MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Amontoador de Café

Encontre milhares de ofertas de Amontoador de Café usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Amontoador de Café?

 

O café brasileiro na atualidade

 

Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.

   

As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A região Nordeste também tem plantações na Bahia, e da região Norte pode-se destacar Rondônia.

   

A produção de café arábica se concentra em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e parte do Espírito Santo, enquanto o café robusta é plantado principalmente no Espírito Santo e Rondônia.

 

 

Lista dos melhores Amontoadores de Café

 

  • Amontoador com Vassoura Hidráulica para Café
  • Amontoador e mexedor de café(Tipo vaca)

 

 

Como funciona o Amontoador de Café

 

O Amontoador de Café amontoa e varre o café juntando-o para a colocação no secador. O processo de secagem é um dos pontos mais delicados na pós-colheita devido a diversos fatores que podem causar danos nos grãos e alterações químicas que afetam a qualidade de bebida.

 

A secagem pode ser realizada em dois sistemas: secagem natural, realizada em terreiros e secagem artificial, onde há a utilização de secadores mecânicos com uso de ventilação natural ou forçada.

 

Uma prática recomendada é secar o café em terreiros ou pré-secadores até o estado de meia-seca (35 a 40%), sendo a secagem continuada em secador mecânico até o ponto de tulha ou, ainda, até que a umidade caia para 22%, para que possa ser submetido a uma secagem complementar, em silos ventilados, durante o processo de armazenagem, até que atinja a umidade de comercialização.

 

 

Para que serve o Amontoador de Café

 

Este equipamento foi desenvolvido com a finalidade de acelerar o processo de recolhimento do café no terreiro. O uso exclusivo do terreiro por muitos cafeicultores deve-se, á falta de informação tecnológica e, em muitas vezes, à não preocupação com as caracteristícas qualitativas do produto depois da secagem ou ao baixo poder aquisitivo e nível tecnológico da propriedade.

 

A produção de cafés de alta qualidade depende principalmente de um planejamento eficaz de cada etapa da cadeia produtiva do café. Dentre elas, a pós-colheita se destaca como uma das mais importantes, incluindo nessa etapa as fases de processamento, secagem, beneficiamento, e armazenamento do café.

 

Sabe-se que durante a fase de pós-colheita ocorrem grandes transformações físicas, fisiológicas e bioquímicas nos grãos de café. Devido a esse fato, todas as atividades nessa etapa devem ser bem conduzidas a fim de preservar a qualidade dos frutos vindos da lavoura.

 

 

Tipos de Amontoador de Café

 

  • Amontoador com Vassoura Hidráulica para Café: A Vassoura de Ouro amontoa e varre o café juntando-o para a colocação no secador. Desenvolvido com a finalidade de acelerar o processo de recolhimento do café no terreiro. No terreiro, o desenvolvimento de microorganismos na superficíe dos frutos e o aumento da respiração e da temperatura do produto são fatores que aceleram o processo de fermentação. Apesar destes riscos, pequenos e médios produtores utilizam intensivamente os terreiros como única etapa na secagem do café.

 

  • Amontoador e mexedor de café(Tipo vaca): Fabricado com uma estrutura em aço reforçado, para ser usado em tratores cafeeiro e Agrale de porte pequeno. Vem com duas madeiras de 2m comp,30 cm Alt e 4 cm de espessura.

 

 

Benefícios do Amontoador de Café

 

Nos armazéns padrão o café beneficiado é armazenado numa estrutura que permite uma conservação ideal do produto, mantendo as condições do ambiente apropriadas, com uniformidade de ventilação, luminosidade, temperatura e umidade. Estes armazéns geralmente são administrados por entidades públicas ou privadas as quais mantêm uma execução rigorosa de normas, objetivando garantir com eficiência e segurança o sistema de armazenagem de produtos agrícolas.  
 
Deve se ressaltar que as etapas de pós-colheita não melhoram a qualidade do café, mas possibilitam que seja preservada a qualidade inicial que havia sido pré-determinada no campo, pela interação genótipo x ambiente. Assim é de suma importância um processamento pós-colheita bem realizado para que todos os benefícios adquiridos anteriormente sejam conservados.
 
 
Fontes:
video.vevoviral.com
abic.com.br
cooxupe.com.br
cafepoint.com.br

Comentários sobre Amontoador de Café

Vídeo sobre Amontoador de Café

Twitter
Amontoador de Café
https://www.youtube.com/embed/MtFIwlL3DZI
Amontoador de Café