MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Tintas Guache

Encontre milhares de ofertas de Tintas Guache usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

 

Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em ) que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a umsubstrato se converte num filme sólido opaco. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objectos ou superfícies.

A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objectos. Usa-se para produzir arte; naindústria: estruturas metálicas, produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletro-eletrónicos; como protecção anticorrosiva; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas; um grande número de aplicações actuais e futuras, como frascos utilizados para perfumes e maquiagens.

Como arte, tem sido usada ao longo de séculos na criação de grandes obras como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci ou a Noite Estrelada de Van Gogh.

História

 

As primeiras utilizações de tintas datam de há 40 000 anos atrás quando os primeiros Homo sapiens pintaram nas paredes das cavernas figura recorrendo a pigmentos de ocre,hematita, óxido de manganês e carvão vegetal.

As paredes antigas de Dendera no Egipto que estiveram expostas aos elementos durante milhares de anos, ainda possuem cores brilhantes e vivas tal quando foram pintadas 2 000 anos atrás. Os egípcios misturavam os pigmentos com uma substância pastosa e aplicavam-nas separadas umas das outras sem qualquer mistura. Eles usavam seis cores: branco, preto, vermelho, amarelo, azul e verde. Primeiramente cobriam a área com branco, depois desenhavam o esboço a negro. Eles usavam tetróxido de chumbo para a cor vermelha, geralmente com um tom bastante escuro.

Plínio, o Velho menciona tetos pintados na cidade de Ardea, que teriam sido feitos antes da fundação de Roma, mencionando a sua surpresa e admiração pela sua frescura após tantos séculos passados. Nos tempos antigos, a tinta era feita a partir da gema do ovo que endurecia, ficando colada à superfície. Os pigmentos provinham de plantas, areias e outros compostos presentes no solo.

Os indígenas brasileiros obtinham tintas da flora nativa para ornamentar o corpo para festas, guerras e funerais ou para proteção contra insetos: o branco da tabatinga, o encarnado do araribá, do pau-brasil e do urucum, o preto do jenipapo e o amarelo da tatajuba.

 

Como criar tintas

 

Tinta de água de beterraba (cor grená ou rosa)

Material: beterraba e água

Como fazer: aproveitar a água em que a beterraba cozinhou. Para a cor da tinta ficar mais forte cozinhar com menos água. Pode acrescentar qualquer cola para engrossar. No caso de ter beterraba que não preste para comer, pode fazer a tinta com a própria beterraba batida ou amassada na água e depois peneirada. 

 

Tinta de caroço de abacate

Material: semente de abacate, água, pano.

Como fazer: cortar o caroço do abacate em pedaços pequenos, em seguida socar ou moer. Espalhar o que foi socado ou moído ao ar para amarronzar. Depois colocar numa vasilha, acrescentar pouca água para não ficar uma tinta clara e espremer com um pano.

Tinta de carvão (cor preta ou cinza)

Material: carvão, água, peneira ou pedaço de pano.

Como fazer: socar bastante o carvão. Depois misturar bastante água no pó, peneirar ou coar num pano. Deixar descansar por duas horas. Jogar fora, com cuidado, a água de cima e colocar um pouco de cola. 

Outras sugestões para fazer tinta preta ou cinza: carvão de caroço de pêssego ou sementes.

Tinta de pedra (várias cores)

Material: água e pedras de várias cores (cada região tem as suas).

Como fazer: socar bastante a pedra até virar pó. Depois peneirar, misturar água, sacudir, e deixar descansar por duas horas. Jogar fora, com cuidado, a água de cima e colocar um pouco de cola que ajuda a engrossar. Se quiser acentuar a cor, colocar um pouco de óleo de cozinha.

Tinta de terra

Material: terra, peneira fina, coador de pano, pano velho.

Como fazer: para fazer tinta de terra, é importante ver se ela é barrenta, se tem “liga” ou “pega”. Terra com muita areia não serve. Serve a tabatinga ou terra comum que pode ser encontrada de várias cores.

