="100">
 

 

Método 4 de 5: Fazendo uma massa de porcelana fria

  1. Imagem intitulada Make Clay Step 21
    1
    Coloque uma panela no fogo e adicione o amido de milho. Você precisará de 1 xícara (125 g) de amido. Se não tiver acesso a um forno, pode usar um micro-ondas em vez disso. Encontre uma tigela que possa ser usada no aparelho e encha-a com 1 xícara (125 g) de amido de milho.
     
  2. Imagem intitulada Make Clay Step 22
    2
    Adicione os ingredientes úmidos e misture. Serão necessárias 1 xícara (225 ml) de cola branca, 1 colher de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de óleo de bebê. Mexa tudo usando uma colher ou um batedor.
    • O suco de limão age como conservante, que é importante caso você não pretenda usar toda a massa de uma vez.[9] Se não tiver suco de limão, você pode utilizar 1 colher de sopa de vinagre branco no lugar.[10]
     
  3. Imagem intitulada Make Clay Step 23
    3
    Ligue o fogo e aqueça a mistura. Continue mexendo até que a combinação comece a engrossar e a se soltar dos lados da panela.
    • Se estiver usando um micro-ondas, misture tudo primeiro até chegar a uma consistência de pasta, e então coloque a tigela no aparelho e aqueça-a por um minuto e 30 segundos. Pause o micro-ondas a cada 30 segundos e mexa o conteúdo da tigela antes de continuar a aquecer.[11]
     
  4. Imagem intitulada Make Clay Step 24
    4
    Retire a panela do fogo e deixe-a esfriar até que possa ser tocada. Caso esteja usando o micro-ondas, tire a tigela do aparelho e misture o conteúdo dela uma última vez. Deixe a massa esfriar o suficiente para poder ser tocada sem o risco de queimaduras.
     
  5. Imagem intitulada Make Clay Step 25
    5
    Transfira a massa para uma superfície plana e amasse-a. Para evitar que ela grude, polvilhe amido de milho na superfície sobre a qual trabalhará. Amasse com as mãos até que a massa fique macia.
     
  6. Imagem intitulada Make Clay Step 26
    6
    Caso deseje, coloque um pouco de cor na massa. Você pode pintá-la depois de seca ou misturar um pouco de corante a ela. Adicione algumas gotas de corante alimentício ou tinta acrílica e amasse até chegar a uma cor uniforme.
     
  7. Imagem intitulada Make Clay Step 27
    7
    Deixe a massa curar. Antes de usá-la, enrole-a em uma bola e enfie-a em um saco plástico com fecho. Feche o saco e deixe-o em um local fresco durante a noite.
     
  8. Imagem intitulada Make Clay Step 28
    8
    Esculpa com a massa. Ela estará pronta para ser usada no dia seguinte, e você pode esculpir com ela e deixá-la secar ao ar livre. Caso não a tenha pintado, espere até que ela seque antes de aplicar a tinta acrílica. Essa massa não precisa ser assada.
    • Passe um pouco de hidratante sem óleo nas mãos antes de trabalhar com a massa para evitar que ela grude.[12]
    • Se a sua massa começar a secar, você pode misturar um pouco de cold creamnela para amaciá-la novamente.[13]
     
     
    Anúncio
    < id="aswift_5" style="margin: 0px; padding: 0px; left: 0px; position: absolute; top: 0px;" name="aswift_5" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="627" height="100">
 

 

Método 5 de 5: Fazendo uma massa à base de óleo

  1. Imagem intitulada Make Clay Step 29
    1
    Monte uma panela para banho-maria. Encha uma panela grande com 2,5 a 5 cm de água e coloque uma tigela grande sobre ela. A parte de baixo da tigela não deve tocar a água. Ligue o fogão e deixe a água ferver; em seguida, abaixe o fogo e mantenha a água numa temperatura próxima da fervura.
     
  2. Imagem intitulada Make Clay Step 30
    2
    Embrulhe uma assadeira com uma folha de papel-alumínio. Você precisará dela assim que terminar de aquecer a massa.
     
  3. Imagem intitulada Make Clay Step 31
    3
    Derreta a cera de abelha no banho-maria. Quebre a folha de cera em pedaços menores para fazer com que ela derreta mais rápido, coloque os pedaços na tigela e aqueça até que a cera fique completamente líquida e translúcida. A cera não deixará que a massa seque, tornando-a semelhante a uma massa de modelar comercial.
     
  4. Imagem intitulada Make Clay Step 32
    4
    Adicione a cal hidratada. Lentamente, despeje 3/4 de xícara (135 g) de cal hidratada na cera. A mistura ficará um pouco encaroçada, portanto você precisará mexer até que todos os caroços desapareçam.
     
  5. Imagem intitulada Make Clay Step 33
    5
    Despeje o resto dos ingredientes e misture novamente. Você precisará de 4 colheres de sopa de vaselina, 6 colheres de chá de óleo de bebê e 2 colheres de sopa de óleo de coco. Mexa por 30 segundos.
     
  6. Imagem intitulada Make Clay Step 34
    6
    Coloque um pouco de cor na massa. Ela terá uma coloração marrom-clara depois de pronta; você pode deixá-la mais colorida adicionando uma colher de sopa de pigmento em pó à mistura e mexendo para combinar.[14]
     
  7. Imagem intitulada Make Clay Step 35
    7
    Transfira imediatamente a mistura para a assadeira. Depois que os 30 minutos se passarem, tire a tigela da panela e despeje a massa na assadeira. Ela começará a endurecer rapidamente.
     
  8. Imagem intitulada Make Clay Step 36
    8
    Deixe a mistura endurecer e teste a textura. A massa começará a endurecer depois de cerca de dez minutos. Durante esse tempo, você pode testá-la e adicionar mais ingredientes para resolver os problemas.
    • Se a mistura estiver muito seca, coloque um pouco mais de óleo e mexa. O óleo ajudará a amaciar a massa e a tornará menos seca.
    • Caso o resultado esteja muito duro, transfira-o de volta para o banho-maria e deixe-o amolecer. Coloque mais óleos e mais cal hidratada.
     
  9. Imagem intitulada Make Clay Step 37
    9
    Espere a massa ficar firme antes de usá-la. Como é feita de óleos e cera, essa massa nunca secará ou endurecerá completamente. Depois de fria, você pode tirá-la da assadeira e esculpir com ela.
     
  10. Imagem intitulada Make Clay Step 38
    10
    Guarde a massa do jeito certo quando não a estiver usando. Embora ela não seque ou endureça como a maioria das outras, ainda pode pegar poeira e sujeira. Deixe-a limpa embrulhando-a em filme plástico, colocando-a em um saco plástico ou guardando-a em um recipiente fechado a vácuo. Armazene a massa em um local fresco, pois o calor pode fazer com que ela fique mole e grudenta.

Comentários sobre Massinhas de Modelagem

Vídeo sobre Massinhas de Modelagem

Twitter
Massinhas de Modelagem
https://www.youtube.com/embed/U1mu1QdXPqQ
Massinhas de Modelagem