MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Vassouras

Encontre milhares de ofertas de Vassouras usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

 

Uma vassoura é um utensílio doméstico de limpeza que, basicamente, é composto por um cabo reto de madeira ou metal com cerdas de piaçava, pelo ou plástico presas em sua ponta inferior. Normalmente ela é utilizada para varrer o chão (ou o que rente a ele estiver, como tapetes ou carpetes), porém também pode ser usada para limpar muros, paredes, tetos, etc.

Ainda hoje é superstição tradicional em todo Brasil pôr uma vassoura, com o cabo para baixo, detrás da porta, na doce intenção de a visita demorada e monótona lembrar-se de fazer as despedidas e ir-se embora.

A vassoura, tornada indispensável e familiar, participa de várias crendices e constitui um dos objetos mais típicos da casa.

  • Nas mudanças de residência, a primeira varredura deve ser feita com vassoura velha, segundo uns, para continuar o equilíbrio anterior, ou com vassoura nova para iniciar vida nova, segundo outros.

  • Já inútil, a vassoura deve ser queimada, e não lançada ao lixo, para não levar a felicidade da casa. Rasgam-na cuidadosamente antes de queimá-la, para que nenhum fragmento possa tornar-se elemento de feitiçaria, porque a vassoura pode ser um ótimo material contra a família que a possuía, desde que um macumbeiro competente a consiga apanhar.

  • A vassoura nova começa seu serviço pelos aposentos interiores, e jamais pela calçada ou sala de entrada ou de estar.

  • Deve ser guardada na posição vertical. Encontrando-a deitada, depressa recolocam-na direita, sob pena de atrasar o dono da casa.

  • Não é prudente emprestar-se vassoura já servida, porque carrega a boa sorte ou parte dela.

  • A vassoura feita com determinados arbustos afugenta parasitos e sevandijas importunos.

  • Não se varre a casa durante a noite para não expulsar a tranquilidade ou incomodar as "santas almas" que porventura estejam percorrendo os lugares onde estiveram quando tinham forma corpórea.

  • Nem se varre o lixo para a rua, e sim de fora para dentro, queimando-se ou enterrando-se, nas vilas onde não há serviço municipal recolhedor.

  • A idéia de que a vassoura pode varrer tudo, inclusive as cousas abstratas - felicidade, tranquilidade, bem-estar, saúde, boa sorte - atinge o amor também.As vassouras há muito tempo têm sido relacionadas à bruxaria, quase universalmente retratadas em seu estilo medieval arredondado e associado às bruxas. Esse mito é explicado pelo fato de as bruxas utilizarem vassouras em seus ritos de celebração da natureza, pulando sobre as vassouras em meio a colheita, como a intenção de fazer a plantação crescer maior e mais rapidamente. Essa antiga prática, levou à crença moderna de que bruxas podem voar em vassouras.Lembrando que essa vassouras não são as comuns de limpar a casa,essas de limpar a casa têm um cabo reto porém as da bruxaria possuem um cabo tortinho.

  • As vassouras Noviça são mais resistentes e permitem uma limpeza completa e eficiente, tanto em ambientes internos quanto externos.

  • se num curto período de tempo, acabando por deixar detritos por onde passavam.

  •  

    A invenção da vassoura como hoje a conhecemos, ocorreu em 1797 quando Levi Dickenson, um agricultor de Hadley, em Massachusetts, criou uma vassoura de sorgo para a sua esposa. O resultado foi excelente e o seu uso acabou por se espalhar por toda aquela zona, ao ponto de todos quererem ter o mesmo tipo de vassoura. Aliás a sua procura foi tão elevada que cultivo do sorgo aumentou e começou a ser popularmente chamado de “milho de vassoura

  • A vassoura de Dickenson era feita de uma forma bastante simples, até rudimentar. As franjas do “milho de vassoura” eram presas no cabo onde existiam dois furos para as juntar com um pedaço de pano.

  • Em 1810, com a Revolução industrial, surgiu a máquina de fazer vassouras, que contribuiu ainda mais para a sua disseminação pela sociedade. Muitas pessoas envolveram-se no negócio da produção e vanda de vassouras e foi assim que na década de 1820 a Shakers mudou a aparência da vassoura e uma nova forma acabou por ganhar o mercado.

    Em 1830 os Estados Unidos já eram o maior produtor mundial de vassouras, exportando vassouras para vários locais como o Canadá, a Europa e África do Sul.

    A indústria da vassoura floresceu criando novas ideias e dando novas formas às vassouras nos Estados Unidos e no México.

