MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Secadora de Pólen

Encontre milhares de ofertas de Secadora de Pólen usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 24/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Secadora de Pólen?

 

 

A produção comercial do pólen ainda é pouco explorada no Brasil, mas técnicas estão sendo desenvolvidas para facilitar e proporcionar maior lucratividade ao apicultor. São as abelhas operárias as designadas para a função de coletá-lo e trazê-lo até a colmeia, elaborando o alimento para todos. O pólen é a fonte de proteína da dieta desses animais.

Como forma de aumentar a eficiência, um criador mineiro utilizou uma técnica que multiplicou por cinco sua produção de pólen. O coletor é uma placa perfurada, também chamada de trampa. De acordo com o professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, no curso Produção de Pólen e Geleia Real, uma parceria do CPT – Centro de Produções Técnicas, e da UESB – Universidade Estadual do Sul da Bahia, “a placa deve ter espessura de três milímetros e as perfurações diâmetro variando entre 4,3 e 4,5 mm, dimensões suficientes para que 70% do pólen coletado seja retido sem que elas percebam”.

 

Para formar um grânulo, cada abelha coleta pólen de pelo menos 80 flores. Com a técnica, a quantidade de pólen impressiona. Apenas uma colmeia pode chegar a retirar até 500 gramas do produto. Na produção convencional essa coleta não passa dos 100 gramas. O consultor em agronegócios, Diego Mendes, disse que essa técnica tem impulsionado o mercado da apicultura.

 

Lista dos 10 melhores Secadora de Pólen

 

  • Secadores de tabuleiro contínuas 

  • Secadores contínuos materiais doseados numa camada 

  • Secadores de transporte pneumáticos 

  • Secadores rotativos 

  • Secadores de pulverização 

  • Secadores de circulação diretos 

  • Secadores de túnel 

  • Leito fluido



Como funciona o Secadora de Pólen

 

Observando o pólen existente no mercado sentimos que se poderia melhorar a qualidade e aproveitar melhor os elementos nele contidos, da mesma maneira que conseguimos fazer com o mel desumidificado pelo processo à frio. A começar pela parte higiênica das estufas tradicionais que deixa muito a desejar pelo uso contínuo do ar ambiente, sem ao menos filtrá-lo, e a utilização de tela de nylon nas bandejas. O mais grave é a aplicação direta de calor ou radiação por ultravioleta (aquecimento) sobre o pólen que é o maior causador de deterioração, pois modifica a cor, o sabor e, principalmente, destrói o poder nutritivo do pólen com perdas de vitaminas e enzimas. Além disso, se o calor for muito intenso, ocorre a queima da camada externa do grão pólen, que fica seco, sem dar tempo suficiente para ocorrer a transferência da umidade no interior do grão para a parte externa. Com isso, além do grão de pólen ficar externamente queimado, ele fica úmido internamente.

Para solucionar esses inconvenientes, desenvolvemos um equipamento com uma câmara hermética e com ar seco a temperatura ambiente circulando em circuito fechado. Dentro da câmara ficam bandejas de chapa perfurada (para melhor higienização), onde se espalha o pólen. A umidade extraída do pólen é coletada pelo dreno do equipamento.Os testes compararam o equipamentos tradicional para secagem de pólen por aquecimento(Estufa) e o novo processo desenvolvido de ar seco frio em circuito fechado, estabelecendo dados comparativos mostrados no quadro:

 

De acordo com os resultados obtidos e apresentados o teor de carotenóides totais foi afetado pelo processo de desidratação, sendo que no processamento convencional(estufa) observa-se maior perda no teor de carotenóides. 

A primeira produção após os testes tiveram as seguintes características técnicas do SECADOR DE POLÉN:

Capacidade para até 15kg do produto.

Tempo Médio de Secagem 12h (dependendo do teor de umidade inicial)

Consumo de energia 500W.


Para que serve o Máquinas e Equipamentos Agrícolas: Secadora de Pólen



A água aquecida vai subir sobre o ponto onde é aplicada fonte de calor (neste caso ao centro), vai até à superfície onde arrefece e volta a descer nas extremidades.

