MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Jogos de Damas

Encontre milhares de ofertas de Jogos de Damas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 19/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Jogos de Damas?

 


O jogo de damas tem dois participantes, que usam um tabuleiro com 64 casas claras e escuras, 12 peças brancas e 12 peças pretas para jogar. O tabuleiro será colocado com a casa escura da primeira fileira a esquerda. Os jogadores sentam-se em posições opostas, de frente para o tabuleiro.

 

Embora a maioria das pessoas não saiba, o jogo que conhecemos hoje como damas tem uma longa história. Do antigo Egito à sua própria sala de estar, damas manteve-se como um passatempo popular para a maioria dos registros históricos.

 

É um dos jogos mais antigos conhecidos pelo homem. A história do jogo de damas pode ser rastreada até o berço da civilização, onde os vestígios da mais antiga forma de jogo foram descobertos em uma escavação arqueológica na antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, que agora é atual Iraque.  Ninguém tem certeza das regras exatas do jogo, que foi datado de carbono em 3000 aC .Um jogo semelhante com um tabuleiro de 5x5, chamado Alquerque é conhecida por ter existido no Egito antigo, já em 1400 aC.

 

Segundo a Confederação Brasileira de damas com a transferência da Corte Real, em 1806, para o Brasil, D. João VI trouxe o primeiro livro de jogo de damas para nosso país. Trata-se do livro de Juan Canalejas, “Libro del Juego de las damas”, publicado em Barcelona,  Espanha em 1650.Este livro encontra-se na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

 

Devido à influência da Corte Real, que se instalou no Rio de Janeiro, foi aí que o jogo de damas começou a se desenvolver em nosso país. São Luís, capital do Estado do Maranhão, até hoje, é o único local no país onde se cultiva exclusivamente a damas internacional, tabuleiro de 100 casas. Isso se deve à influência das invasões francesas e holandesas naquela região.



 

Lista dos melhores Jogos de Damas

 

 

  • Damas Diagonais
  • Damas Italianas
  • Damas Inglesas
  • Damas Russas
  • Damas Chinesas
  • Damas de Botão
  • Perde-Ganha
  • Jogo de Damas Adaptado

 


Como funcionam o Jogos de Damas

 

 

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa preta livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem ser movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

 
A captura das peças é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo. Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. Em caso de equivalência, o jogador pode escolher qual das capturas vai fazer. As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre. Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance.
 
Regra de Empate
- A partir de qualquer ponto da partida se ocorrerem 20 (vinte) lances sucessivos de Damas, sem captura ou movimento de peças comuns.
- Se uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance será considerado um empate.
- Se um jogador possuir três damas contra uma dama do outro jogador, será consoderado empate se o jogador com o maior numero de peças não conseguir obter vitória em vinte lances.



Para que servem os Jogos de Damas



O aprendizado de jogos de tabuleiro incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação e promover o desenvolvimento da criatividade e da memória de forma recreativa.

 

Além disso, essa modalidade de jogos faz com que a criança assuma atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social.




Tipos de Jogos de Damas



  • Damas Diagonais
  • Damas Italianas
  • Damas Inglesas
  • Damas Russas
  • Damas Chinesas
  • Damas de Botão
  • Perde-Ganha
  • Jogo de Damas Adaptado

 


 


Damas Diagonais: Nesta variante, o tabuleiro é colocado diagonalmente entre os jogadores. As 12 peças são colocadas nas casas claras do tabuleiro. Obviamente, o primeiro movimento sempre oferecerá ao adversário uma peça para ser tomada. Mas no mais, o jogo se desenvolve como o jogo de damas normal. Outra possibilidade das damas diagonais, é o jogo com nove peças para cada lado existindo tão somente três casas para coroação.

 

Damas Italianas: as regras são as mesmas das Damas tradicionais, com as seguintes mudanças: o tabuleiro é colocado de modo a ficar uma casa branca à esquerda; as peças não podem tomar a Dama; se um jogador não tomar uma peça quando for possível fazê-lo, perde o jogo; e quando houver mais de uma opção para tomada de peças, deverá optar o jogador por tomar a peça mais valiosa, isto é, a Dama.

 

Damas Inglesas: mesmas regras das Damas tradicionais, excetuando-se o fato do jogador poder optar por capturar qualquer peça e não fazer obrigatoriamente a jogada que o permita tomar o maior número de peças.

 

Damas Russas: As únicas alterações com relação às regras oficiais, são o fato de a tomada não ser obrigatória e o fato de,  no caso de uma tomada em série, se a peça passar pela ultima fileira, será promovida a Dama e continuará a jogada já como Dama.

 

Damas Chinesas: Criado em 1892 na Alemanha, esse é um jogo que não tem qualquer relação com a China. Ganhou o nome de Damas Chinesas para atrair atenção ao ser lançado nos Estados Unidos. Em alguns locais também é chamado de Xadrez Chinês. Cada jogador tem o desafio de levar suas peças ao extremo oposto da estrela. A movimentação das peças ocorre deslizando para a casa vizinha. Desafio lançado!

