MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Sanfona

Encontre milhares de ofertas de Sanfona usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 15/11/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Sanfona?

 

A sanfona, também conhecida como acordeão ou acordeon, é um instrumento musical composto por um fole, um diapasão e duas caixas acústicas.

 

 

Origem

 

Há quase 5 mil anos surgia o mais primitivo ancestral da sanfona hoje conhecida: o cheng. Criado na China, o instrumento era formado por um recipiente de ar, um canudo de sopro e tubos de bambu. Esse intrigante invento chamou a atenção de muitos curiosos, entre eles os fabricantes europeus de instrumentos Friedrich Ludwig Buschman e Cyrillus Demien. Em 1822, Ludwig criou um instrumento de sopro um pouco mais elaborado, utilizando ainda o sistema de palhetas. Sete anos depois, Demien acrescentou o fole àquela engenhoca, patenteando a sua invenção com o nome de acordeon, devido aos acordes obtidos através da manipulação de seus quatro botões.

 

 

A Chegada ao Brasil

 

Foram as imigrações alemã e italiana as responsáveis pela chegada da sanfona no Brasil, especialmente para os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O instrumento era utilizado como forma de representação das tradições daquelas comunidades, através da execução de ritmos diversos, como o fado, a valsa e a polca. Nas diferentes regiões por onde passou, o acordeon foi ganhando características locais, assim como diferentes nomes: sanfona, no Nordeste; gaita, gaita de foles, realejo, no Sul. Luiz Gonzaga foi o grande responsável por popularizar o instrumento.

 

 

Lista das melhores Sanfonas

 

  • Acordeon 37 Teclas 80 Baixos 7 Registros Veneza Preto - Fenix
  • Acordeon Roland Fr3x Bk Midi
  • Acordeon Acústico 80 Baixos Preto Iz6415 - Dolphin
  • Acordeon 80 Baixos 7 Registros Acm8007 Preto Liso - Michael
  • Acordeon Eagle Ega0780 80 Baixos - Preto
  • Acordeon Bravo Iii Com 80 Baixos Black Piano A4042 Hohner

 

 

Como funciona a Sanfona

 

O som desse instrumento é produzido ao forçar o ar do fole entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som). Quanto mais forte o ar é forçado, mais alto é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo.

 

A maioria das sanfonas tem quatro registros, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla. Portanto, em um acordeão de quatro registros com o registro mestre pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados: dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão.

 

 

Para que serve o Acordeon Sanfona: Sanfona


São responsáveis pelo acompanhamento da música. Sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos.Existem sanfonas com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam).

 

 

Tipos de Sanfona

 

O acordeon possui, primordialmente, dois tipos: diatônico e cromático. O diatônico, ou piano, apresenta os botões em ambos os lados - sendo que em um dos lados (direito) os botões estão dispostos pela ordem das escalas cromáticas. Atualmente, existe também um outro tipo, de baixo solto, que torna possível a formação de acordes ainda mais sofisticados.

 

  • Acordeon 37 Teclas 80 Baixos 7 Registros Veneza Preto - Fenix
  • Acordeon Roland Fr3x Bk Midi
  • Acordeon Acústico 80 Baixos Preto Iz6415 - Dolphin
  • Acordeon 80 Baixos 7 Registros Acm8007 Preto Liso - Michael
  • Acordeon Eagle Ega0780 80 Baixos - Preto
  • Acordeon Bravo Iii Com 80 Baixos Black Piano A4042 Hohner

 

 

Acordeon 37 Teclas 80 Baixos 7 Registros Veneza Preto - Fenix: Os acordeões Fenix Veneza são projetados especialmente para o nível profissional e construídos com base nos tradicionais acordeões italianos. Montados à mão, garantem timbres perfeitos e fluxo de ar abundante e vigoroso. Fabricados com chapa de liga de alumínio similares aos usados na fabricação de aeronaves, invés dos tradicionais elementos e aramados de ferro, suas molas de aço são importadas da Alemanha e processadas com máquinas de alta precisão. Além disso, os acordeões Fenix Veneza possuem fino acabamento com travas superior e inferior para fole e botão de suspiro independente.

 

Acordeon Roland Fr3x Bk Midi: O Fr-3x é a Perfeita Fusão entre o Tradicional do Acordeon Acústico e a Funcionalidade do Acordeon Digital. Imagine um Acordeon Top de Linha e Sons Orquestrais, todos controláveis através do Fole. Com o Novo Sistema de Fole e um Novo Sensor do Ar, o Fr-3x oferece uma resposta muito mais rápida e Sensitividade Aprimorada, além de maior precisão na abertura e fechamento do Fole. Em adição, o Novo Sistema de Regulagem permite ajustar a Inércia do Fole, tornando-o mais confortável. A porta Usb permite salvar todas as Customizações de Sons De Acordeon E Orquestrais, além de Salvar e Carregar Programas de Usuário e também Reproduzir Arquivos Mp3. Leve e Compacto, o Fr-3x É perfeito para Estudantes, Hobbistas, assim Como Profissionais.

