MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Exaustores Coifa

Encontre milhares de ofertas de Exaustores Coifa usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/09/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Exaustores e Coifas?

 

 

 

Exaustor



O Exaustor é utilizado para movimentação do ar, puxando os gases e vapores para fora do ambiente.

 

Essa opção é mais recomendada para cozinhas industriais que costumam ser bem maiores que as cozinhas residenciais. O exaustor normalmente deve ser instalado em paredes voltadas para o ar externo, pois dessa forma a corrente de ar quente retirada do ambiente é mais uniforme e o exaustor trabalha de maneira correta trabalhando com toda sua capacidade.

 

Um dos pontos negativos de se instalar um exaustor em uma cozinha é que eles além de fazer certo barulho devido a sua potência de funcionamento ele requer mão de obra de quebra de paredes para que possa ser realizada a instalação. Por esse motivo ele é recomendado para ambientes grandes e com muita carga de calor e fumaça como é o caso de grandes cozinhas industriais.

 

Alem desses dois motivos não existem modelos de exaustores modernos que possam se adequar ao design da sua cozinha, pois eles não são tão estéticos como o caso das coifas e os depuradores de ar que possuem diversos designs para deixar sua cozinha mais bonita e ao mesmo tempo realizar a exaustão do ambiente.

 

 

 

Coifa



A Coifa industrial é para ser usada em Sistema de Exaustão de Cozinhas Industriais juntamente com exaustores, dumpers e  terminais de descarga. As coifas possuem sistemas de filtros de alumínio para condensar a gordura que evapora com o ar. Este sistema tem calhas para recolher a gordura condensada. A parte interna da tela de inox da coifa possui ainda um filtro de poliéster junto a tela de metal, que pode ser lavável ou descartável.

 

Há alguns modelos de coifas que não fazem a troca do ar. Apenas puxam o ar quente, filtrando-o e devolvendo-o ao ambiente 90% purificado.

 

As coifas seguem especificações indicadas por cada cliente e ainda podem ser fabricadas em chapada galvanizada, com ou sem pintura, e em aço inox, liso ou escovado, PP, PVC ou Fiberglass. 

 

 

Lista dos melhores Exaustores e Coifas

 

  • Exaustor Centrífugo
  • Exaustor Axial
  • Coifa Central ou de Ilha
  • Coifa de Parede
  • Coifa de Aspiração Frontal
  • Coifa Wash-Pull
  • Coifa Push-Pull


Como funcionam os Exaustores e as Coifas

 

 

O Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais consiste em retirar do ambiente os vapores e gases decorrentes dos processos de cozimento e frituras dos alimentos, deixando o ambiente da cozinha livre de odores e fumaça, assim como, manter a temperatura interna em níveis desejáveis de conforto.

 

O Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais consiste em captar, tratar, conduzir os vapores e gases para fora do ambiente da cozinha, além de um sistema de insuflamento de ar externo para repor o ar exaurido pelo Sistema de Exaustão.

 

 



Para que servem os Exaustores e as Coifas

 

 

Utilizadas em conjunto, as coifas e exaustores servem para exaustão ou insuflamento de gases, poluentes ou não poluentes, gerados pelas indústrias.

 

 


Tipos de Exaustores e Coifas



  • Exaustor Centrífugo: Esse exaustor tipo caracol,utiliza um rotor de pás curvadas para trás ou radial (para não armazenar gordura), acoplado a um motor elétrico através de polias e correias, contendo porta de inspeção e dreno para limpeza. É indicado para sistemas de exaustão de cozinhas.                                                                                                                                                              

 

  • Exaustor Axial: De carcaça tubular, utiliza uma hélice acoplada a um motor elétrico, podendo ser de acionamento direto com hélice e motor instalados em seu interior, ou acionamento indireto através de polias e correias com motor instalado fora do equipamento. Por ter um custo acessível, é bastante utilizado, mas com restrições.

 

  • Coifa Central ou de Ilha: Utilizada em áreas onde os equipamentos para o preparo de alimentos ficam localizados no centro da cozinha industrial.

 

  • Coifa de Parede: Utilizada em áreas onde os equipamentos para preparo dos alimentos ficam encostados nas paredes da cozinha industrial.

 

  • Coifa de Aspiração Frontal: Bastante utilizada para equipamentos que geram muita gordura, como chapas e fritadeiras.

 

  • Coifa Wash-Pull: Possui sistema de lavagem dos gases incorporados a ela.

 

  • Coifa Push-Pull: Possui Sistema de insuflamento de ar incorporado a ela formando uma cortina de ar em suas extremidades.

 

 

 


Lista dos Princiais Benefícios:
 

 

  • Pode ser montado de acordo com a necessidade do projeto quanto à vazão e pressão estática necessária;
  • Possui nível de ruído baixo;
  • Fácil manutenção;
  • Vida útil longa se realizadas manutenções preventivas;
  • Indicado para instalações em paredes ou telhados para promover renovações de ar dos ambientes;
  • Otimizar trocas de ar;

 



Tratamento do Ar: Podemos adicionar alguns equipamentos para tratar os vapores de gordura e fuligens antes da sua dispersão no ambiente externo da Cozinha Industrial.

 

 

Extratores de Gordura: Os Extratores de Gordura são utilizados para retenção e tratamento dos vapores de gordura e fuligens antes da dispersão na atmosfera.

 

 

Os mais utilizados são:

 

 

Lavadores: Através de processo de condensação, eles fazem o encharcamento, absorção ou neutralização dos poluentes em solução aquosa.

 

Precipitador eletrostático: Pelo processo de ionização com alta tensão elétrica do fluxo de exaustão, fazem a coleta de partículas em placas com polaridade oposta ao da assumida pelas partículas.

 

Filtro de Carvão Ativado: Esses filtros reduzem os odores, podendo ser utilizados nas saídas dos equipamentos de tratamento do ar. Sua eficiência pode se comprometida caso sejam utilizados em equipamentos onde possa ocorrer encharcamento a base de água como lavadores.

 

 

O tamanho e a capacidade deve ser de acordo com a vazão para não comprometer o Sistema de Exaustão.

 

 

Terminais de Descarga

 

 

Esses terminais tem o objetivo de proteger o Sistema de Exaustão contra entrada de água, captando e dissipando os gases e vapores.

 

 

Grelhas e Venezianas

 

 

 

As Grelhas e Venezianas são utilizadas para insuflamento, exaustão e descarga de ar nos sistemas de exaustão e ventilação.

 

 

Resumo 

 

Manter uma boa circulação de ar na cozinha é indispensável para evitar que os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente frituras e grelhados, se espalhem.É importante escolher o sistema de exaustão corretamente.

 

A primeira característica que diferencia estes equipamentos é a capacidade de transportar o ar para fora do ambiente onde estão instalados. Esta é a função básica do exaustor, trocar o ar quente de dentro da cozinha pelo ar frio que está fora da cozinha.

 

Ao impulsionar o ar quente para fora da cozinha, o exaustor também elimina odores e partículas de gordura que tenham ficado suspensas no ar.

 

 

Fontes:

arwek.com.br

exaustoresventisilva.com.br

bbel.uol.com.br

ventpauloexaustores.com.br

princeventiladores.com.br

Comentários sobre Exaustores Coifa

Vídeo sobre Exaustores Coifa

Twitter
Exaustores Coifa
https://www.youtube.com/embed/cEqSzQEqAUQ
Exaustores Coifa