MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Pipa Peixinho

Encontre milhares de ofertas de Pipa Peixinho usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 22/08/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Pipa Peixinho?

 

Esse é o brinquedo o que alcança alturas que todos nós gostaríamos de alcançar; que tem o poder de fazer o que todos gostaríamos de fazer: simplesmente voar.

 

O brinquedo feito apenas com varetas de madeira, linha e papel fininho e colorido é sinônimo de alegria, magia, beleza, encantamento e muita diversão.

 

Mas o que alguns talvez não saibam é que, ao longo da história, as pipas tiveram uma importância fundamental em muitas pesquisas e descobertas científicas. 

 

Pois é, a pipa é muito mais do que um brinquedo.

 

Mesmo os incrédulos já devem ter visto alguma figura mostrando um homem e uma pipa sendo empinada durante uma tempestade para provocar descargas elétricas, certo?

 

Pois bem, o homem retratado é, simplesmente, Benjamim Franklin: o inventor do para-raios. E olhem a pipa lá, ajudando em uma descoberta científica!

 


Como funciona a Pipa Peixinho

 

Um dia ensolarado, bom vento e um espaço aberto bem longe de postes e fios é a combinação perfeita para empinar pipa. Para que ela suba bastante, é preciso deixá-la contra o vento, soltando a linha sempre que necessário. Às vezes é preciso pedir ajuda a um amigo que toma distância e mantém a pipa levantada. Quando o ajudante percebe que o vento está propício faz um sinal para que o empinador puxe e movimente a linha para que a pipa permaneça no ar. A pipa que ficar por mais tempo no céu ganha. mas, atenção: não vale usar cerol.

 


Para que serve a Pipa Peixinho

 

Empinar pipa além de ser uma brincadeira saudável também pode ser muito produtiva e barata pois você pode fazer sua pipa em casa. Uma folha de caderno presa a uma linha já é o suficiente para começar a brincadeira. Há pipas bem coloridas, feitas com papel de seda e varetas (ou varetinhas de bambu, taquaras, talo da folha de uma palmeira).
 
O elemento necessário para que o brinquedo não fique girando no ar é a rabilola -feita com sacos plásticos ou papel de seda recortados em pequenos pedaços, presos com nós na linha que ficará na ponta do brinquedo, como se fosse um rabo.

 


Tipos de Pipa Peixinho

 

A pipa peixinho é chamada de várias formas e significados pelo mundo, por exemplo:


  • Alemanha - Drachen, Papierdrachen, Hirschkafer, e, no leste, Alf
  • Argentina - Barrilete, Cometa e Volantin
  • Chile - Volantin e Cambucho
  • China - Feng-cheg (jogo ou joguete do vento)
  • Cuba - Capuchina, Chiringa
  • Espanha - Cometa
  • EUA e Inglaterra - Kite
  • França - Cerf-volant
  • Itália - Aquilone e Ciervo volante
  • México - Papaloti (mariposa)
  • Rússia - Z'=mei (serpente)
  • Uruguai - Cometa
  • Outros países de língua espanhola - Birlocha, Pandorga, Milocha, Bola, Papalote, Pájara, Pajarilla, Pájaro, Bitano, Dragon.

Como significado, a palavra "Dragão" revela-se a mais universal (Alemanha, Bohêmia, Dinamarca, Armênia, Suíça, Hungria e em muitos países de língua espanhola). A origem desta preferência remonta à mitologia oriental, segundo a qual o dragão produz vento e chuva, benefícios para a humanidade.

 

Benefícios da Pipa peixinho

 

O público se encanta com as cores e o jeito simples e fácil de fazer um pipa peixinho. Os pais, animados, contam aos filhos as peripécias de pipa que faziam quando crianças. Com varetas de bambu, papéis de seda coloridos, tesoura, cola, linha e muita rabiola qualquer um consegu fazer. Difícil é fincar pé na terra e não sair voando com o pé de vento!

Empinar pipa é brincadeira que as crianças adoram. E nos meses de férias, tudo contribui para a vontade de querer “tocar o céu com a ponta dos dedos” aumentar.

 



Lista dos Princiais Benefícios:
 
  • Todos podem brincar: É uma brincadeira tanto para menino quanto para menina.
  • Além dela ser uma brincadeira divertida ensina várias coisas: O interessante da pipa é que somos nós que a confeccionamos, criamos ela com um estilo nosso, com a nossa cara.
  • Empinar pipa: um passatempo que atravessa gerações
  • A soltura de pipas ou papagaios representam mais do que lazer: fazem bem ao corpo. Boa postura, coordenação motora, concentração e pensamento estratégico são alguns dos benefícios obtidos com a prática.

 

Conselhos para empinar pipa com segurança

 

  • 1. Nunca brinque com sua pipa próxima de postes ou fios de alta tensão;
  • 2. Solte pipas em parques ou sítios, para evitar acidentes;
  • 3. Não use cerol, cortante ou outro objeto para reforçar sua linha. Estes materiais são perigosos e podem causar acidentes bem graves, principalmente com os motoqueiros;
  • 4. Use protetor solar e boné para se proteger do sol quando for empinar sua pipa.

 

 

Fontes:

pipastornado.com.br

clubes.obmep.org.br

pipasjp.blogspot.com.br

educacaopublica.rj.gov.br

artesanatoereciclagem.com.br

Comentários sobre Pipa Peixinho

Vídeo sobre Pipa Peixinho

Twitter
Pipa Peixinho
https://www.youtube.com/embed/tmAynw5zHr8
Pipa Peixinho