MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Prateleiras em Mdf

Encontre milhares de ofertas de Prateleiras em Mdf usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 23/10/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

 

Prateleira

 

MDF ou MDP - Saiba a diferença !

A principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas nas superfícies e as mais grossas no miolo. Já no MDF aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como painéis de madeira de média densidade.

O MDP e o MDF são produzidos através de idênticos processos de fabricação e tecnologia, exceto quanto à produção de partículas no MDP e fibras no MDF. Adicionalmente, os dois processos utilizam as mesmas espécies de madeira, totalmente originárias de florestas plantadas.

Uma outra diferença refere-se à aplicação final dos produtos.

O MDP e o MDF, por utilizarem madeira proveniente de áreas de reflorestamentos, manejadas de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa, são sim produtos altamente ecológicos. No entanto, se considerarmos que o consumo de madeira para a fabricação do MDP é menor que na fabricação do MDF, podemos dizer que, entre os dois, o MDP é mais ecológico.

MDF

MDF é uma sigla em inglês que significa "Medium Density Fiberboard" que, traduzindo para o português, quer dizer "chapa de fibra de madeira de média densidade". O MDF se diferencia do outro painel também feito com fibra de madeira - a "chapa de fibra".

As diferenças entre MDF e chapa de fibra estão no processo produtivo, no tipo de resina e no fato de o MDF ter as faces com maior densidade que a camada interna.

Características:

O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque.

Vantagens:

- Comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura/impressão até papéis impressos
ou unicolores e lâminas de madeira.
- É praticamente equivalente à madeira em termos de trabalhabilidade.
- O fato de ser um painel de fibras não-orientadas permite que seja cortado em qualquer sentido.
- Suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, furação e uma ampla gama de acabamentos.
- Apresenta grande resistência e não sofre com a variação de temperatura.
- Resistente à abrasão.
- Ecologicamente correto: produzido com madeira reflorestada.

Desvantagens:

Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos.
Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

MDP

O MDP é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDF e o OSB.

O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas.
Por isso, o MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

MDP é a abreviação de ou Painel de Partículas de Média Densidade.

O MDP é especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas ogânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

Principais aplicações:

. Portas retas
. Laterais de móveis
. Prateleiras
. Divisórias
. Tampos retos
. Tampos pós-formados
. Base superior e inferior
. Frentes e laterais de gaveta

Características:

. Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos.
. Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies.
. Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e internas.
. Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência ao arrancamento de parafuso, menor absorção de umidade e empenamento.
. Utilização de resinas especiais de última geração.
. Utilização de madeiras selecionadas provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.

Vantagens:

Para se ter competitividade num produto, um móvel precisa aliar seu estilo e desenho às características técnicas dos painéis disponíveis. O MDP, painel de madeira mais utilizado no mundo, proporciona tudo isso na fabricação de móveis residenciais e comerciais.

Sozinho ou junto de outros tipos de painéis, um móvel que utiliza MDP em sua estrutura, será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-primas similares como o MDF, e ainda oferecerá melhor garantia e qualidade.

Desvantagens:

Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos.
Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

Como sugere o nome, é uma peça ou conjunto de peças que serve para acondicionar pratos. Não tem gavetas. Normalmente utilizada em cozinhas, tambem se coloca outros objetos domésticos. Atualmente, se pode dizer que prateleiras são usadas em todos os comodos, mesmo escritórios, lojas, depósitos, galpões, barcos, repartições diversas.

Os melhores materiais para fazer prateleiras que não sofrem deformações

Prateleiras de guarda-roupas feitas de material barato são irritantes porque elas acabam se deformando quando não suportam um determinado peso e, em alguns casos, chegam até a cair, causando danos e inconveniência. Por isso, vale a pena o gasto extra com materiais que comportam o peso que você quiser colocar sobre ela. Os gastos são logo esquecidos, mas as fortes prateleiras permanecerão.

Madeira maciça

A menos que você coloque coisas extremamente pesadas nas suas prateleiras de guarda-roupas, madeira maciça deve ser um bom tipo a ser utilizada. O tipo Alberto é uma das mais baratas nomercado e, embora ela não seja tão resistente quanto madeiras folhadas, provavelmente vai suportar qualquer coisa que for colocada sobre ela. Você pode construir uma prateleira com 2,5 cm de espessura ou então comprar placas de madeira cerrada de 3,8 cm x 8,9 cm e alinhá-las para montar a prateleira. Madeiras maciças com mais de 3,8 cm de espessura suportam bastante peso. Outro tipo que você pode utilizar é carvalho, que também será resistente o suficiente para colocar o que quiser sobre elas.

Madeira compensada

Outro material bem resistente e que não sofreria deformações é a madeira compensada. O grande motivo para isso é a maneira como ela é criada; o tipo compensado é formado por cinco camadas de madeira, com as suas fibras em direções opostas, o que ajuda a reforçar a estrutura e resistência graças ao cruzamento destas fibras. A madeira compensada ainda pode ser reforçada com uma dupla camada ou colocando pedaços de 5 cm de espessura na base. Essas ripas podem ser pregadas ou coladas e tornam a prateleira muito mais resistente a peso.

