MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Painéis

Encontre milhares de ofertas de Painéis usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 19/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Painéis?

 

 

A Captação Solar é feita com Painéis Fotovoltaicos (também chamados de Módulos Fotovoltaicos) que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica. 

Podem ser usados em qualquer lugar, desde que haja espaço físico e boa incidência de sol. Qualquer sombra reduz muito a geração. Por isto indicamos sempre que possível uma solução híbrida eólica e solar, pois uma complementa a outra. No verão os dias ensolarados são mais frequentes, e o vento é mais fraco. No inverno a incidência de sol diminui e os ventos ficam mais fortes, assim ocorre uma compensação para que o Sistema de Geração Alternativa possa manter a geração de energia em um nível bom durante todo o ano.

 

Sistema Fotovolatico - Como funciona:

 

 

Esse sistema de gerar energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz.

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua - CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada - AC) que você precise usar.

A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira "créditos de energias"  para serem utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz.

A energia solar residencial ou, sistema fotovoltaico residencial, permite que você produza parte ou toda a energia que você consome na sua casa, assim, se livrando de  boa parte da sua conta de luz para sempre. Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico residencial usa-se como base a conta de luz (o seu consumo de energia elétrica em kWh), a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica (os índices de irradiação solar variam muito de acordo com o local).

O sistema fotovoltaico para empresas (sistema fotovoltaico comercial), funciona exatamente como o sistema fotovoltaico residencial , ele permite você gerar parte ou toda a energia que você consome em seu comércio, assim, reduzindo a sua conta de luz para sempre, Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico comercial também usa-se como base a conta de luz (o seu consumo de energia elétrica), a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica (os índices de irradiação solar variam muito de acordo com o local).

A diferença entre um sistema solar fotovoltaico Comercial e um sistema solar fotovoltaico Residencial é a potência (quantidade de painéis solares), i.e. os sistemas fotovoltaicos comerciais geralmente tem uma potencia instalada entre 10kwp e 100Kwp, ocupando uma área entre 65m2 e 700m2. (o sistema fotovoltaico residencial, como mencionado anteriormente tem capacidade instalada entre 1kwp e 10kwp) 

Funciona exatamente como o sistema fotovoltaico residencial e o comercial, ele  permite você gerar parte ou toda a energia que você consome em seu comércio/indústria. 

 

Sistemas Fotovoltaicos Isolados ou Autônomos

 

 

São sistemas de energia solar fotovoltaica que não estão conectados a rede elétrica, sistemas isolados que alimentam diretamente os aparelhos (cargas) que vão consumir a energia gerada. 

Os sistemas de energia solar autônomos são muito utilizados em lugares remotos. Esses sistemas devem ser dimensionados minuciosamente, calculando-se exatamente o consumo do aparelho (carga). Com base nos piores índices de radiação solar daquela área específica, dimensiona-se o sistema fotovoltaico isolado para ter uma autonomia de até três dias (em média). Exemplos:

Sistemas Fotovoltaicos de energia solar para bombeamento

Sistemas Fotovoltaicos de energia solar para eletrificação de cercas

Postes de Iluminação Solar

Estações replicadoras de sinal

Casas isoladas da rede elétrica

 

Sistemas Fotovoltaicos Híbridos

 

 

Os sistemas híbridos de energia solar fotovoltaica são uma mistura de "sistemas isolados" com "sistemas conectados a rede elétrica". Ou seja, ele é um sistema conectado a rede elétrica mas, possuem também um banco de baterias para armazenar a energia. Esses sistemas são mais caros que os tradicionais conectados a rede pois, além do banco de baterias, eles também necessitam de diversos mecanismos de segurança e equipamentos específicos que acabam encarescendo a solução como um todo.

 

ESCOLHENDO O PAINEL FOTOVOLTAICO - 10 COISAS PARA SABER

 

1 - Garantia do Painel Fotovoltaico (Placa Fotovoltaica)

Não é possível determinar a qualidade do painel fotovoltaico (placa fotovoltaica) apenas olhando um orçamento, é necessário olhar a ficha técnica dele.  

A grande maioria dos painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) tem garantia de potência mínima de 25 anos a 80% de sua potência original. O critério principal é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que terá que cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do seu painel fotovoltaico.  Pergunte ao seu instalador como lidar em caso de um painel fotovoltaico defeituoso, pergunte a si mesmo se aquela empresa estará lá pelos próximos 10, 20 anos para lhe auxiliar caso isso aconteça.

 

2 - Eficiência do Painel Fotovoltaico

Quando falamos em eficiência do painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica), estamos falando na porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície do painel fotovoltaico e é transformada em energia elétrica para o nosso consumo. Ou seja, quantos Watts/hora por m2 o seu painel solar gera.

O quão maior é a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema fotovoltaico vai gerar.

O quão maior é a eficiência do painel fotovoltaico, menor é o painel solar fotovoltaico para a mesma produção de energia.

 

3 – Fabricante do Painel Fotovoltaico

Existem centenas de fabricantes de painel solar fotovoltaico no mundo e a maioria dos painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) ainda é importada.