    Actualmente a vassoura é indispensável em qualquer local, desde residências particulares, escolas, garagens, até lojas e resA vassoura é protagonista na limpeza doméstica há séculos, facilitando a execução dos cuidados com a casa. Além de uma utilidade, a vassoura também está associada à uma diversidade de mitos, lendas e superstições no imaginário popular. No Brasil, há quem diga que colocar uma vassoura na posição horizontal causa atrasos. Ou ainda, que quem teve o pé acidentalmente “varrido” por uma vassoura, não conseguirá se casar. Crendices à parte, a vassoura é um objeto presente em nosso cotidiano e um item muito importante para a organização do lar.

    Uma vassoura, grosso modo, constitui-se de um cabo de madeira comprido, com uma parte inferior composta por franjas ou cerdas feitas dos mais diversos materiais. Uma das vantagens do uso da vassoura é auxiliar na hora de limpar os cantos mais apertados ou embaixo dos móveis, poupando a pessoa que limpa de ter que abaixar ou ficar em posições desconfortáveis. Confira o modelo de vassoura ideal com as dicas do Westwing! taurantes.

  • A variedade de modelos de vassoura e escova de limpeza disponíveis atualmente é enorme. As vassouras são recomendadas principalmente para a limpeza de superfícies especiais ou muito sujas. O tamanho da vassoura pode ser escolhido de acordo com o tamanho da área que se pretende limpar.

  • Vassoura de pelo: é feita com pelos de crina de cavalo presas a um cabo de madeira. Geralmente mais larga, é particularmente boa para a limpeza rápida de áreas grandes e, por isso, é amplamente utilizada para retirar o pó de salas e outros ambientes amplos. A vassoura de pelo é ótima para varrer espaços que não possuem carpetes, como pisos de madeira, porcelanato, entre outros revestimentos lisos.

    Vassoura clássica: a vassoura que mais se assemelha à mágica vassoura das bruxas nos filmes de fantasia. Um modelo relativamente exótico para as novas gerações, esse tipo de vassoura pode ser certamente encontrado na casa de nossas avós. Estas vassouras são feitas de palha de arroz ou milho e, atualmente, são mais usadas como peça de decoração rústica. No entanto, esse tipo de vassoura é ótimo para varrer quintais e calçadas, por exemplo, no momento de retirar folhas, galhos, entre outros objetos secos.

    Vassoura de piaçava: uma vassoura dura e muito resistente, pois é fabricada com cerdas de fibras vegetais. Este modelo de vassoura é muito utilizado na limpeza de terraços e quintais, uma vez que pode auxiliar na lavagem desses locais, secando com facilidade. Você pode jogar um balde de água com sabão no seu piso e utilizar a vassoura de piaçava para esfregar o chão, a fim de remover sujeiras grudadas no revestimento.

    Vassoura com espuma: a vassoura com espuma é mais robusta e capaz de limpar pequenas partículas de poeira que muitas vezes passam batidas pelas vassouras de cerdas convencionas. Mais modernas, as vassouras com espuma se assemelham a um rodo com pano, sendo úteis para, além de remover sujeiras secas, também lavar o piso. Além disso, elas podem ser limpas facilmente: basta colocá-las sob água corrente que toda a sujeira que você tirou da sua casa e agora está na vassoura sairá de maneira prática, rápida e eficiente!

  • Há um amplo leque de opções quando falamos de tipos de vassouras, já que existe um modelo para cada casa e piso. Se a sua casa possui janelas e portas grandes, que costumam ficar abertas durante o dia, é ideal que você realize pelo menos três limpezas com vassouras por semana, já que o ambiente vai acabar acumulando bastante poeira.

    Casas com quintal ou varanda aberta necessitam de uma manutenção mais constante, tendo em vista as folhas, galhos e outros objetos que podem ser acumulados no espaço. Além da vassoura, utilize sempre um rodo com pano molhado ou uma vassoura com espuma para que os vestígios de poeira que não são facilmente retirados se assentem, tornando a sua limpeza de rotina rápida e eficiente.

    Mesmo com toda a tecnologia que utilizamos para conseguir deixar tudo mais limpo, a vassoura é ainda hoje o produto ideal para a arrumação da casa, ajudando a conservar uma bela decoração. Invista já na sua e deixe a sua casa sempre limpa e higiênica

Comentários sobre Vassouras

Vídeo sobre Vassouras

Twitter
Vassouras
https://www.youtube.com/embed/YE63YfrPJyw
Vassouras