MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Sabão Massa

Encontre milhares de ofertas de Sabão Massa usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 21/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Sabão Massa?

 

 

O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos, e também pó. 

Do ponto de vista químico, o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássa e carbonato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei. A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação. A gordura e as bases são hidrolisadas em água; os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e as moléculas livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão.

 

O termo Sabão em massa ou Sabão em barra traz menos impacto ambiental.A fabricação de sabão para limpeza é conhecida há séculos e narrada pelos antigos historiadores.

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio) dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool (conhecido popularmente como glicerina).

 

No processo recebe o nome de saponificação. O pH do produto final depende do processo. Se reação de saponificação for completa, toda a base empregada foi consumida e assim o sabão terá um pH próximo ao neutro. Em virtude disso, após a fabricação do sabão, é feito o processo de cura que dura de 45 à 60 dias.O interessante é observar o tensoativo e as matérias-primas. Elas são biodegradáveis, isto significa que o sabão pode ser degradado facilmente pela natureza por micro-organismos, mas não significa que ele não é poluente também. O glicerol ou glicerina proveniente da reação pode ou não ser retirada do produto final pelo seu valor comercial, mas quando presente, ela garante uma hidratação maior para a pele. A grande maioria dos sabões disponíveis retiram a glicerina após o processo de saponificação.

Esta é uma vantagem dos sabões em relação ao detergente, pois quando a glicerina está presente, eles agredirem menos a pele. Porém, os sabões em barra possuem menor poder tensoativo que os detergentes, sendo mais fracos na limpeza.

Para a limpeza da casa, costumamos usar diversos produtos e, entre eles, está o sabão em barra.

Todos eles possuem substâncias denominadas tensoativas, que diminuem a tensão formada entre dois líquidos.

O sabão tem o papel de limpeza por consegue interagir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira). Assim, ocorre a formação da micelas, gotículas de gordura aprisionadas  por moléculas de sabão. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação. Desse modo, elementos como a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados. Não é à toa que costumamos usar o produto para limpeza em geral.

Sempre devemos dar preferência aos produtos que usam componentes renováveis. Quanto mais artesanal o produto, potencialmente menor a agressão ao meio ambiente. Os sabões comerciais encontrados no mercado são fabricados para serem baratos e para terem uma validade prolongada. Por conta disso, são adicionadas outras substâncias. Então, nada como fazer o próprio sabão.

Assim, além de aproveitar o óleo velho usado de casa, ainda conseguimos usar um produto que temos certeza do que é feito e com menos aditivos, além de demandar menos do sistema de tratamento de esgoto.

 

O conhecido sabão, usado principalmente para fins de lavagens e como agente emulsionante, consiste principalmente de hidróxidos de sódio ou potássio, de ácidos gordurosos.

Os sabões produzidos a partir de hidróxido de sódio (soda cáustica) são conhecidos como “sabões duros”, já os fabricados a partir de hidróxido de potássio são conhecidos como “sabões moles”.

Outros tensoativos, freqüentemente conhecidos como detergentes sintéticos competem com os sabões em muitos usos.

 

Tipos de Sabão Massa

 

Sabão Azul - Máxima limpeza em qualquer situação. Possui branqueador óptico, que vai deixar suas roupas muito mais limpas e a casa toda com um brilho insuperável. É especialmente recomendado para o uso em alumínio.

 

 Sabão de Coco 

Limpeza eficiente com suavidade. Especial para roupas brancas e delicadas. Formulado a base de óleo de coco, também possui branqueador óptico.

Ele é um produto MEGA versátil na hora da limpeza, sendo um limpador de alta eficiência e suavidade, o que os torna um eficaz branqueador de roupas e limpador de uso geral e que não causa irritações em pessoas mais sensíveis ou até mesmo alérgicas.É um excelente limpador multi-superficies, limpa fogão, forno elétrico (por fora) , geladeira (tanto por dentro quanto por fora),  que são de inox, microondas, máquina de lavar roupas (por fora) e purificador de água que são esmaltados, rack, prateleiras, nichos e armários da cozinha que são em MDF, cômoda, que é laqueada, Box de acrílico e de vidro, pisos e azulejos .Ideal também para lavar roupas de bebês.

 

Sabão de Glicerina

 

Fórmula suave com perfume delicado. Ideal para cuidar bem das suas roupas e deixar uma limpeza refrescante em toda casa.

 

Sabão Glicerinado Multiuso 

 

O sabão Glicerinado Multiuso foi desenvolvido para ser utilizado na limpeza da casa, da roupa e da louça. 

