MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Filhote de Gato do Mato

Encontre milhares de ofertas de Filhote de Gato do Mato usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 04/12/2020 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Filhote de Gato do Mato?

 

 

O gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) é um felino também conhecido também pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre.

 

Habita do norte da Argentina à América Central. Longevidade pode exceder 17 anos .Classificado como vulnerável pela IUCN, é raramente observado e pouco estudado em estado selvagem. Nas décadas de 70 e 80 espécie foi abatida em grandes números para o comércio de peles, 84.500 apenas em 1983. Cerca de 24 peles são necessárias para fazer um único casaco de pele.

Geralmente a fêmea dá a luz em algum oco de árvore ou em uma moita de arbustos bastante densa, onde possa esconder os filhotes.

 

 

Características

 

É o menor dos gatos malhados da América do Sul, pouco maior que um gato doméstico, com 1,5 a 3,5Kg de peso, 38 a 55cm de comprimento e cauda de 22 a 42cm. Macho é um pouco maior que fêmea. Difícil diferenciar do gato maracajá, é um pouco menor e tem manchas menores e mais numerosas. Indivíduos melânicos não são incomuns, estimado em 20% de toda a população, concentrada em algumas regiões como Venezuela e sudeste do Brasil. Como em outras espécies pintas são visíveis em indivíduos melânicos.

 

Comportamento

 

Encontrados em diferentes tipos de florestas incluindo Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, e em Campos Sulinos. São solitários e noturnos, caçando no chão mas podendo subir em árvores. Dados sobre territórios são escassos mas estimado de 0,9 a 17,2kms.

 

 

Pelagem

 

Seu corpo é esbelto e musculoso, com pelagem curta e suave de coloração de fundo amarelado ou pardo-acinzentado, com manchas pretas arredondadas, que podem apresentar-se como listas longitudinais na parte superior do corpo. Ventralmente e nas patas a cor é esbranquiçada.

 

 

Comportamento

 

Encontrados em diferentes tipos de florestas incluindo Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, e em Campos Sulinos. São solitários e noturnos, caçando no chão mas podendo subir em árvores. Dados sobre territórios são escassos mas estimado de 0,9 a 17,2kms.

 

 

Alimentação

 

São animais carnívoros, aptos a caçar em árvores, porém são caçadores mais eficientes no chão. Alimentam-se de presas como aves, serpentes, lagartos, peixes e pequenos roedores de hábitos noturnos.

 

 

Habitat

 

Ocupam geralmente ambientes variados, desde áreas mais abertas àquelas com vegetação densa. Os dados existentes demosnstram ser um animal solitário, de hábitos diurnos e noturnos.

 

 

Tipos de Filhotes de Gato do Mato


Gato-do-mato é o nome comum a diversas espécies do gênero Felis, todas com menos de 1 m de comprimento. Entre elas estão o gato-tigre (Felis tigrina) do tamanho de um gato doméstico, o menor dos gatos, o maracajá (Felis wiedii) e o Felis geoffroyi, pouco maior que os outros dois, mas apresentando manchas menores e em maior número. A jaguatirica (Felis pardalis) é um gato-do-mato de maior porte.

 

Embora semelhante à jaguatirica, com a qual é confundido, o gato-do-mato se distingue pelo pequeno tamanho; é o menor dos felinos silvestres brasileiros, e pelas manchas em sua pelagem, rosetas parecidas com as da onça, porém sem o desenho completo, mantendo geralmente um lado aberto, enquanto a jaguatirica tem manchas alongadas, que dão à sua pele a impressão de ser listrada.

 

Existem ocorrências de gatos-do-mato inteiramente negros, melânicos, e o curioso é que uma gata de pelagem normal, pintada, pode ter filhotes negros, que por sua vez tem descendência de pelagem normal, num processo que os cientistas ainda não entendem bem, mas que acontece também com a onça-pintada e a pantera, que também podem nascer negras (pantera-negra).

 

 

Benefícios dos Filhotes de Gato do Mato

 

São inofensivos ao homem, mas defendem-se ferozmente quando atacados. 
 
Devido a sua pele muito bonita, os gato do mato são bastante perseguidos, estando ameaçados de extinção.
 

A caça para o comércio de peles e a destruição das florestas é a principal causa de ameaça. É classificada pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como espécie vulnerável, inclusa no apêndice I do CITES e pelo IBAMA como ameaçada de extinção. 

 


Fontes:
bichoslindos.blogspot.com.br
projetooncafari.com.br
saudeanimal.com.br

Comentários sobre Filhote de Gato do Mato

Vídeo sobre Filhote de Gato do Mato

Twitter
Filhote de Gato do Mato
https://www.youtube.com/embed/GJu48A-YBOY
Filhote de Gato do Mato