 

Acordeon Acústico 80 Baixos Preto Iz6415 - Dolphin: Acordeon Acústico 80 Baixos Preto IZ6415 - DolphinPreto7 Registros (mão direita)2 Registros (mão esquerda)Ferragens CromadasAcabamentos com Revestimento de FórmicaAcompanha Soft Bag.

 

Acordeon 80 Baixos 7 Registros Acm8007 Preto Liso - Michael: Com grande tradição no mercado brasileiro, os Acordeons Michael foram construídos com matérias-primas de alta qualidade e inspirados na sofisticação e elegância dos primeiros exemplares vindos da Itália. Acompanhado de estojo e bag.

 

Acordeon Eagle Ega0780 80 Baixos - Preto: Os acordeons Classic Series foram projetados para garantir bom desempenho, timbres tradicionais e durabilidade. Possuem acabamento primoroso e qualidade aprovada e recomendada pelos melhores profissionais da música. - Baixos: 80 - Registros: 07 - Teclas: 37 teclas tipo piano - Voz: 3ª de voz - Estojo: Extra Luxo com Puxador e Rodas

 

Acordeon Bravo Iii Com 80 Baixos Black Piano A4042 Hohner: Procurando um Instrumento de Qualidade? Que atenda as Expectativas? E tudo com Ótimo Custo X Benefício? O Acordeon Bravo Ii da Hohner é todo construído com materiais de Alta Qualidade, além de ser Leve e Montado À Mão, tudo para garantir Máxima Qualidade e Resistência. Para que você faça o seu melhor som ele possui, 37 Teclas Padrão Piano, Sete Registros, 80 Botões De Chave, 37 Notas B-C E Quatro Chorus.

 

 

Benefícios do Acordeon Sanfona: Sanfona

 

A verdade é que tocar um instrumento musical tem muitos benefícios. Uma pesquisa mostrou que tanto ouvir música, quanto tocar um instrumento musical, estimulam o seu cérebro e pode aumentar sua memória. Aprender a tocar um instrumento exige que você realmente aprenda a ser organizado e de gerir o seu tempo com sabedoria. Um bom músico sabe que a qualidade do tempo de prática é mais valiosa do que a quantidade. Para que um músico possa progredir mais rápido, ele deve aprender a organizar seu tempo de maneira prática e ainda definir metas, fazendo uso eficiente do tempo. Saber trabalhar em equipe é um aspecto muito importante para ser bem sucedido na vida. Tocar um instrumento exige que você trabalhe com os outros para fazer música, ou mesmo aprender. Em bandas e orquestras você deve aprender a cooperar com as pessoas ao seu redor. Além disso, para que um grupo consiga executar uma música de maneira perfeita, cada músico deve aprender a ouvir o outro e tocar junto.

 

Aprender a tocar um instrumento leva tempo e muito esforço, o que realmente lhe ensina paciência e perseverança. A maioria das pessoas não consegue tocar qualquer música perfeitamente de primeira. Na verdade, a maioria dos músicos tem que trabalhar nas partes mais difíceis de uma música durante muito tempo. A arte de tocar um instrumento exige muita coordenação olhos-mãos-dedos-pulsos-movimentos-braços. Ao ler as notas musicais em uma página, o seu cérebro, subconscientemente deve converter essa nota em padrões motores específicos, dispondo também de respiração e ritmo.Ler música requer notas, contagem, compasso e ritmo, o que pode ajudar suas habilidades matemáticas. Além disso, a teoria de aprendizagem musical inclui muitos aspectos matemáticos. Tocar um instrumento também é uma responsabilidade. A manutenção e o cuidado são muito importantes para manter um instrumento em boas condições de funcionamento. Cada instrumento tem procedimentos diferentes para se manter funcionando, mas a maioria dos instrumentosprecisam de limpeza e alguma forma de lubrificação. Além das responsabilidades de manutenção, existem outros aspectos como lembrar de eventos musicais (como ensaios e apresentações) e organizar o tempo para o estudo e prática.

 

 

Fontes:

presenteparahomem.com.br

circuitosaojoao.com.br

americanas.com.br

musicalbrasil.com.br 

Comentários sobre Sanfona

Vídeo sobre Sanfona

Twitter
Sanfona
https://www.youtube.com/embed/It5pG4AvoB0
Sanfona