MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Égua Mangalarga

Encontre milhares de ofertas de Égua Mangalarga usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/07/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Égua Mangalarga?

A raça de cavalo Mangalarga Marchador tem como característica principal a marcha, que se caracteriza por ser um passo acelerado e que não transmite impacto ao cavaleiro, transportando-o de forma cômoda. Associada à marcha, que é própria da raça e que se difere da marcha das demais raças marchadoras, estes animais também apresentam temperamento ativo e dócil, e são inteligentes, resistentes e rústicos.

 

Durante a marcha, o animal altera os apoios nos sentidos diagonal e lateral, mantendo sempre três membros tocando o solo. O movimento dos membros durante a marcha é caracterizado por um semicírculo descrito no ar pelos membros anteriores enquanto que os membros posteriores são utilizados como alavanca de impulso.

 

Juntamente com a marcha e as características da raça, algumas características morfológicas são próprias da raça, como um cavalo mediolíneo, com altura variando entre 1,47 e 1,57 metros, uma cabeça triangular e um pescoço piramidal. Para uma melhor compreensão das características comportamentais e morfológicas da raça Mangalarga Marchador cursos são oferecidos para médicos veterinários, zootecnistas e outros profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a raça Mangalarga Marchador.

Lista das melhores

·         Égua Mangalarga Marchador Pampa

·         Égua Mangalarga Paulista Pampa

·         Égua Pampa De Castanho

·         Égua Pampa De Preto

·         Égua Pampa Com Potro



Como é feito o cruzamento

Um garanhão pampa de pelagem padrão pode ser homozigoto dominante ou heterozigoto. No primeiro caso, que é mais raro, a prole será 100% pampa. Um exemplo foi o garanhão Isto É da Lagoa Negra, que produziu quase 160 filhos (as) , todos de pelagem malhada. Já no caso de um animal heterozigoto, a dominância da pelagem pampa, sobre qualquer pelagem sólida, será na ordem de 50%. Do acasalamento entre dois exemplares pampas heterozigotos, a probabilidade de nascer um produto de pelagem sólida será de 25%.

 

 

 

Na literatura técnica internacional, o alelo da pelagem malhada é denominada pela letra maiúscula T ( de tobiano ) . Portanto, um garanhão homozigoto será TT e um garanhão heterozigoto será Tt . Teremos as seguintes possibilidades:

 

l) Garanhão homozigoto (TT) x Égua pampa ou égua de pelagem sólida - 100% da prole pampa

 

2) Garanhão heterozigoto (Tt) x égua heterozigoto ( Tt ):

25% da prole poderá ser homozigota ( TT)

50% da prole poderá ser heterozigota ( Tt)

25% da prole poderá ser de pelagem sólida ( .... tt )

 

3) Garanhão heterozigoto ( Tt ) x égua de pelagem sólida ( ..... tt ) :

50% da prole poderá ser heterozigota ( Tt )

50% da prole poderá ser de pelagem sólida ( ..... tt )

 

 

Algumas regras importantes da genética de pelagens:

 

1 - Para ser de pelagem pampa (variedade padrão) o animal precisa ter pelo menos um dos pais também de pelagem pampa;

 

2 - Para ser de pelagem tordilha o animal precisa ter pelo menos um dos pais também de pelagem tordilha;

 

3 - Na hipótese do acasalamento entre dois indivíduos, de pelagem pampa homozigota e de pelagem tordilha homozigota, 100% da prole nascerá com a pelagem pampa de tordilha. Com o tempo, o gene invasivo da pelagem tordilha irá clarear as áreas de cor sólida;

 

4 - A pelagem alazã é 100% recessiva, logo como resultado de sucessivos acasalamentos entre pais portadores desta pelagem, 100% da prole nascerá com a pelagem alazã, variando apenas as variedades: alazã amarilha, alazã tostada, palomina, etc.;

 

5 - Como a pelagem alazã é recessiva, não será difícil produzir animais portadores da pelagem pampa de preta ( variedade muito valorizada no mercado ) a partir do acasalamento de garanhão de pelagem pampa de preta X égua de pelagem alazã, particularmente se o garanhão não possuir o gene da pelagem alazã;

 

6 - A melhor orientação para a produção de animais de pelagem pampa de preta é acasalar indivíduos portadores desta variedade de pelagem pampa. A segunda opção seria utilizar garanhão de pelagem pampa de preta em égua preta, ou vice-versa.

Comentários sobre Égua Mangalarga

Vídeo sobre Égua Mangalarga

Twitter
Égua Mangalarga
https://www.youtube.com/embed/nlBEnkruqMM
Égua Mangalarga