MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Container refrigerado

Encontre milhares de ofertas de Container refrigerado usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 25/06/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Container refrigerado?

 

 

Com vantagens de mobilidade, custo e maior eficiência, o container refrigerado (container reefer) substitui câmaras frigoríficas e caminhões refrigerados, facilitando a logística da empresa em suas sazonalidades.Fabricados em aço inox com revestimento térmico em poliuretano injetado, tipo sanduíche, possuem também uma unidade de refrigeração completa (maquinário – tipo Carrier, Thermo King ou Daikin) em uma das suas extremidades, com duas portas para acesso ao interior no lado oposto ao maquinário.

Empresas que trabalham com produtos perecíveis ou com necessidades específicas de temperatura podem contar com containers refrigerados para armazenar seus produtos, pois o container reefer tem capacidade térmica entre -25° e +25°C, independente da temperatura externa.

Para um melhor desempenho do container refrigerado e aumento de sua vida útil é importante que sejam seguidos alguns passos como:

 

- Certificar-se que não existem obstruções (postes, árvores, cabos elétricos, etc) e se há espaço suficiente para manobra, descarga e posicionamento do container.

 

- Posicionamento do equipamento: Deverá haver uma pequena inclinação da máquina para a porta do container (consegue-se isso colocando um calço na parte da máquina), a fim de que não se acumulem líquidos na saída da ventilação que, posteriormente, poderão obstruir a circulação de ar interna no container.

 

- Checar a tensão disponível onde o container reefer será ligado. O máquina do container trabalha com 440V trifásico, com tensão mínima de 370V. 

Também notar que a rede deve suportar 15Kva de potência que é o mínimo necessário para que o container funcione normalmente.

 

- Antes de começar a estufar o container, para que o mesmo fique em temperatura apropriada deve-se deixá-lo ligado por no mínimo 30 minutos com as portas fechadas.

 

- Sempre que tiver dúvida de como manusear sua máquina ou em caso de adversidades favor contatar imediatamente um técnico para avaliação.

 

 

Componentes e acessórios importantes para containers de armazenagem

 

 

Sistema de Ventilação: Geralmente indicado para diminuir o ar quente e arejar a parte interior. Em alguns casos pode evitar a condensação. Containers originalmente são construídos para serem "lacráveis" ou quase isto, desta forma, ter um sistema de ventilação pode ser interessante, seja pelos materiais armazenados, como também para ter um ambiente mais confortável quando acessado, ainda que por pouco tempo. Uma ventilação pode ocorrer por grades e telas, exaustores-ventiladores ou exaustores eólicos, por exemplo. O ideal é instalar na parte mais alta do equipamento pois o ar quente sobe. Quando são dois containers empilhados, pode-se instalar uma tela no forro, permitindo que o ar quente saia para fora em uma espécie de corredor entre os dois containers. Estes acessórios quando bem instalados permitem que os containers fiquem expostos ao tempo, sem prejudicar internamente os materiais. Dependendo do caso e da necessidade de ventilação, uma janela gradeada pode resolver a situação.

 

Sistema de Refrigeração de Conteiner: Mais indicado para produtos perecíveis, principalmente alimentos. Feirantes e até empresas de médio porte já tem utilizado em eventos itinerantes e permanentes, substituindo com sucesso as câmaras frias. Neste caso, utiliza-se o container reefer que é muito produtivo e eficiente. De forma coletiva, associações, comunidades e Ceasa's, compartilham este tipo de tecnologia para o bem da conservação e qualidade dos produtos (verduras, legumes, massas, frutas, peixes, carnes, etc). Nestes casos, as prateleiras devem ser igualmente resistentes à umidade, podendo ser preferencialmente de alumínio, inox ou de plástico resistente e que sejam de fácil higienização. Outro acessório importante, principalmente se o equipamento tem acesso frequente, são as cortinas cristal de PVC, evitando assim trocas de calor. 

