MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Silos

Encontre milhares de ofertas de Silos usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/06/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Silos?

 

Seguindo o discionário, os silos são construções destinadas ao armazenamento e conservação de grãos secos, sementes, cereais e forragens verdes, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados. 

Os silos são adequados para o armazenamento dos mais variados tipos de grãos, mantendo as qualidades dos mesmos e melhorando a rentabilidade de sua unidade. 

A dimensão e as características técnicas de um silo dependem da finalidade a que se destina, propiciando principalmente:

 

Vantagens dos Silos:

1. A manutenção da qualidade do produto armazenado;

2. A facilidade de enchimento e esvaziamento do silo.

 

Os silos destinados ao armazenamento de grãos são conhecidos como silos graneleiros, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração. 

Os silos graneleiros podem estar situados nas fazendas, nos portos, em empresas cerealistas, geralmente em locais de fácil acesso junto a cidades, rodovias, ferrovias ou hidrovias.

 

Os silos destinados exclusivamente para cereais e sementes sao construções de vulto, em geral exigindo cálculos de resistência e cuidados especiais com a sua estrutura. 

Podem ser elevados ou subterrâneos.

 

Os silos elevados, quando destinados a forragem verde, têm a forma de torre cilindrica ou poligonal. Quando são empregados para armazenar grãos ou sementes, tem formas variadas. 

Os silos subterrâneos podem ser de secção circular ou de secção trapezoidal, quando em trincheira.

 

Os silos elevados sao mais caros que os subterrâneos, mas apresentam sobre estes algumas vantagens: duração indefinida, principalmente quando de alvenaria; mais secos; descarga mais fácil. 

Quando de madeira ou metálicos a conservação é mais dispendiosa, pois necessitam de pinturas freqüentes. 

A carga dos silos elevados é mais trabalhosa, porém a conservação da forragem é melhor.

 

Os silos subterrâneos são construções simples e econômicas e se forem revestidos e bem impermeabilizados, podem durar muito, com bons resultados. 

A carga é mais cômoda, mas a descarga mais trabalhosa. Devem ser bem protegidos contra as águas de chuva, de preferência por meio de telhados.

Nestes silos perde-se quase semple uma parte da forragem, devido a infiltrações da umidade, quando não são bem impermeabilizados e não cobertos.

Os silos elevados os de madeira são os mais baratos, mas não são os mais duráveis, além de serem sujeitos a incêndio, ataque de ratos e de difícil impermeabilização, quando de parede simples.

Os melhores, incontestavelmente, sob todos os pontos de vista, são os silos elevados de alvenaria mista, tijolo reforçado com nervuras e cintas de concreto armado. São perfeitos, de custo relativamente baixo, resistentes e duráveis.

Em relação as outras construções, o que um silo elevado, cilíndrico, oferece de particular, quanto à estabilidade, são : pressão interna lateral, devida ao peso do material com que se carrega o silo,e a ação do vento.

 

Requisitos Importantes

 

Um silo deve ser impermeável- à umidade em todas as direções e ao ar lateral e inferiormente, pois este viria prejudicar a forragem ensilada, tornando-a nociva ao gado.  Não ha inconveniente, entretanto, que a superfície superior receba ar através do telhado.

Deve ser incombustível e não sujeito ao ataque de ratos. Os silos de madeira apresentam estes inconvenientes.

Deve ainda ser de fácil conservação.

Piso : Deve ser liso, de preferência de concreto, com armação inferior e superior nos dois sentidos, impermeável, com queda para um ralo de escoamento do sumo e águas de chuva e de lavagem.

Impermeabilização: Um cuidado especial que se deve ter é com a impermeabilização, não só do piso e das paredes da cava, como também com a face externa das paredes do corpo do silo, em virtude de chuvas de vento continuadas.

Nos silos subterrâneos a impermeabilização é, geralmente, feita internamente, o que não é recomendável.

Estrutura e reforços: Nos silos de alvenaria de tijolo a estrutura é construida simplesmente pela parede, alicerces e placa de fundação.

 

Contraventamento: É indispensável quando a estrutura é constituida por pés-direitos de madeira ou de ferro, para que o silo não se deforme. São peças ligando os pés-direitos, de modo a formar triângulos indeformáveis.

Telhado: Pode ser constituido por uma armação de madeira ou metálica, formando um conjunto de tesouras e uma cobertura que pode ser de telhas comuns, de zinco, de madeira ou de chapas de cimento-amianto. Os silos de alvenaria podem também ser cobertos por uma só peça de concreto armado.

 

Revestimento : Pode ser comum, mas de preferência impermeabilizado, tanto o externo, como o interno. Neste deve-se adicionar sempre cimento.

 

Esgoto: É sempre necessário se instalar um ralo ligado ao esgoto, no piso do silo, para dar salda ao sumo, águas de chuva e de lavagens. Pode ser ligado a um poço absorvente sob o piso, ou melhor, ter saida para fora por meio de tubos metálicos, de cimento-amianto, manilhas de barro ou canaletas de tijolos.

Escada: Os silos elevados e os subterrâneos circulares são sempre munidos de escada fixa para facilitar o acesso dos operários.