 

4 - Tipo de Painel Fotovoltaico

É um Painel Solar fotovoltaico mono-cristalino, multi-cristalino, filme fino ou outra tecnologia. Certifique-se de que você está feliz com a tecnologia que você esta escolhendo. 

 

5 - Tolerância de Potência do Painel Fotovoltaico

Esta é a variação entre a potência indicada na folha técnica e, a energia real gerada. Por exemplo, um painel solar fotovoltaico de 165W com uma tolerância de + 5/ - 5% poderá produzir qualquer coisa de 156.75W até 173.25W.Esteja ciente deste número, uma vez que ele irá afetar diretamente a quantidade de energia que você vai gerar.

 

6 - Qualidade da “moldura” de alumínio do Painel Fotovoltaico

O quadro de alumínio, que vai ao redor do painel solar fotovoltaico é um bom indicador da qualidade geral da fabricação do painel fotovoltaico.

 

7- A Camada Inferior do Painel Fotovoltaico (Backsheet)

Todos os painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) têm uma folha inferior de plástico coladas na parte de trás do painel fotovoltaico para proteger as células fotovoltaicas. 

Se a folha estiver com bolhas de ar ou sinais de que vem descolando isso é sinal de um painel fotovoltaico de baixa qualidade.

 

8 - Diodos Bypass do Painel Fotovoltaico

Se o seu painel fotovoltaico for mono ou multi cristalino então os diodos de Bypass são obrigatórios. 

Eles são diodos que custam alguns centavos cada um e são colocados em cada “série  de células fotovoltaicas” na parte de trás do painel solar fotovoltaico. 

Se você não tem diodos de bypass, uma pequena sombra em uma pequena parte do seu painel solar fotovoltaico pode afetar a produção de energia do painel todo. 

 

9 - Custo do Painel Fotovoltaico

O Cálculo óbvio de se fazer é calcular quantos “Watts” por “R$” você esta comprando.

Lembre-se, na maioria das vezes você recebe pelo o que você paga, portanto seja cauteloso ao escolher um sistema solar apenas pelo preço. 

Entretanto, existem promoções e alguns fornecedores realmente têm preços de placas fotovoltaicas mais competitivos que outros. Apenas tenha certeza de comparar corretamente levando em conta garantia, serviços, produto, qualidade etc...

Nota: o custo dos sistemas de energia solar pode ser substancialmente afetado pela dificuldade da instalação. (quanto mais difícil for de instalar mais caro ele será).

 

10 - Coeficiente de temperatura do Painel Fotovoltaico

Isto é especialmente importante no Brasil!

O coeficiente de temperatura é um número que descreve a forma como o painel solar fotovoltaico lida com temperaturas quentes - onde quente é definido como uma temperatura maior que 25 graus Celsius.

As unidades deste coeficiente são expressas em "%” por graus “C"

Quanto menor esse número, melhor!

Quanto mais sol você tiver em seu telhado mais energia você poderá gerar. Não se este número é muito alto ...

Quanto maior este número, menos energia ele irá produzir em dias muito quentes, quando o sol está em pleno vigor!

 

Você sabe qual é a vida útil dos equipamentos do sistema de energia fotovoltaica?

 

Como os sistemas de energia fotovoltaica são compostos por equipamentos de alta qualidade, são feitos para durar. Afinal de contas, por estarem expostos a condições temporais variáveis, precisam apresentar uma estrutura que suporte ciclos de frios, calor, chuva e outras eventuais circunstâncias de mau tempo. Mas por mais que os painéis fotovoltaicos sejam robustos e os fabricantes se esforcem para garantir o máximo de confiabilidade aos equipamentos, é simplesmente impossível evitar que o material sofra desgastes pela exposição. É um envelhecimento mais que natural. 

 Nos primeiros anos de funcionamento, a degradação dos painéis é um pouco mais visível e mais rápida, afinal, o simples fato de estarem expostas às intempéries climáticas impede que se mantenham imunes. É a fase em que passam de estruturas novas a usadas. Mas o que você precisa realmente saber é que esse desgaste dos anos iniciais não afeta em praticamente nada a eficiência dos painéis.

 A expectativa de vida útil dos painéis depende da garantia de cada fabricante, mas é calculado, em média, em um período de 25 anos. 

Atualmente, com os constantes progressos tecnológicos, os painéis fabricados são mais robustos e têm maior durabilidade. Por isso, a perda de eficiência deles é muito pequena: os fabricantes garantem 90% da potência até o 12º ano e 80% em 25 anos.

 O tempo de vida util (útil) de um sistema de energia fotovoltaica ligado à rede de transmissão energética convencional, considerando seus equipamentos no todo, é estimado em um período de 30 a 40 anos. A garantia de 25 anos já citada no outro tópico diz respeito ao tempo em que os fabricantes afirmam que os painéis solares funcionarão de forma eficiente, com potencial de produção em pelo menos 80%.Para sistemas isolados, ou seja, aqueles sistemas de energia fotovoltaica não ligados à rede convencional, deve-se considerar também a vida útil das baterias de armazenamento de energia e dos controladores de carga.

 

Comentários sobre Painéis

Vídeo sobre Painéis

Twitter
Painéis
https://www.youtube.com/embed/hWxvmqDoAJY
Painéis