Elaborado com matérias primas de qualidade, oferece consistência, rendimento e durabilidade. Sua fórmula possui glicerina que protege suas mãos. Pode ser usado de varias maneiras, removendo diversos tipos de sujidades. 

 

Sabões alcalinos 

São mais eficientes que os próximos da neutralidade. Seu poder de limpeza é maior devido ao aumento de interações que realizam com as partículas de sujeira que queremos remover. Por outro lado, a alcalinidade excessiva pode causar riscos. Normalmente, sabões destinados  a limpeza doméstica possuem um pH mais alcalino, por conta disso não é aconselhável utilizar qualquer sabão para higienização diária da pele.Outro fator importante é a espuma, que nem sempre é sinal de limpeza. Muitas vezes as indústrias de produção de sabões podem adicionar espessantes ao produto final. Essas substâncias aumentam a produção de espuma, mas não aumentam o poder de limpeza do produto.No meio ambiente os sabões podem causar um processo conhecido como eutrofização, que gera grandes problemas para os corpos hídricos e a vida aquática. Outro problema é a alcalinidade excessiva de alguns sabões e a formação de espuma. 

O primeiro deve-se ao sabão ter um pH mais elevado para sua eficácia na limpeza e, quando lançado no esgoto, pode contribuir para a alteração das características naturais da água do corpo receptor. O segundo gera um problema na oxigenação da água, pois a espuma branca na superfície impede a passagem de luz, dificultando a fotossíntese. Por isso, sempre que possível, evite o uso do sabão, busque alternativas de limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes, como por exemplo o vinagre e o bicarbonato de sódio.

 

 

Como o sabão limpa?

 

Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas? É uma pergunta curiosa, uma vez que a composição básica dos sabões é justamente as gorduras animais e os óleos vegetais, todos insolúveis em água, daí o porquê da água sozinha não limpar esses compostos.

Uma grande descoberta que revolucionou a limpeza, através dela é possível limpar sujidades acumuladas. Tudo muito simples: a mistura de óleos (ésteres) com soluções alcalinas (hidróxido de sódio ou potássio) deu origem a um produto que se dissolve em água e retira gorduras. É a partir dessa interação entre os componentes do sabão que se torna possível limpar superfícies cheias de gordura.

O sabão, como se poderia pensar, não desprende e elimina o sujo por ação química e sim por ação física, senão

vejamos : as substâncias eliminadas são de naturezas diversas, como a argila a grafite os óleos minerais, as graxas, etc.

O que ocorre é que o sabão diminui as películas diminutas de gorduras que absorvem uma película de sabão com o que evitam o retorno a aglomeração, conseqüentemente, evitam o depósito de sujeira na roupa e a eliminam pela água.

 

 

Precauções com Uso de Sabão

 

 

- Conservar longe de Crianças e Animais Domésticos

- Não ingerir;

- Evite inalação ou aspiração, contato com os olhos;

- Evite o contato prolongado com a pele;

- Depois de utilizar este produto, lave e seque as mãos;

- Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;

- Em caso de ingestão, não provoque vômito e consulte imediatamente o Centro de Intoxicações ou o médico, levando o rótulo do produto;

 

O sabão provoca uma alteração na superfície da fibra têxtil na qual está aderida a sujeira, provocando uma diminuição na força de adesão, fazendo que ela passe para a espuma , ou seja , o sabão é formado por uma cadeia carbônica longa apolar e , portanto solúvel em gorduras e também por uma extremidade que tem um grupo carboxila polar e , portanto solúvel em água.

Óleo quente e álcalis concentrados são misturados.Salmoura fresca é adicionada a mistura, a fim de separar da solução o sabão formado. No fundo do recipiente acumula-se uma mistura de salmoura e glicerina, chamado de Barrela. A direita o sabão grosso é submetido à fervura para que todo o sal seja removido. Menos dura que os resíduos, sobrenada uma camada de sabão puro.

 

Ao ocorrer a saponificação adiciona-se solução de cloreto de sódio ( sal de cozinha ) que irá produzir a separação do sabão, que flocula em forma de pasta.

A parte líquida no fundo é composta por glicerina impura que poderá ser destilada uma ou duas vezes por processo simples ou a vácuo.

 

O sabão pronto é acondicionado em formas e posto a endurecer ao ar (sabão tipo mole) ou ainda pode ser colocado em extrusoras sendo cortado no tamanho ou peso pré-determinado e depois.

 Fonte:Wikipédia

Comentários sobre Sabão Massa

Vídeo sobre Sabão Massa

Twitter
Sabão Massa
https://www.youtube.com/embed/t9iyE6mGk3M
Sabão Massa