 

Vantagens do Silo Metálico e Silo de Concreto para armazenar grãos:

 

Ainda que exista uma ampla variedade de sistemas para armazenar os grãos, os mais populares são os silos metálicos, os silos de concreto, os armazéns e os silos bolsa, entre outros. 

Uma pergunta comum que quase todas as pessoas fazem antes de planificar um novo projeto de armazenamento é: Que sistema de armazenamento deveria escolher? 

 

Armazém, silo de concreto ou silo metálico? Como resposta a estas perguntas apontamos aqui as diferenças mais importantes entre os silos metálicos e os silos de concreto.

 

 

-Todas as peças de aço do silo são fabricadas em fábrica, pelo que a qualidade pode ser totalmente controlada, enquanto os silos de concreto são construídos no local, o que implica mais variáveis como o fornecimento de concreto e o clima. O cliente deve ter em conta que a vida útil do concreto antes do seu uso é de cerca de 2-3 horas. Depois deste período, o concreto começa a perder as suas propriedades ótimas.

 

O processo de construção do silo de concreto complica-se ainda mais devido ao fato de que é um processo dinâmico e contínuo. A colocação de barras de reforço, a qualidade do concreto, etc., tudo afeta o produto final. Além disso, a supervisão de campo desempenha um papel muito importante nos silos de concreto: mais pessoal a trabalhar no local, um período mais longo até o arranque (devido às condições climatéricas) e, em última instância, custos mais elevados.

 

Os silos de concreto podem ser mais altos que os silos metálicos, mas estes têm diâmetros maiores, pelo que a capacidade total é mais elevada. Por isto mesmo, os silos de concreto são mais adequados no solo no caso de o espaço disponível ser muito limitado.

 

É mais fácil construir silos metálicos, bem como a instalação de acessórios como portas, escadas, sondas, etc.

 

A estrutura de aço é mais flexível, pelo que os silos metálicos têm um melhor comportamento em caso de movimentos sísmicos ou terremotos.

 

Quanto à hermeticidade, ambas as estruturas são normalmente herméticas se as aberturas estiverem devidamente seladas.

 

Os silos metálicos, de forma geral, oferecem maior capacidade de armazenamento por dólar. São geralmente mais eficazes por ter uma capacidade de armazenamento maior e por reduzir o custo unitário de tonelada por armazenamento.

 

É mais fácil e eficaz ventilar em silos metálicos. A potência de ventilação é uma função não linear relativamente à profundidade dos grãos. Normalmente é impossível ou pouco práticoproporcionar o mesmo fluxo de ar em silos de concreto de grande altura que em silos mais curtos e mais largos (como é o caso dos silos metálicos). 

A maior profundidade dos grãos em silos de concreto também faz com que haja um maior aquecimento por compressão. Isto significa que é necessário uma temperatura exterior inferior para alcançar a mesma temperatura dos grãos, o que torna a ventilação mais difícil.

 

- Os silos metálicos não necessitem que o terreno esteja tão firme com o objetivo de suportar o peso da estrutura. Por vezes, os silos metálicos podem ser construídos num terreno que não tem a capacidade de carga superior necessária para o concreto.

 

 

Os Silos Herméticos no Brasil

 

Há uma necessidade urgente de que as indústrias nacionais ofereçam ao mercado silos mas silos 100% herméticos. 

E importante, especialmente enfatizando a necessidade e a urgência de vedar os silos tradicionais, para garantir melhor qualidade do produto armazenado. 

A Austrália garante a exportação de 70% da sua produção,  graças a alta qualidade dos seus produtos armazenados em silos vedados. 

 

Características dos silos Herméticos: 

 

1) Nestes silos é utilizado menos expurgo, com menor custo de produto químico. Neles os produtos químicos são 100% mantidos na massa de grãos e 100% aproveitados; 

 

2) Os gases tóxicos não vazam para fora do silo, não poluem o meio-ambiente. Os gases permanecem por longos períodos interno na massa de grãos. É desnecessário realizar o teste de 3 minutos pois não há perdas de gases; 

3) Exige muito menor uso da aeração, motivo pelo qual oferece acentuada economia em energia elétrica; 

4) Melhora a qualidade da conservação dos grãos e gera economia na armazenagem. São os mais indicados para armazenar por médios e por períodos prolongados; 

5) O Silo Helicoidal Hermético é fabricado a partir de bobinas de chapas galvanizadas. A Máquina executa um silo de mil toneladas em 6 dias e não precisa de fábrica e em torno de apenas 10 

funcionários. 

6) Além dos parafusos chumbadores, o silo não utiliza nem um outro parafuso, portanto, nada de uma grande quantidade de pessoas apertando milhares de parafusos e porcas como se verifica 

na montagem do silo tradicional de chapas onduladas; 

O silo permite, obter a Excelência na Armazenagem e ideal para o desejado Programa de Qualidade Total e Inseto Zero, o que confere qualidade aos grãos, e certamente melhor preço. 

 

7) Estes silos podem ser construídos com diversi-dade de diâmetros e alturas.

 

 

 Fonte: Wiki, etc.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários sobre Silos

Vídeo sobre Silos

Twitter
Silos
https://www.youtube.com/embed/x9y6BCh6IBw
Silos