 

Sistema de Climatização: Ar condicionado (janela ou split) ou sistemas refrigeradores são ideais para produtos que requerem temperatura controlada e/ ou quando pessoas trabalham e executam atividades no local por um período mais prolongado. Containers com uma boa quantidade de aberturas, com revestimentos termo-acústicos ou mesmo em locais cobertos, pode não ser necessário a climatização. A instalação deve ser muito bem planejada evitando que materiais armazenados bloqueiem o fluxo de ar. Parte do container também pode ser isolada para receber esta climatização, como por exemplo, uma sala. Dependendo do projeto, um ar condicionado portátil resolve, como as salas de trabalho da groupo. Outro projeto interessante que utiliza climatização é a "mini-fazenda em container", um novo conceito de plantação urbana.

 

Revestimento: Containers revestidos geralmente tem dois motivos, melhorar o conforto termo-acústico e/ ou ter uma aparência melhor. Dependendo do local, do tipo de material armazenado ou do perfil e nível profissional da empresa, talvez um container com bom acabamento seria interessante, ainda mais se clientes, fornecedores ou auditores acessarem o local.  A aparência pode fazer toda a diferença, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais aconchegante.

 

Gaiola ou grade de segurança: Dentro de um container podem existir níveis de acesso, isto pode ser feito incluindo uma gaiola ou grade de tela aramada. 

Aplicação interessante para materiais mais valiosos ou mesmo perigosos como os inflamáveis e químicos, assim como produtos controlados pela Polícia Federal (alguns utilizados para refinar cocaína, por exemplo). Este tipo de layout não impede que funcionários circulem no local, sendo que a chave da gaiola ficará com a liderança.

 

Câmera de vigilância e Alarme: Dependendo da importância que a empresa tem pelo material armazenado, câmeras podem ser instaladas para permitir um monitoramento e registro dos movimentos, assim como alarmes e fechaduras especiais. Alarmes anti-incêndio também podem ser instalados para monitoramento. As câmeras de vigilância também são bastante utilizadas por empresas que fornecem locação de espaço em containers. O proprietário do conteúdo pode ter acesso livre até o container, no entanto, suas ações assim como de funcionários, são vigiadas e registradas em todo trajeto. Câmeras são excelentes itens, desde que estejam gravando!

 

Escadas e Passarelas: Conforme o volume de material armazenado e a possibilidade de verticalizar o estoque, containers, sem dúvida alguma são os melhores sistemas de empilhamento e segurança. Para isto, se faz necessário o uso de escadas, passarelas e até pequenos elevadores. Para abastecimentos nos pisos superiores, com empilhadeira ou elevador. Deixe uma espécie de portão para ser liberado para a empilhadeira colocar os paletes com materiais nos pisos superiores (sempre quando não for utilizado, fecha-se o portão). O piso pode ser metálico e de grade, no entanto, que seja possível utilizar uma paleteira manual para fazer movimentações entre os containers. Opte por escadas retas e com descanso intermediário. Evite escadas do tipo caracol, pois além de cansativas, dificultam o tráfego de pessoas e de materiais mais volumosos. Quando trata-se de armazenamento com dois pisos, a escada pode ser interna, principalmente se existem transferências de materiais, evitando desta forma as chuvas.

 

Dessecantes: Apesar de sua aplicação ser indicada quando em transporte internacional, este tipo de produto pode ser interessante para containers que serão utilizados em armazenagens curtas e que a customização (ventilação ou climatização, por exemplo) não seja viável. Ele diminui e até evita a umidade do ambiente, assim como mofo, bolor, fungos e alterações em embalagens. Basta pendurar nos ganchos das paredes dos containers para que o mesmo comece a absorver, no entanto, cada saquinho (sachê ou bag) tem uma vida útil que depende das condições climáticas, do produto e de sua quantidade e duração da armazenagem.

 

Banheiro: Sim, banheiro! Dependendo da distância ou do local ermo e remoto que possa estar o container, um pequeno mictório é uma solução importante e até digna para com o trabalhador. Pode ser ecológico ou mesmo ligado ao hidrossanitário da empresa.

 

Comentários sobre Container refrigerado

Vídeo sobre Container refrigerado

Twitter
Container refrigerado
https://www.youtube.com/embed/GfFraWw1E3I
Container refrigerado