Com o ar (atmosfera) sucede exactamente a mesma coisa, ou seja, se aquecermos uma câmara inclinada, o ar quente vai dirigir-se para o ponto mais alto e se tiver uma abertura escapa-se continuando a subir. É precisamente este aspecto que nos interessa, a corrente ascendente de ar quente e seco, onde podemos aproveitar trabalho útil deste fenómeno.

Basta-nos para tal construir uma estrutura cuja base seja uma caixa coberta de vidro, inclinada, e na parte superior uma passagem do ar quente para uma torre (em madeira?) onde se coloquem os tabuleiros de pólen.

 

O pólen da nossa produção é colocado no percurso dessa corrente ascendente de ar quente, para que lhe seja removida a humidade em excesso tornando-o armazenável sem riscos de se deteriorar.



Tipos de Secadora de Pólen



  • Secadoras agitados calhas 

  • Freeze - secadores 

  • Secadores rotativos a vácuo 

  • Secadores de tabuleiro de vácuo



A produção de pólen por parte dos apicultores necessita de conhecimentos específicos, mas a sua produção em termos comerciais apenas terá sucesso em zonas onde exista muita disponibilidade deste recurso. As regiões mais secas do país são as mais favoráveis, na medida em que a humidade é a principal inimiga desta produção.

 

A produção e o processamento do pólen apesar de gerar menores rendimentos é, ainda assim, menos trabalhoso que o de geleia real, pelo que pode constituir uma boa solução quando procurarmos diversificar as produções da nossa exploração. O seu processamento é menos complicado, podendo colocar no mercado um produto atractivo. Ao contrário do mel, o pólen não é armazenado na colmeia em quantidades muito superiores às necessidades da colónia. O pólen pode ser “colhido” da colmeia, através da colocação na entrada de voo de capta-pólens (também conhecidos como caça-pólens). As abelhas ao entrar na colmeia têm que passar por uma rede (que faz parte integrante do capta-pólens), cuja malha tem uma dimensão tal que muitas das cargas polínicas transportadas nas patas das obreiras em pastoreio de pólen cairão para um recipiente (igualmente parte integrante do capta-pólens). Este recipiente encontra-se separado do resto do equipamento por uma rede de malha fina, que impede as abelhas de recolher o pólen caído no seu interior. O fundo deste equipamento deve ser de um qualquer material que deixe escapar a humidade (e a água) e facilite a circulação de ar, pois só dessa forma se evitará a deterioração do pólen. Mesmo assim, os apicultores deverão recolher o pólen do tabuleiro regularmente.

 

Benefícios de Máquinas e Equipamentos Agrícolas: Secadora de pólen



O mercado dos produtos da colmeia, como o pólen e a própolis, na União Europeia encontra-se em plena expansão, especialmente para o pólen, apesar de se verificar uma crescente utilização da própolis em áreas como os aditivos alimentares e a cosmética. Esta expansão pode explicar-se pelos seguintes factores:

– O entusiasmo dos consumidores, desde há alguns anos pelos produtos ditos naturais.

– As propriedades notáveis, mesmo em pequenas doses, desses produtos.

– Um conhecimento maior das propriedades destes produtos, o que permitiu alargar o seu leque de utilizações.

– Um controlo de qualidade apertado, requerido por consumidores cada vez mais exigentes, e que atualmente está mais facilitado.




O mel e a cera são os produtos da colmeia produzidos desde o início dos tempos. Para uma exploração apícola ter solvência económica no mundo de hoje, onde a globalização e a abertura do mercado europeu a fornecedores de mel de todo o mundo tem vindo a manter os preços do mel nos produtores a níveis constantes nos últimos quinze anos, terá que diversificar as suas fontes de rendimento. A necessidade de criar alternativas viáveis à perca de rentabilidade das explorações passa pois pela diversificação de produções apícolas, desempenhando o própolis e o pólen um importante papel neste domínio.



Fonte:
http://www.cpt.com.br/noticias/tecnica-de-coleta-do-polen-aumenta-em-cinco-vezes-a-producao
http://fnap.pt/web/wp-content/uploads/Manual_Produ%C3%A7%C3%A3o-P%C3%B3len-e-Propolis_FNAP_2010-1.pdf

Comentários sobre Secadora de Pólen

Vídeo sobre Secadora de Pólen

Twitter
Secadora de Pólen
https://www.youtube.com/embed/4J4LUBtBPw4
Secadora de Pólen