MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Petecas

Encontre milhares de ofertas de Petecas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 23/10/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Peteca?

 

 

Jogar Peteca é saudável. Ajuda a queimar até 350 calorias por hora. O jogo de Peteca é uma ótima atividade física em grupo. Quer saber mais sobre a Peteca? Confira aqui no site um pouco da história desse jogo e também os anúncios referentes à venda desse produto.

 

 

História da Peteca

 

A peteca é uma modalidade esportiva de tradição regional de origem indígena brasileira, surgida em forma de competição no estado de Minas Gerais. Trata-se de uma modalidade que se apropriou de parte da estrutura do voleibol na organização do espaço e do controle de jogo, tais como: a altura da rede, a contagem de pontos, os fundamentos (toque, cortada, saque, defesa).

 

Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, ela foram criadas, tornando a peteca um esporte.

 

Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.

 

 

Nos jogos oficiais, a peteca só pode ter penas brancas (quatro) e uma base de camadas sobrepostas de borracha, com diâmetro de 5 a 5,2 centímetros. A altura da peteca deve ser de 20 centímetros. O peso, entre 40 e 42 gramas.

 

 

Lista das melhores Petecas

 

  • Peteca Super Pequita
  • Peteca Pequita Soft
  • Peteca Musa Profissional
  • Peteca Badminton
  • Peteca Shuanglian
  • Peteca Bonfim Extra

 


Como funciona a Peteca

 

Utiliza-se um implemento (a peteca propriamente dita) que é golpeado ou tapeado de um lado para o outro da quadra, em toque único, isto é, não se permite a armação de jogadas como no voleibol. O objetivo é fazer a peteca tocar no espaço de jogo adversário delimitado pelas linhas laterais e de fundo. Pode ser praticado individualmente ou em duplas.
 
O princípio básico é o mesmo do vôlei: um jogador inicia o jogo posicionando-se atrás da linha do fundo e atirando a peteca com um saque, a fim de que ela passe por cima da rede. Ao chegar do outro lado, ela precisa ser rebatida com um único toque. Se a peteca cair no chão ou atravessar as linhas que demarcam a quadra, a equipe adversária ganha um ponto e o direito ao lançamento.

 

 

Para que serve a Peteca


Você lembra quando era criança e brincava de diversas coisas na rua, só pelo prazer da brincadeira? A peteca, por exemplo, fez parte da infância de muita gente, que jogava por horas, na rua, no colégio, nos parques, sem parar para reclamar de dores ou incômodos. Essas brincadeiras, antes limitadas apenas ao universo infantil, podem virar exercícios que proporcionam um gasto calórico de até 350 calorias por hora. 
 
Além da diversão, é uma ótima forma de fazer uma atividade aeróbica sem ter de ficar horas na academia. Hoje, a peteca é praticada principalmente nos clubes, onde é jogada nas quadras. A atividade promove um trabalho moderado a forte dos membros superiores, inferiores e tronco, além de um excelente meio de descarga psicológica para tensões.
 

 

Tipos de Petecas

 

Existem dois tipos de petecas, as tradicionais, feitas com penas de ganso e as sintéticas, feitas de nylon. Ambas possuem bases esféricas feitas de cortiça ou poliuretano, contendo um pequeno peso de chumbo, sem o qual a peteca seria muito leve para percorrer as distâncias necessárias. A esta base estão fixadas 16 penas, e no caso das petecas de nylon, uma "saia" deste material. 



  • Petecas de Penas: Jogadores profissionais só utilizam as petecas de penas, que só duram alguns rallies , pois as penas não suportam os golpes.

 

  • Petecas de Nylon: As petecas sintéticas são mais usudas por jogadores amadores, iniciantes e para treinamento. Estas petecas são mais baratas do que as de penas e duram muito mais.

 

Seja qual for a peteca escolhida, certifique-se que ela foi testada para alcançar a velocidade correta necessária no local onde se realizarão as partidas.

 

A velocidade da peteca está ligada com o tamanho e a temperatura do local onde o badminton será praticado, em outras palavras, com a resistência do ar.

 

Normalmente, as petecas sintéticas possuem uma gradação que relaciona cores com a velocidade da peteca. Já as de penas possuem uma escala numérica para designar as velocidades. Esta escala vai de 73 a 85 grains (1 grain = 0.065 gramas), sendo a de 85 grains a mais rápida.

 

 

Benefícios da Peteca

 

O jogo de peteca é um esporte predominantemente aeróbico, que proporciona flexibilidade das articulações, agilidade dos movimentos, amplia a capacidade respiratória, aumenta os reflexos e desenvolve a destreza. O princípio é simples: quanto mais você joga, mais sua aptidão física melhora, seu condicionamento físico aumenta e você consegue realizar maior esforço sem se cansar. Sua musculatura se desenvolve de modo que ele passa a ser capaz de realizar facilmente e em maior velocidade movimentos que antes não conseguia. Quer mais benefícios? 

 

A peteca é um excelente meio de descarga psicológica para as tensões, ajuda no equilíbrio, na coordenação, na agilidade e na velocidade de reação. Seus músculos também ficarão mais flexíveis e você consegue manter o equilíbrio mesmo nos movimentos mais difíceis. Desta forma, a capacidade física do jogador aumenta cada vez mais. 

 

Pode ser praticado na areia, na grama ou na quadra. O melhor é que, para praticar, não é necessário fazer grandes investimentos. Bata uma roupa, um tênis confortável e uma peteca. Na quadra, onde o esporte é praticado, você precisa apenas de uma rede. 



Lista dos Princiais Benefícios:
 
  • A atividade é dinâmica e recreativa, proporcionando benefícios para a saúde física e mental.
  • O jogo também pode ser praticado pelos idosos e ainda trazer diversos benefícios para a saúde, como o controle e a prevenção de doenças comuns na terceira idade.
  • Outro ponto positivo é a melhora da mobilidade e da capacidade de locomoção dos idosos, o que acaba evitando problemas comuns na terceira idade, como as quedas. Sem falar na prevenção e no controle de problemas como doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes e doenças respiratórias.
  • Por ser um jogo dinâmico, ele exige a movimentação de vários grupos musculares, principalmente dos membros superiores.
  • A atividade melhora a força e a resistência muscular, além de aumentar a massa magra e queimar gorduras, ajudando no controle e na perda de peso.
  • Jogar peteca melhora as capacidades cognitivas, como a coordenação motora, o equilíbrio e os reflexos, fatores que ajudam a desenvolver as atividades do cotidiano.
  • Traz benefícios para a saúde mental, aumentando a autoestima e a autoconfiança, além de contribuir para o convívio social, estimulando novas amizades e a integração com outras pessoas.

 

 

Fontes:

vivomaissaudavel.com.br

escola.britannica.com.br

diariodaregiao.com.br

febasp.org.br

decathlon.com.br

aesportiva.com.br

Comentários sobre Petecas

Vídeo sobre Petecas

Twitter
Petecas
https://www.youtube.com/embed/1Bp--0_l79Q
Petecas