Pegar uma porção de terra e socar bem. Peneirar em peneira fina várias vezes, misturar água, mexer bem e coar essa mistura num coador de pano. Jogar fora a areia, colocar dentro de um vidro a água coada. Deixar a água barrenta descansar por dois dias para que o barro vá para o fundo, separando-se da água; isso se chama decantar. No segundo dia, jogar a água com cuidado fora para não voltar a misturar. Retirar o barro do vidro, colocando em um pedaço de pano e levar ao sol para escorrer um pouco. Depois colocar o “barro” em um recipiente plástico, acrescentar um pouco de água e de cola. Se quiser acentuar a cor, colocar um pouco de óleo de cozinha.

Tinta simples de terra (várias cores)

Material: terra e água

Como fazer: Não é preciso fazer a decantação (tirar a areia) para fazer esta tinta. Só é preciso misturar água à terra e,se quiser, acrescentar cola. Está pronta a tinta.

Tinta de urucum (cor laranja ou vermelha dependendo do tipo de planta)

Material: 2 colheres de sementes de urucum, 1 copo de água, 1 colher (sopa) bem rasa de polvilho ou farinha de trigo ou 1 colher de chá de cola, 1 colher de chá de óleo de cozinha.

Como fazer: misturar as sementes com a água e cozinhar bem, depois engrossar com o polvilho ou farinha dissolvidos em pouca água. Tirar do fogo e colocar a cola e o óleo mexendo bem.

Tinta de anil (cor azul)

Material: tablete de anil, água, cola, polvilho ou farinha de trigo.

Como fazer: dissolver o tablete de anil na água, colocar um pouco de cola ou engrossar com polvilho ou farinha levando ao fogo.

Tinta guache 

Material: 2 colheres de sopa de tinta em pó xadrez, 1 colher pequena de gesso, 1 colher pequena de cola branca ou goma arábica, água o quanto baste.

Como fazer: misturar a tinta com cola ou goma, depois a água e por fim o gesso.

 

Como fazer giz, lápis e pincéis

Giz caseiro

Material: massa corrida de parede, tinta xadrez em cores, vasilha.

Como fazer: colocar a massa em prato fundo ou tigela e ir juntando o pó xadrez até ficar no ponto de enrolar. Fazer rolinhos curtos e grossos e colocar para secar à sombra. Usar para desenhar no papel ou no chão.

Lápis

Como fazer: aproveitar pedaços de carvão, de tijolo, de pedra para as crianças desenharem no papel ou cimento.

Pincel de corda

Como fazer: amarrar um pedaço de corda de sisal ou bacalhau na ponta de um pedaço de madeira juntando bem os fios. Molhar para acertar cortar as pontas salientes que podem dar traço duplo.

Pincel de pano

Como fazer: passar cola na ponta de um pedaço de pau ou graveto, enrolar um pouco de pano e amarrar na parte de cima para ficar mais forte. Pode ser feito também só enrolando o pano e amarrando. 

Pincel de pena de galinha

Como fazer: aproveitar penas de galinha para pintar ou, então, cortar as penas e amarrar de várias maneiras para fazer outros tipos de pincéis.

 

Massas de modelar 

Argila

Material: nos lugares onde for fácil conseguir a argila, é muito bom que ela seja oferecida às crianças que gostam muito de mexer e criar suas formas.

Massa de farinha de trigo ou polvilho

Material: 3 xícaras de farinha de trigo ou polvilho; guache, anilina, água de beterraba ou de anil para colorir; uma colher de sopa de óleo de cozinha; água.

Como fazer: misturar a farinha de trigo, o óleo, o que for usar para colorir e amassar; ir colocando água até dar o ponto de massinha.

Observação: essa massa deve ser feita quando conseguimos farinha ou polvilho com data vencida ou com bichinhos, pois não se deve usar um alimento para dar para as crianças brincarem.

 

Comentários sobre Tintas Guache

Vídeo sobre Tintas Guache

Twitter
Tintas Guache
https://www.youtube.com/embed/WE_U_gAYXkE
Tintas Guache