MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Cabos

Encontre milhares de ofertas de Cabos usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 26/03/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Cabos?

 

O cabo RCA já é conhecido por ser muito usado para ligar TVs e DVDs, além de ser quase indispensável na montagem do som automotivo. É o cabo que costuma ter 3 cores: vermelho e branco para o áudio e amarelo para o sinal de vídeo, idealizado para diminuir a interferência no sinal transmitido. Atualmente é muito comum encontrar conexões RCA na maioria dos players e módulos.

 

 

Lista dos melhores Cabos

 

  • Vídeo Composto
  • Super Vídeo
  • Vídeo Componente
  • VGA
  • DVI
  • HDMI
  • RCA
  • Cabo Coaxial Digital
  • Cabo Óptico

 


Como funcionam os Cabos


 

Além de aparelhos de som, televisores, videocassetes, aparelhos de DVD e projetores de vídeo, entradas do tipo RCA podem ser encontradas em várias placas de vídeo para o computador. Esta saída pode ser utilizada para conectar seu micro em um televisor.

 

 

Para que servem os Cabos


É um dos cabos mais utilizados ao redor do mundo. Um dos fatores que contribuem para o seu sucesso é a sua extrema versatilidade, característica que o torna aplicável em diversos sistemas que comportem transmissões de sinais de som e imagem. 

 

 

Tipos de Cabos


  • Vídeo Composto: Vídeo composto, também conhecido como “RCA” é a conexão mais simples e, atualmente, de menor qualidade de vídeo. Em um único cabo passa todo o sinal do vídeo analogicamente. Este conector existe desde o começo dos anos 80. Hoje em dia não temos mais motivos para utilizá-la. Inclusive fica a dica para as operadoras de TV a Cabo pararem de enviar decodificadores somente com esta conexão.

 

  • Super Vídeo: Super Vídeo, ou S-Video, ou S-VHS é o nome deste conector também analógico, que envia sinais deparados de “Luma” e “Chroma”, ou seja, Luminosidade (Brilho) e Cor. Ele pode lidar com sinais progressivos até 567p (Pal). É uma conexão de qualidade superior ao Vídeo Composto, mas ainda sim ultrapassada e muito inferior ao que temos hoje em dia em termos de qualidade.

 

  • Vídeo Componente: Vídeo Componente, ou também conhecido com RGB, ou YPbPr, é uma conexão de vídeo de ótima qualidade, podendo lidar com sinais analógicos de vídeo até 1080p. O sinal é separado nas três cores primárias (vermelho, verde e azul) em conectores do Tipo “RCA”. O sinal em Vídeo Componente pode ser enviado sem compressão mas exige muito “espaço” para poder levar tudo sem compromissos, então o uso de um cabo pra cada cor foi aplicado. O uso dessa conexão geralmente encarece o sistema, pois você precisa de três vias para fazer uma conexão entre equipamentos de vídeo, todos devem ser de boa qualidade e isso afeta o custo. O sinal Vídeo Componente não lida com alguns sinais que existem hoje, como True Cinema 24p, Deep Color e etc, e pode ainda sofrer interferências externas por ser um cabo analógico na construção.

 

  • VGA: O cabo VGA é usado na sua maioria das vezes em informática, ele pode carregar sinais de vídeo analógico (equivalente ao cabo vídeo componente) com resolução de até 2048×1536. Ele foi desenvolvido em 1987 e não mudou até hoje, por isso existem muitas desvantagens que um cabo/conexão melhor podem superá-lo, como interferências e velocidade do sinal, que às vezes resulta em fantasmas na imagem (Ghosting).

 

  • DVI: O DVI é um cabo que faz tudo que o HDMI faz, só que sem áudio, só lida com sinais de vídeo. Ele é um cabo digital, com a mesma “capacidade” do HDMI, então seu uso é mais direcionado a conexões profissionais e de informática, onde ligam monitores sem precisar de áudio no mesmo sinal. É a melhor conexão exclusiva de vídeo que existe no mercado consumidor. O cabo exige uma construção delicada e por isso qualquer cabo DVI que se preze é relativamente caro comparado aos outros, mas ele pode mandar sinais com resoluções de 1920×1200 em distâncias de até 5 metros, além disso o sinal vai se perdendo e o uso de um amplificador de sinal é necessário.

 

  • HDMI: O HDMI é a melhor e mais flexível conexão do momento. Ele pode lidar com sinais de vídeo de até 4K (4096×2160p, apenas na versão HDMI 1.4) Que é a resolução usada em cinemais digitais lá fora. O HDMI é o único e o melhor cabo que passa sinais de vídeo e áudio em uma única via. Em distâncias de até 5 metros ele não perde sinal, mas acima disso precisa de um amplificador.

 

  • RCA: O Cabo RCA de áudio, estéreo, em branco e vermelho, o mais comum que temos, é uma controvérsia, mas que poucos sabem. Na grande maioria dos equipamentos de áudio High End, os melhores, a melhor conexão de audio é feita via sais cabos analógicos (no caso de sinal surround 5.1) do tipo RCA, só que obviamente, cabos de muita qualidade. Cada cabo pode lidar com um canal de audio exclusivamente, e em áudio sem compressão, ter um cabo pra cada canal permite sinais sem limite, sem compressão de banda, de qualidade. O Cabo HDMI até sua versão 1.3 não passava sinais de audio sem compressão em 5.1.

 

  • Cabo Coaxial Digital: Nessa conexão de áudio, também conhecida como S/PDIF, temos novamente o cabo RCA, só que usado com sinal digital com compressão, de até 48KHZ e 20 Bits, e até 6.1 Canais discretos de áudio. Ele não consegue lidar com sinais de audio HD, nem sinais sem compressão no formato DTS e Dolby, o único sinal que ele lida sem compressão é o de CD, 44.1KHZ, 16 Bits, estéreo.

 

  • Cabo Óptico: O cabo óptico ou TOSLINK, tem as mesmas especificações e capacidades do Coaxial Digital, só que pode levar sinais a grande distâncias e não sofre com interferências externas, por ser um sinal de luz. Ou há luz, ou não, então não existe interferência. É uma conexão capaz de lidar com todos os sinais de áudio encontrados em DVD, mas assim como o Coaxial, ele não lida com sinais sem compressão ( exceto o de CD ) e nenhum sinal de Audio HD. Há sempre uma briga entre qual é o melhor entre Coaxial e Óptico, mas pela minha experiência, ambos são iguais, até pelas especificações técnicas, mas prefiro o óptico pelo tipo de condução de sinal.

 

 

Benefícios dos Cabos

 

Embora marquem presença em diversos modelos de aparelhos televisores, mini systems, DVD players e sejam quase uma unanimidade entre muitas pessoas – que às vezes até desconhecem outros tipos de conectores – o padrão RCA perde um pouco em qualidade de transmissão de sinais para o o HDMI e os já mencionados S-Video e Video Componente.

 

Mesmo assim, cabe salientar que o RCA ainda é amplamente utilizado em estúdios de música. Nesses lugares, esse sistema consagrado é ovacionado e utilizado até à exaustão em mesas de som gigantescas. Sendo assim, também é comum visualizar dezenas desses conectores durante shows de pequeno porte. Isso significa que, ao menos no campo profissional, os conectores RCA ainda devem perdurar por um bom tempo.

 

 

Fontes:

blog.connectparts.com.br

explicafacil.com.br

bjc.uol.com.br 

Comentários sobre Cabos

Vídeo sobre Cabos

Twitter
Cabos
https://www.youtube.com/embed/XPpimdcniN4
Cabos