MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Amassadeiras

Encontre milhares de ofertas de Amassadeiras usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Amassadeiras?

 

 

Está cansado de trabalhar utilizando métodos tradicionais e procura um equipamento para o apoiar no processo de amassadura?

 

Se está interessado em adquirir um equipamento desta categoria, independentemente do conceito de negócio e das necessidades especiais que possui, continue aqui no site e vejam os anúncios disponíveis para aquisição do equipamento.

 

Antes de escolher qual amassadeira comprar, tenha em mente as quantidades e receitas que você vai fazer, essa atitude ajuda muito na hora da compra.

 

 

Amassadeiras são equipamentos industriais concebidos para preparar massas alimentares, químicas, cerâmicas ou outros tipos de preparados, substituindo o trabalho manual através de um sistema mecanizado que permite fabricar continuadamente grandes quantidades de massa. 

 

 

Lista das melhores Amassadeiras

 

  • Amassadeira Basculante / Auto Tombante
  • Amassadeira de Braços Tuffantes
  • Amassadeira de Garfo
  • Amassadeira Espiral
  • Amassadeira Rápida
  • Amassadeira Semi-Rápidas
  • Amassadeiras Lentas
  • Amassadeira para laboratório de desenvolvimento

 


Como funcionam as Amassadeiras


É a partir da amassadeira que os “produtos nascem”, transformando-se em massa para, posteriormente, serem preparados noutras etapas: corte, divisão, enrolamento, forma, entre outras, resultando em pães, bolos e outros produtos. A sua importância e “responsabilidade” no sucesso de qualquer fabrico de padaria ou pastelaria obrigam a uma análise mais rigorosa no momento da escolha da amassadeira.

 

 

Para que servem as Amassadeiras

 

Embora estejam preparadas para fabricarem vários tipos de massas e pastas, as amassadeiras estão projetadas para o fabrico de massas de padaria e pastelaria, tais como massas de pão, folhadas, quebradas, areadas e outras, proporcionando um correto tratamento alimentar e assegurando performances produtivas elevadas.

 

 

Tipos de Amassadeiras

 

Estes equipamentos existem nas versões standard, inox e marine. Versões cuja distinção assenta, essencialmente: na estrutura de construção, nas matérias-primas utilizadas, no conjunto de características detidas e na sua aparência estética.

 

Estas são maioritariamente compostas de:


  • Tina para colocação de ingredientes
  • Elemento de amassadura (gancho, garfo, braço ou outro sistema)
  • Motores que acionam os movimentos da tina e do gancho
  • Interligação de processos tecnológicos que permitem aos operadores o controlo do processo de amassadura e de outros processos de trabalho (dosear ingredientes, programar tempos e velocidades)

 

Elas são divididas basicamente em: Rápidas, Semi-Rápidas e Lentas.

 

  • Amassadeiras Rápidas - Normalmente são amassadeiras de rotação muito rápida de velocidade única, assemelhando-se a batedeiras domésticas tamanho grande. Uma pá espiral exerce a função de mistura. Podem ser utilizadas para bater massas de pizza, exigindo porém que se acrescente água gelada ou até gelo, pois a grande velocidade tende a esquentar sobremaneira a massa. Usa-se a água gelada/gelo, para manter a temperatura da massa em níveis que permitam o bom desenvolvimento das cadeias de gluten. Há amassadeiras rápidas dotadas de 2 velocidades. Neste caso não há a necessidade de água gelada/gelo, pois bate-se a massa por um periodo e apenas no final utiliza-se a maior velocidade para chegar ao ponto ideal.

 

  • Amassadeiras Semi-Rápidas (Basculantes)- Este tipo é o mais indicado para pizzas. Velocidade adequada para manter a temperatura ideal, exercido por dois braços paralelos de amassamento que se assemelham mais ao movimento manual de amassamento.

 

  • Amassadeiras Lentas: Estas não são indicadas para a atividade de pizzarias. Elas obrigam a necessidade de clindrar ou sovar a massa posteriormente.

 

 

No universo das padarias e confeitarias, amassadeiras espirais e misturadeiras rápidas estão além do comum, elas são uma necessidade. Devido à sua versatilidade e também a familiaridade com a maioria dos padeiros e chefs, a misturadeira rápida e a amassadeira espiral são de longe o estilo mais comum de misturadores, e na maioria das lojas que você vai encontrar um, o outro, ou ambos.

 

  • Amassadeira Espiral: A principal função da amassadeira espiral é misturar massas panificáveis, e fazê-lo com cuidado, desenvolvendo a estrutura do glúten adequada e não sobrecarregar/aquecer a massa. Para conseguir uma mistura suave da massa, o tacho da amassadeira espiral gira ao mesmo tempo que o batedor está girando e misturando a massa. O benefício desta ação é que o batedor está misturando apenas uma porção da massa por vez. Por isso a massa não está sendo trabalhado em seu todo, mantendo o atrito/aquecimento baixo e proporcionando uma mistura mais homogênea. A amassadeira espiral possui duas velocidades que contribui para o desenvolvimento da massa. Quando a amassadeira espiral está na velocidade baixa ela mistura para formar uma massa homogênea e na alta velocidade a amassadeira  desenvolve a estrutura do glúten da massa.

 

  • Misturadeira Rápida: A misturadeira rápida tem o tacho fixo, ou seja, somente o batedor mistura a massa durante o processo. A grande característica dessa misturadeira é a rapidez que a massa chega ao ponto ideal. Outro diferencial da misturadeira rápida é seu batedor, que fica no fundo do tacho, esse equipamento possui programação simples, facilitando o manuseio do operador. A misturadeira rápida possui uma velocidade, é ideal para produções médias, onde é necessário bater diferentes tipos de pães, mas com pouca ou média quantidade.

 

 

Benefícios das Amassadeiras

 
A posição que a amassadeira espiral assume na padaria, como instrumento iniciador de processos produtivos, remete-a para uma condição assumidamente especial dentro do fabrico. Não é por acaso, que muitos profissionais, a reconhecem como o “coração” da padaria.
 


Lista dos Princiais Benefícios:
 
  • Praticidade, segurança e produtividade.
  • Para preparar todo tipo de massas.
  • Próprias para trabalhos constantes.
  • Aumento da Produtividade.
  • Redução de Custos.
  • Melhoria da Qualidade
  • Cuba em aço inoxidável
  • Paredes laterais em alumínio fundido
  • Pás fixas amassadoras em ferro fundido nodular
  • Alta resistência e durabilidade: mancais monobloco tipo flange e rolamentos auto compensadores

 

 

Fontes:

ferneto.com

falandodepizzas.forumeiros.com

equipamentosdepanificacao.com.br

perfecta.itwfeg.com.br

Comentários sobre Amassadeiras

Vídeo sobre Amassadeiras

Twitter
Amassadeiras
https://www.youtube.com/embed/PW_EBamN7ww
Amassadeiras