MDF

O MDF, cuja tradução para português é “placa de fibra de madeira de média densidade”, é um tipo de composto formado por fibras de madeira e resinas. Geralmente é comercializada através de placas maiores. O MDF não é tão resistente quanto a madeira maciça ou a compensada, mas ela deve servir para uma prateleira de guarda-roupa. Uma forma de deixa-la mais resistente é evitar utilizar pedaços maiores do que 90 cm. Se o seu guarda-roupa tem apelas 60 cm de largura, você não deve ter nenhum problema. Em guarda-roupas maiores você pode criar partições em cada uma das sessões. Você também pode reforçar a prateleira de MDF colocando ripas menores na sua base, assim como as de madeira compensada.

 

Como fazer

Deixe sua casa bem mais linda e charmosa. Acompanhe o passo a passo e aplique as técnicas para embelezar seu lar com estilo!

Aprenda como criar uma adorável prateleira para colocar objetos de sua preferência. Você vai gastar um pouquinho com os materiais para fazer o artesanato, mas o resultado final vale cada centavo. Para confeccionar este belo item de decoração, veja o tutorial que traduzimos, aprendemos e remontamos em português para você.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-1.jpg

< id="aswift_4" style="font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; max-width: 100%; font-family: inherit; left: 0px; position: absolute; top: 0px; vertical-align: baseline; border-width: 0px; padding: 0px; margin: 0px;" name="aswift_4" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="336" height="280"> Materiais que você vai precisar

– Tinta de sua escolha para pintar madeira
– Gancho invertido para jarros
– Furadeira e broca chata para madeira 5/8 ou similar
– 7,5 m de corda de sisal com 6 cm de diametro
– Cavilhas de madeira com 5 cm de comprimento
– 4 peças de madeiras para prateleiras. Se for uma peça inteira, deverá ter aproximadamente 0,30 x 2,5 m de comprimento.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-21.jpg

Passo a passo

Veja como pode ser fácil criar este artesanato, é só se atentar as dicas e criar também, sem sair de casa.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-3.jpg

Primeiro prepare as peças de madeira para criar a prateleira artesanal. Marque 2 cm nas extremidades de cada placa de madeira e marque 4 pontos para fazer os furos.  Utilize a furadeira com a broca de 5/8 (ou semelhante) para perfurar cada buraco das madeiras. Durante a perfuração, você pode colocar um pedaço de sucata de madeira debaixo das prateleiras para evitar estragar a base que você está usando para fazer os furos.

Depois de ter feitos os 4 furos em cada peça de madeira, pinte as peças de madeira na cor que você preferir. É bom que você passe mais de uma demão, intercalando entre o processo de pintura e secagem. Assim a tinta irá pegar bem.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-4.jpg

Corte a corda pela metade. Desta forma, cada pedaço deverá ter cerca de 3,25 metros de comprimento. Coloque um pedaço de fita crepe em cada uma das extremidades. Assim você evita que a corda de sisal desfie nas extremidades. Vá colocando as placas de madeira em conjunto bem alinhadas. Comece com a placa de fundo, coloque a corda através do buraco inferior direito das plateleiras. Deixe cerca de 1,20 m de corda no topo e depois coloque de volta através do buraco do canto inferior esquerdo das preteleiras. Faça novamente com o segundo pedaço de corda e o conjunto superior de buracos. Agora ajuste os pedaços de cordas que irão sobrar abaixo da última prateleira, eles deverão ter cerca de 60 cm. Pegue essas sobras de corda de sisal e dê nós. Em seguida corte um pouco do que sobrou e desfie as cordas.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-5.jpg

Deixe os espaços de suas prateleiras uniformes, é indicado que você faça uma distância de 20 centímetros entre cada prateleira. Para manter as prateleiras fixar no lugar que lhes serão reservados, você deve colocar as cavilhas através das cordas, fazendo isto em cada canto de cada placa. Quando cada pedaço de tarugo estiver no lugar certo, você poderá apenas torcer para cima e para baixo para fazer leves ajustes.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-6.jpg

Agora você irá pendurar as suas prateleiras utilizando um gancho para jarros invertido. Você deverá previamente colocar o gancho na parede, utilizando uma furadeira para colocar o parafuso com a broca. Depois é só pendurar o jogo de prateleiras.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-7.jpg

Bem legal a ideia né? Agora é só criar a sua também e usufruir do resultado. Capriche na confecção e você terá um belíssimo trabalho ao final. Boas criações!

 

Comentários sobre Prateleiras em Mdf

Vídeo sobre Prateleiras em Mdf

Twitter
Prateleiras em Mdf
https://www.youtube.com/embed/zEuHDDyJLXk
Prateleiras em Mdf