MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Prateleiras de Ferro

Encontre milhares de ofertas de Prateleiras de Ferro usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

Prateleiras de Ferro

 

Prateleira

Como sugere o nome, é uma peça ou conjunto de peças que serve para acondicionar pratos. Não tem gavetas. Normalmente utilizada em cozinhas, tambem se coloca outros objetos domésticos. Atualmente, se pode dizer que prateleiras são usadas em todos os comodos, mesmo escritórios, lojas, depósitos, galpões, barcos, repartições diversas.

Os melhores materiais para fazer prateleiras que não sofrem deformações

Prateleiras de guarda-roupas feitas de material barato são irritantes porque elas acabam se deformando quando não suportam um determinado peso e, em alguns casos, chegam até a cair, causando danos e inconveniência. Por isso, vale a pena o gasto extra com materiais que comportam o peso que você quiser colocar sobre ela. Os gastos são logo esquecidos, mas as fortes prateleiras permanecerão.

Madeira maciça

A menos que você coloque coisas extremamente pesadas nas suas prateleiras de guarda-roupas, madeira maciça deve ser um bom tipo a ser utilizada. O tipo Alberto é uma das mais baratas nomercado e, embora ela não seja tão resistente quanto madeiras folhadas, provavelmente vai suportar qualquer coisa que for colocada sobre ela. Você pode construir uma prateleira com 2,5 cm de espessura ou então comprar placas de madeira cerrada de 3,8 cm x 8,9 cm e alinhá-las para montar a prateleira. Madeiras maciças com mais de 3,8 cm de espessura suportam bastante peso. Outro tipo que você pode utilizar é carvalho, que também será resistente o suficiente para colocar o que quiser sobre elas.

Madeira compensada

Outro material bem resistente e que não sofreria deformações é a madeira compensada. O grande motivo para isso é a maneira como ela é criada; o tipo compensado é formado por cinco camadas de madeira, com as suas fibras em direções opostas, o que ajuda a reforçar a estrutura e resistência graças ao cruzamento destas fibras. A madeira compensada ainda pode ser reforçada com uma dupla camada ou colocando pedaços de 5 cm de espessura na base. Essas ripas podem ser pregadas ou coladas e tornam a prateleira muito mais resistente a peso.

MDF

O MDF, cuja tradução para português é “placa de fibra de madeira de média densidade”, é um tipo de composto formado por fibras de madeira e resinas. Geralmente é comercializada através de placas maiores. O MDF não é tão resistente quanto a madeira maciça ou a compensada, mas ela deve servir para uma prateleira de guarda-roupa. Uma forma de deixa-la mais resistente é evitar utilizar pedaços maiores do que 90 cm. Se o seu guarda-roupa tem apelas 60 cm de largura, você não deve ter nenhum problema. Em guarda-roupas maiores você pode criar partições em cada uma das sessões. Você também pode reforçar a prateleira de MDF colocando ripas menores na sua base, assim como as de madeira compensada.

 

Como fazer

Deixe sua casa bem mais linda e charmosa. Acompanhe o passo a passo e aplique as técnicas para embelezar seu lar com estilo!

Aprenda como criar uma adorável prateleira para colocar objetos de sua preferência. Você vai gastar um pouquinho com os materiais para fazer o artesanato, mas o resultado final vale cada centavo. Para confeccionar este belo item de decoração, veja o tutorial que traduzimos, aprendemos e remontamos em português para você.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-1.jpg

< id="aswift_4" style="font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; max-width: 100%; font-family: inherit; left: 0px; position: absolute; top: 0px; vertical-align: baseline; border-width: 0px; padding: 0px; margin: 0px;" name="aswift_4" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" width="336" height="280"> Materiais que você vai precisar

– Tinta de sua escolha para pintar madeira
– Gancho invertido para jarros
– Furadeira e broca chata para madeira 5/8 ou similar
– 7,5 m de corda de sisal com 6 cm de diametro
– Cavilhas de madeira com 5 cm de comprimento
– 4 peças de madeiras para prateleiras. Se for uma peça inteira, deverá ter aproximadamente 0,30 x 2,5 m de comprimento.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-21.jpg

Passo a passo

Veja como pode ser fácil criar este artesanato, é só se atentar as dicas e criar também, sem sair de casa.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-3.jpg

Primeiro prepare as peças de madeira para criar a prateleira artesanal. Marque 2 cm nas extremidades de cada placa de madeira e marque 4 pontos para fazer os furos.  Utilize a furadeira com a broca de 5/8 (ou semelhante) para perfurar cada buraco das madeiras. Durante a perfuração, você pode colocar um pedaço de sucata de madeira debaixo das prateleiras para evitar estragar a base que você está usando para fazer os furos.

Depois de ter feitos os 4 furos em cada peça de madeira, pinte as peças de madeira na cor que você preferir. É bom que você passe mais de uma demão, intercalando entre o processo de pintura e secagem. Assim a tinta irá pegar bem.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-4.jpg

Corte a corda pela metade. Desta forma, cada pedaço deverá ter cerca de 3,25 metros de comprimento. Coloque um pedaço de fita crepe em cada uma das extremidades. Assim você evita que a corda de sisal desfie nas extremidades. Vá colocando as placas de madeira em conjunto bem alinhadas. Comece com a placa de fundo, coloque a corda através do buraco inferior direito das plateleiras. Deixe cerca de 1,20 m de corda no topo e depois coloque de volta através do buraco do canto inferior esquerdo das preteleiras. Faça novamente com o segundo pedaço de corda e o conjunto superior de buracos. Agora ajuste os pedaços de cordas que irão sobrar abaixo da última prateleira, eles deverão ter cerca de 60 cm. Pegue essas sobras de corda de sisal e dê nós. Em seguida corte um pouco do que sobrou e desfie as cordas.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-5.jpg

Deixe os espaços de suas prateleiras uniformes, é indicado que você faça uma distância de 20 centímetros entre cada prateleira. Para manter as prateleiras fixar no lugar que lhes serão reservados, você deve colocar as cavilhas através das cordas, fazendo isto em cada canto de cada placa. Quando cada pedaço de tarugo estiver no lugar certo, você poderá apenas torcer para cima e para baixo para fazer leves ajustes.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-6.jpg

Agora você irá pendurar as suas prateleiras utilizando um gancho para jarros invertido. Você deverá previamente colocar o gancho na parede, utilizando uma furadeira para colocar o parafuso com a broca. Depois é só pendurar o jogo de prateleiras.

http://www.comofazeremcasa.net/wp-content/uploads/2012/04/Prateleiras-passo-a-passo-7.jpg

Bem legal a ideia né? Agora é só criar a sua também e usufruir do resultado. Capriche na confecção e você terá um belíssimo trabalho ao final. Boas criações!

 

 

Comentários sobre Prateleiras de Ferro

Vídeo sobre Prateleiras de Ferro

Twitter
Prateleiras de Ferro
https://www.youtube.com/embed/VIKHaOOmxxw
Prateleiras de Ferro