Encontre milhares de ofertas de Pipas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 19/01/2021 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
A brincadeira soltar pipa é bem divertida para as crianças e também para adultos com espírito jovem. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
É possível soltar pipa sozinho, em um pequeno espaço, com menos de um metro. Tudo que você tem a fazer é ficar de costas para o vento e ir administrando a linha. Deixe um pouco de linha fora do carretel, tomando cuidado para não embolar. E quando a pipa for puxando, você vai liberando linha até ela ficar flutuando no céu, bem lá no alto.
São feitas de varetas de madeira e papel, em diversas cores. Acho que as mais bonitas são aquelas feitas com as cores da bandeira do nosso Brasil: verde, amarelo, azul, branco. Também, preto, vermelho, etc. No final deste artigo você vai ver um vídeo, ensinando tudo.
Pipa, papagaio, cafifa, pandorga, arraia, pepeta, quadrado…
Chame como preferir, esse é o brinquedo que alcança alturas que todos nós gostaríamos de alcançar; que tem o poder de fazer o que todos gostaríamos de fazer: simplesmente voar.
Mas elas podem ser muito diferentes umas das outras, você sabia? Se você gosta de pipas, confira os mais diversos modelos que existem em todo o mundo!
Pipas : Suru, Raia
É uma pipa composta de apenas duas varetas de bambu armadas em formato de cruz e completamente encapada por um papel, normalmente seda, desempenhando a função de asa, sustentando a pipa no ar. Esta pipa não possui rabiola, e é bem comum aqui no Brasil.
Para fazê-la, você precisará de:
Duas varetas de bambu, papel de seda, cola e uma boa quantidade de fio resistente (fio 10, por exemplo).
Como fazê-la:
Junte as varetas de bambu, montando uma cruz. Cuide para que as varetas tenham extremidades proporcionais e não fique torta. Em seguida, passe a linha em volta da união das duas varetas de bambu, enrole até que elas estejam bem firmes uma na outra.
Depois você já pode encapá-la com o papel liso ou estampado de sua preferência, usando uma boa cola para fixar bem o papel no bambu. Encape a partir do cruzamento dos bambus até a ponta mais extrema embaixo. Depois que a cola secar, sua pipa estará pronta!
Raia:
A pipa Raia é muito parecida com a pipa Suru, suas diferenças são bem pequenas: na pipa Raia as varetas de bambu são cruzadas uma no meio da outra, com todas as extremidades iguais, o que dá a pipa Raia o formato de um losângulo.
O material para fazer a pipa Raia é o mesmo para fazer a pipa Suru.
Já o modo de fazer a pipa Raia é quase igual ao modo de fazer uma pipa Suru. Só o que muda, é que você irá encapá-la de ponta a ponta.
Pipas: Peixinho e Pipas de Biquinho
Ainda lembra-se da pipa Raia? Então, a Peixinho é igual à pipa Raia, porém esta deverá possuir uma cauda – a rabiola – que serve para a pipa ganhar mais estabilidade no ar.
Portanto, se seu interesse passou a ser a pipa Peixinho, faça a pipa daquele mesmo jeito.
Agora saiba como fazer a rabiola para sua pipa:
De uma sacola de plástico, ou daqueles sacos de lixo, recorte tirinhas de 1,5cm de largura por 40 cm de comprimento.
Então, com um espaço de 10 cm entre uma tirinha e outra, prenda as tirinhas na linha que deverá sobrar da ponta de baixo da pipa.
Observação: prenda as tirinhas da sacola com a própria linha, se você usar as próprias tirinhas para fazer os nós, elas escorregarão pela linha assim que sua pipa começar a tomar altura.
Pipa de Biquinho:
Você já deve ter visto esse modelo de pipa sobrevoando você e com certeza se encantou. A Pipa de Biquinho sempre chama a atenção com a sua rabiola imensa e o bico comprido. O corpo desta pipa é mais comprido e sendo assim mais bicudo, mas o diferencial desta pipa ainda está na cauda.
Ou seja, para fazê-la você pode seguir a idéia da Pipa Suru, porém para ela ficar bicuda, a vareta que fica em pé deve ser ligeiramente mais comprida do que a vareta que ficará na posição horizontal;
Depois basta colocar uma rabiola bem extravagante nela e você terá como resultado uma Pipa de Biquinho.
Pipa Pião
Essa pipa com toda a certeza chama muito a atenção de quem se depara com uma dessas no céu. Sendo um dos maiores modelos de pipa, ela necessita de uma cauda bem também para poder se sustentar no ar. O legal desta pipa, é que por mais longe que ela voe você tem mais chance de diferenciá-la das outras.
Você determina o tamanho com o qual ela ficará no final de acordo com o tamanho das varetas de bambu que você usará para montar sua estrutura.
Para montar uma Pipa Pião você precisará de:
Três varetas de bambu, sendo que uma deve medir de 60 cm a 75 cm e as outras duas – iguais – devem medir de 40 cm a 45 cm.
Linha fio 10, cola e papel de seda liso ou com uma estampa de sua preferência.
Como montá-la:
Primeiramente, você fará uma cruz com a vareta maior e uma das menores, lembrando que a maior deverá ficar em pé. Então amarre essas duas varetas bem firmes uma na outra, com a linha fio 10.
Feito isso, a vareta que sobrou você coloca exatamente entre a primeira vareta deitada e a ponta de baixo da vareta que ficou de pé, amarrando bem firme com a linha fio 10.
A Pipa Pião, como a Suru, não fica completamente encapada, você deverá encapá-la desde a primeira união de varetas que fez, até a ponta de baixo da estrutura da pipa.
Depois de encapada, basta fazer uma cauda extravagantemente grande como na Pipa de Biquinho, e sua Pipa Pião estará pronta!
Pipas Modelos
São pipas cujo modelo, forma, tamanho, cor e absolutamente nada é definido. A pipa modelo é uma pipa conhecida, antes de tudo, por sua beleza.
A Pipa Modelo costuma estar presente em Competições e Festivais de Pipas, sempre encantando o público ao atingir o céu com sua beleza única.
R$ 149,90
R$ 149,90