Encontre milhares de ofertas de Cursos em Armas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 17/01/2021 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
Você sabia que o Airsoft é utilizado para treinamento policial e militar? Continue aqui no site e confira essa curiosidade.
As forças militares de diversos estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, estão utilizando uma nova tática de combate no treinamento de seus efetivos, denominado de "Force on Force".
Apesar de ser muito utilizado regularmente pelos batalhões policiais de outros países, no Brasil o Force on Force é relativamente novo, sendo que seu emprego começou a se disseminar na "pacificação" dos morros na cidade do Rio de Janeiro, pois o Force on Force consiste na simulação policial com enfrentamento real, e aqui entra o Airsoft como importante ferramenta na preparação deste treinamento.
Se estamos falando de enfrentamento real, estamos tratando de combates, com utilização de armas e estratégias de campo. E aqui há vários complicadores: utilizar armas reais neste tipo de simulação pode ser extremamente perigoso, pois coloca a vida dos policiais em risco; além disso, utilizar armas e munições reais é extremamente caro, tornando inviável a qualquer gênero de simulação.
É visando contornar estes obstáculos que o Force on Force utiliza o Airsoft. Considerado como um esporte, o Airsoft tem como objetivo simular combates reais. Emprega armas que muito se assemelham às armas de fogo, mas possuem um mecanismo de funcionamento e munições diferentes, geralmente ativadas por pressão - e, em contraste com paintball, quando os combates são atingidos não há nenhuma marca, ou seja, é um esporte de honra.
Quando as armas do Airsoft são utilizadas nos treinamentos, a abordagem é feita com o máximo de realidade possível, permitindo ao aluno analisar e aplicar com eficácia as técnicas antes aprendidas na teoria. As armas e a situação devem ser tratadas como se fosse reais e não apenas um “jogo”.
Serve para a atividade policial e militar, onde o grande desafio com certeza é simular com o máximo de precisão e realismo as difíceis situações que eles vivenciarão quando terminarem o curso. É preciso conhecer e saber agir em situações de tiroteios, abordagens, incursões a locais perigosos, entre outros. Para simular com realidade tudo isso e ter o melhor treinamento, muitas forças policiais e militares já utilizam o Airsoft com obtenção de resultados positivos.
Existem locais especializados que oferecem a prática do combate do Airsofte que são parceiros das forças armadas, fornecendo o material e recursos para os cursos. Lembrando que o treinamento com Airsoft não substitui o treinamento com armas de fogo, mas é uma ótima forma de ter um treino auxiliar já que apesar de o operador ainda precisar fazer os treinos com arma de fogo, já estará bem adiantado para a maioria das outras técnicas como movimentação, postura, enquadramento e reação trabalhando a memória muscular com 100% de segurança.
Outros centros de treinamento oferecem cursos livres e também já operam com regulamentação. Com a aprovação por parte de seus praticantes o Airsoft só tende a crescer e ganhar espaço.
São várias as vantagens do uso do Airsoft em treinamentos Force-on-Force, entre elas podemos listar:
Desta forma, o Airsoft não é apenas uma alternativa de baixo custo e alto realismo. Ela prepara a mente de todos os integrantes da equipe, deixando-os aptos para agirem da maneira mais adequada em situações de pressão e risco.
Fontes:
exame.abril.com.br
qgairsoft.com.br
camuflagemairsoft.com.br