MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Caneta para Quadro

Encontre milhares de ofertas de Caneta para Quadro usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

A caneta é um instrumento utilizado para a escrita utilizando tinta. Varia das mais simples às mais sofisticadas e elegantes, das de uso comum aos profissionais, diferindo também em matéria de cor. Ainda hoje é utilizada por estudantes do mundo inteiro para fazer seus trabalhos escolares.

História da caneta esferográfica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Caneta esferográfica

O revisor tipográfico húngaro László Bíró inventou, em 1932, uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a antiga caneta-tinteiro. Na oficina do jornal em que trabalhava, na cidade de Budapeste, deteve-se a observar o funcionamento da rotativa. O cilindro se empapava de tinta e imprimia o texto nele gravado sobre o papel. Com a ajuda de seu irmão Georg, que era químico, e do amigo Imre Gellért, um técnico industrial, Biro encontrou a solução. Acondicionou a tinta dentro de um tubo plástico. A tinta, pela força de gravidade, descia para a ponta do tubo. Nessa mesma ponta, ele colocou uma esfera de metal que, ao girar, distribuía a tinta de uma maneira pluriforme pelo papel. A bolinha da ponta da caneta, que passa tinta para o papel, normalmente é de carbeto de tungstênio, metal usado em balas de revólver e 4 vezes mais resistente do que o aço.

Caneta hidrográfica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Pontas de canetas hidrográficas

Caneta hidrográfica é um tipo de caneta com ponta de diâmetro variável, cuja tinta umedece uma ponta de feltro usada para escrever e desenhar. É possível encontrar no mercado diversos tipos de canetas hidrográficas, para as mais diferentes aplicações, e com carga de tinta nas cores mais variadas.

Entre os subtipos de canetas hidrográficas, podemos destacar:

a caneta marca-texto, cuja carga de tinta translúcida em cores vivas permite ler o trecho de texto que por ela tenha sido coberto, destacando-o visualmente dos demais;

o marcador para quadro branco, também conhecido como pincel atômico, cuja tinta não é absorvida pela superfície na qual é aplicada e que, portanto, pode ser "apagada" posteriormente;

o marcador de segurança, que possui tinta invisível reagente à luz negra, usada para identificação de objetos sujeitos a roubo;

o marcador permanente, que utiliza tinta similar à do spray, resistente à água e aderente a quase todas as superfícies (desde papel e plástico a pedra e metal);

o marcador de eleição, utilizado para marcar o dedo, preferencialmente a cutícula da pessoa, assim evitando fraude eleitoral como voto duplo. A tinta é fotosensível e leva de uma a duas semanas para ser retirada completamente.

A Caneta Espacial (do inglês: Space Pen, também conhecida como a Caneta dos Astronautas), comercializada pela Fisher SPACEPEN Co., é uma caneta que utiliza cartuchos pressurizados de tinta e tem a capacidade de escrever em gravidade zero, de cabeça para baixo, debaixo d'água, sobre papel molhado e gorduroso, em qualquer ângulo, e em faixas de temperatura extremas.

A Caneta Espacial Fisher foi inventada pelo industrial e fabricante da caneta Paul C. Fisher e é fabricado em Boulder City, Nevada, Estados Unidos. Canetas de outros fabricantes alegando algumas ou todas as habilidades da Caneta Espacial também têm aparecido no mercado.

Índice  [esconder]

