MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Rolha de Cortiça

Encontre milhares de ofertas de Rolha de Cortiça usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/06/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Rolhas de Cortiça?

 

Rolhas de cortiça são objetos muito comuns no nosso dia a dia, encontradas normalmente em garrafas de vinho. Mas você já parou para se perguntar como é o processo de produção de um desses itens? Pode-se dizer que tudo começa na floresta, com a seleção e a coleta nas árvores produtoras de cortiça.

 

A cortiça é um tecido vegetal impermeável e flexível ao mesmo tempo, com estrutura que pode ser comprimida até metade do seu volume sem perder sua elasticidade. Como se vê, as suas qualidades naturais são muitas, por isso é considerada o material mais nobre para o engarrafamento de vinho. Ainda mais com um aspecto de raridade, já que a cortiça só pode ser retirada de árvores com idade entre 25 e 30 anos, e após essa primeira extração, apenas a cada 9 anos será possível sua retirada novamente. O principal país produtor da cortiça é Portugal, pois a árvore que a origina é muito comum no sul do país, principalmente na região de Alentejo.

 

Extrair a casca da árvore é um processo extremamente delicado e, caso não seja feito da forma apropriada, a consequência será uma diminuição do tempo de vida da árvore.

 

 

Lista das melhores Rolhas de Cortiça

 

  • Rolha maciça 
  • Rolha de aglomerado de cortiça
  • Rolha de champagne 

 

 

Como funciona a Rolha de Cortiça

 

Depois de retirada e cortada em forma de pranchas, a cortiça precisa descansar durante até seis meses, para depois ser lavada. O passo seguinte é cozinhá-la em água aquecida a 95 0C. Depois do banho, mais alguns dias de descanso e pronto: pode receber o corte na forma cilíndrica e ser chamada de rolha.  

 

A análise da dimensão, da porosidade e da umidade é feita por leitura óptica. Por fim, um processo manual retira peças defeituosas. “A cortiça que não passa no controle de qualidade é usada para fabricar desde peças para a indústria aeroespacial até guarda-chuvas.

 

 

Para que serve a Rolha de Cortiça

 

A cortiça é muito usada como isolante térmico / acústico e anti vibrátil, esses elementos ficam acomodados nos pequenos compartimentos e separados uns dos outros.

 

A rolha de cortiça natural é usada como tampa de garrafa na indústria vinícula porque permite ao vinho "viver" e maturar dentro da garrafa. Rolhas de vinho são fabricadas a partir da casca da árvore. A casca é primeiramente lavada e esterilizada e posteriormente aplicado produtos químicos contra insetos. A rolha é extraída diretamente da casca da árvore e, após essa extração se obtém até 5 qualidades de rolha, pode-se imprimir o logotipo da vinícula ou o nome do vinho.

 

Após esses processos, a rolha é ensacada em sacos de polietileno e remetido aos fabricantes. As sobras dessa casca são reutilizadas para a fabricação de outros produtos como por exemplo a folha de cortiça. Não existem perdas, toda a matéria prima é usada de uma forma ou de outra.

 

 

Tipos de Rolha de Cortiça

 

  • Rolha maciça: Feita de cortiça maciça, é a de melhor qualidade. Quanto mais longa, larga e elástica ela for, melhor. Uma rolha grande pode ter 55 mm de comprimento e 25 mm de diâmetro. Enquanto isso, uma pequena tem 30 x 15 mm, por exemplo. O diâmetro da boca da garrafa é sempre menor que o da rolha, que é colocada comprimida por uma máquina, para que fique firme e vede bem o recipiente. Uma rolha considerada "top" pode custar mais de um euro a unidade.

 

  • Rolha de aglomerado de cortiça: A mais barata. Feita de cortiça moída e cola, a partir da sobra da elaboração das rolhas maciças. Difere da maciça da mesma forma que uma madeira maciça se compara a uma madeira de aglomerado. Sua elasticidade e durabilidade são menores que a de uma maciça (e seu tamanho por vezes também). Em alguns casos, a cola destas rolhas pode passar aromas negativos ao vinho, o que motivou alguns produtores a adicionarem um disco de cortiça maciça na parte da rolha que fica em contato com o líquido.

 

  • Rolha de champagne: É feita de duas partes, em forma de cogumelo. A parte de cima, a cabeça do cogumelo, é propositalmente feita de aglomerado bastante rígido, sem elasticidade, para que se possa segurar e sacar a rolha com as mãos ou um alicate apropriado. A parte de baixo, que fica dentro do gargalo da garrafa, é de rolha maciça e elástica, para vedar a garrafa e proteger o liquido.

 

 

Benefícios da Rolha de Cortiça

 

Garrafas de vidro são usadas para armazenar vinho desde os tempos do Império Romano. Este tipo de receptáculo, contudo, só viria a se tornar o padrão a partir do século XVII e, com ele, o uso da rolha de cortiça foi adotado. As qualidades naturais da rolha de cortiça são muitas: elasticidade, aderência, longevidade e permeabilidade.
 
Os consumidores preferem vinhos com rolhas de cortiça. Inquéritos realizados em vários países confirmam que a preferência a nível mundial recai sobre as rolhas de cortiça, independentemente dos segmentos e das situações em que o consumo de vinho ocorre. Os consumidores associam a rolha à qualidade do vinho e veem nos vedantes artificiais um fator de desvalorização. E não é por acaso: as rolhas de cortiça são as mais amigas do ambiente e contribuem para a evolução do vinho como nenhuma outra alternativa.
 
 
Fontes:
tecmundo.com.br
clubedosvinhos.com.br
super.abril.com.br
cortiarte.com.br
revistaadega.uol.com.br

Comentários sobre Rolha de Cortiça

Vídeo sobre Rolha de Cortiça

Twitter
Rolha de Cortiça
https://www.youtube.com/embed/7JAej-9fLV0
Rolha de Cortiça