 

Damas de Botão: É um jogo que não inventa muito: é a jogabilidade de sempre, as regras que você conhece e uma pequena sutileza no design, que vai mudar completamente a cara das suas partidas. Arraste suas peças até a casa que se encaixar melhor à sua estratégia.

 

Perde-Ganha: Variante que me parece absolutamente hilária: as regras são as mesmas do jogo oficial, mas, nesta variante, aquele que ficar sem peças é quem ganha. O jogador, portanto, deve oferecer suas peças ao adversário, o mais rápido possível, de modo a ficar sem peças.

 

Jogo de Damas Adaptado: Esse jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e de habilidades táteis importantes para estudantes que iniciaram o processo de aprendizagem de leitura braille. É composto por 01 tabuleiro em madeira adaptado, medindo 35x35cm, possui abertura circular em todos os quadrantes. Acompanha 36 círculos em madeira com pino para encaixe no tabuleiro e na em outras peças, para ser formada a dama.

 



Benefícios dos Jogos de damas



Jogar traz muitos benefícios.  Não só os jogos que exigem esforço físicos, como também os que só ocupam a mente.  A competição aumenta a capacidade do competidor.

 

Quem pratica damas tem benefícios na parte física e mental. Ele vai desenvolver a criatividade, concentração, disciplina e memorização.

 

O jogo de damas possui regras mais simples e traz benefícios para o exercício mental das crianças de forma muito eficiente. Com o jogo de damas, a criança aprende a raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo.

 

Além disso, ela adquire a capacidade de organizar uma variedade de elementos para uma finalidade, bem como imaginar concretamente situações futuras próximas. Também é possível, através da pratica do jogo de damas, desenvolver a capacidade de prever as consequências de atos próprios e alheios e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

 

 


Lista dos Princiais Benefícios:
 
 
  • Aguça a memória
  • Trabalha a paciência
  • Estimula o raciocínio lógico
  • Ativa a concentração

 

 

Da corte para os salões



Ninguém sabe quando ou onde surgiu o primeiro jogo de damas. Pinturas e tabuleiros encontrados em tumbas de faraós no Egito, além de outros achados arqueológicos em diversos lugares do mundo, mostram a existência de jogos parecidos, mas é uma lenda francesa a mais difundida para se explicar a origem deste jogo que caiu no gosto popular.

Segundo esta lenda, na Idade Média, as damas da corte francesa eram aficcionadas pela modalidade. Por isso, todos se referiam ao esporte como o "jogo das damas".

Alguns historiadores discordam e dizem que o nome seria derivado de domus (castelo, casa) ou damm (do tedesco = fortaleza).

Sendo um jogo de senhoras, um castelo ou uma fortaleza, o fato é que o jogo de damas popularizou-se e atravessou séculos reunindo cada vez mais adeptos.

Hoje, são conhecidas duas formas de se jogar damas: em tabuleiro de 64 casas, que se joga com 12 pedras de cada lado e em tabuleiro de 100 casas, que se joga com 20 pedras de cada lado.

BRASIL - Bastante popular na Europa antes da época dos descobrimentos, estima-se que o jogo de damas tenha sido introduzido no Brasil pelos primeiros colonizadores.

Os primeiros livros foram trazidos ao país quando da vinda da corte do rei D. João VI para o Brasil.

Como esporte, a modalidade começou a ser praticada no Brasil em 1935. Entretanto, em 1967 o jogo de damas sofreu um grande abalo.

A Confederação Brasileira de Desportos, que na época englobava todos os esportes amadores, qualificou-o como "mera recreação", desfiliando-o, juntamente com o xadrez e o bridge.

Apenas 21 anos depois, em novembro de 1988, é que o jogo de damas voltou à ser considerado esporte no Brasil.

Desde então, os jogadores brasileiros aprimoraram a técnica da modalidade, principalmente no jogo de 64 casas, sendo hoje considerados os segundos melhores do planeta, atrás apenas dos russos.

Para o melhor damista da região, João de Deus, o jogo de damas traz grandes benefícios aos praticantes.

"Se não se vê muito benefícios na parte física, na mental os ganhos são enormes. Um praticante de damas desenvolve a criatividade, a concentração, a memorização e a disciplina, entre outros", afirmou.

 

 

Fontes:

livresportes.com.br

megajogos.com.br

coladaweb.com

doutissima.com.br

brinkmobil.com.br

jogodedamas.com.br

joaodefreitas.com.br

 

Comentários sobre Jogos de Damas

Vídeo sobre Jogos de Damas

Twitter
Jogos de Damas
https://www.youtube.com/embed/Smqc-2dIip4
Jogos de Damas