1             Tecnologia

2             Modelos

3             Cartuchos de recarga

4             Porque as canetas comuns não escrevem no espaço?

5             Lenda urbana

6             Referências

7             Ligações externas

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A esfera presente na ponta desta caneta é feita de carbeto de tungstênio e é precisamente montada para evitar vazamentos. Uma esfera deslizante separa a tinta a partir do gás pressurizado. A tinta tixotrópica fica armazenada no reservatório hermeticamente fechado e sob pressão.A caneta pode escrever em altitudes de até 3810 metros. A tinta é forçada a sair devido ao ar comprimido a uma pressão de cerca de 35 psi (kPa 240). Temperaturas de operação variam de -35 a 120 graus Celsius. A caneta tem uma vida útil estimada (sem uso) de 100 anos.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Existem dois estilos de destaque da caneta: a caneta "AG7 Astronaut ", uma caneta retrátil com corpo longo fino em forma de uma caneta esferográfica comum, e a "bullet" que não é retrátil e tem o corpo mais curto do que as canetas comuns quando tampado, mas quando a tampa é afixada na parte traseira para a escrita assume o tamanho de uma caneta comum. Uma caneta deste modelo está em exposição permanente no Museu de Arte Moderna (Nova Iorque).

Vários dos modelos da Caneta Espacial (o modelo "Millennium" é um) são fabricados para escrever durante uma vida inteira para um usuário "médio". Como isto é muito vago, nas especificações do produto existe uma indicação de que a caneta vai escrever exatamente 30,7 milhas (cerca de 48,15 quilômetros).

Cartuchos de recarga[editar | editar código-fonte]

Os cartuchos de recarga comuns da Caneta Espacial podem ser usados em qualquer caneta que utilize cartuchos no padrão das canetas esferográficas Parker bastando, para isso, utilizar o adaptador de plástico que é fornecido com cada recarga.

Existe uma grande variedade de cores de tinta disponíveis para os cartuchos de recarga da Caneta Espacial. Podem ser encontrados tanto os tradicionais azul e preto como cores variadas, entre elas: verde, vinho, púrpura e marrom.

Existem também alguns cartuchos especiais como o Guardião de Cheques (do inglês: Check Guardian) que possui uma tinta especial para evitar que a tinta da caneta seja removida para a adulteração de cheques.

Outro cartucho especial é aquele que escreve com tinta invisível. A única forma de visualizar aquilo que foi escrito é utilizando uma lâmpada ultravioleta.

Porque as canetas comuns não escrevem no espaço?[editar | editar código-fonte]

Aqui na terra, a gravidade puxa a tinta que está presente no reservatório de tinta das canetas comuns. Normalmente não percebemos isso pois é natural escrever com a esfera da caneta voltada para baixo. Porém ao tentar escrever de cabeça-para-cima percebemos que as canetas comuns falham após os primeiros traços.

No espaço, enquanto os astronautas estão em órbita, não existe uma força suficientemente forte os puxando em direção à terra. O mesmo ocorre com a tinta da caneta: como não há força puxando a tinta em direção alguma ela tende a permanecer no cartucho. Desta forma não é possível escrever no espaço com uma caneta comum.

Lenda urbana[editar | editar código-fonte]

Existe um mito que relata que o governo dos Estados Unidos teria gasto milhões para desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço enquanto os Russos teriam usado um lápis comum.

Este mito é completamente falso em todos os seus aspectos:

As pesquisas para o desenvolvimento da Caneta Espacial Fisher foram inteiramente financiadas pelo seu inventor. Não houve financiamento por parte do Governo dos Estados Unidos. Os Estados Unidos, porém, procuraram desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço mas este desenvolvimento foi cancelado devido aos elevados custos.

O governo Russo também comprou Canetas Espaciais para levar ao espaço em suas missões tripuladas.

marcador para quadro branco é um tipo especial decaneta hidrográfica, desenvolvido principalmente para uso em quadro branco. Sua tinta é facilmente removida da superfície do quadro por um apagador de . É encontrado no mercado em várias cores, com pontas grossas e finas, possibilitando com isto uma escrita mais legível e desenhos mais precisos, quando comparados aos feitos com giz.

Atualmente são fabricadas tintas de parede que após a secagem podem ser riscadas e apagadas normalmente por este tipo de marcador, como se fosse um quadro branco. Também são fabricadas geladeiras com esta característica.

Comentários sobre Caneta para Quadro

Vídeo sobre Caneta para Quadro

Twitter
Caneta para Quadro
https://www.youtube.com/embed/z9_xkB4pl_s
Caneta para Quadro