MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Plataforma Vibratoria

Encontre milhares de ofertas de Plataforma Vibratoria usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 20/11/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Plataforma Vibratoria?

 

As plataformas vibratórias são famosas por fortalecer a musculatura em treinos curtos e sem pesos. Apesar de a eficiência do equipamento ter sido comprovada por estudos feitos em diversos institutos internacionais nos últimos anos, há quem não concorde com o uso do aparelho para deixar os músculos malhados. "A vibração não traz nenhum benefício para quem pega pesado na musculação. Dá muito mais resultado você aumentar a carga do que subir na plataforma", fala o professor Flávio Settani, da academia Sett Coaching, em São Paulo.

Polêmicas à parte é bom deixar bem claro que nem só de plataforma vibratória vive um corpo perfeito. A gente sabe, por exemplo, que Madonna, adepta do equipamento, é dedicadíssima aos exercícios e também pratica ioga, musculação, dança... "O método deve ser encarado como um treinamento complementar", diz o professor Paulo Sergio Gomes, coordenador do laboratório de treinamento de força da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. A seguir BOA FORMA explica, com detalhes, o que é essa malhação para lá de vibrante.

 

 

Lista dos 4 melhores Plataforma Vibratoria

  • Kikos P200

  • Kikos P202

  • Kikos P2011
  • Kikos FITPLATE



Como funciona o Plataforma Vibratoria

A plataforma vibratória tem sido reconhecida como o carro chefe de uma nova era de exercícios físicos. Os defensores desses dispositivos acreditam que os praticantes podem obter os benefícios da plataforma vibratória em um período de tempo reduzido, se comparado aos exercícios tradicionais feitos diretamente sobre o solo. A plataforma vibratória pode otimizar os resultados esperados das atividades físicas, ou seja, se eles contribuem para que seu organismo se comporte melhor, com o auxílio das vibrações, esses benefícios podem ser desfrutados mais rapidamente e com maior eficiência. Para entender o funcionamento do aparelho, é preciso recorrer a aulas de física. Na caixa da plataforma há motores. Ao serem acionados, eles provocam uma vibração. A plataforma sobe e desce, vai para a frente e para trás e de um lado para o outro - tudo isso numa velocidade entre 30 e 50 vezes por segundo! O vaivém é praticamente imperceptível, mas uma coisa é certa: a vibração provoca uma aceleração em todas as direções, o que exige que você faça esforço para manter o corpo em equilíbrio (por isso, o treinamento vem sendo chamado hoje em dia de acceleration training).


Para que serve o Equipamentos de ginástica: Plataforma Vibratoria

"É a variação da velocidade que gera um desequilíbrio em quem está em cima do equipamento", relata o professor Paulo Sergio. A vibração que a placa emite causa um aumento da carga gravitacional. Ou seja: você tem a impressão de que a gravidade aumenta, mas, na verdade, a aceleração da plataforma soma-se à da gravidade e, com isso, há maior recrutamento dos músculos, fazendo com que mais fibras sejam utilizadas em resposta ao estímulo.

Ossos saudáveis

Combater a osteoporose é um dos benefícios mais divulgados pela ciência quando o assunto é plataforma vibratória. Outro estudo da Universidade de Leuven feito com mulheres que sofriam com osteoporose demonstrou que elas não somente obtiveram um ganho de 16% de força mas também um aumento de 1% de densidade óssea durante os seis meses em que treinaram com o equipamento. "A ação da gravidade cria um esforço compressivo no tecido ósseo. Essa compressão, quando em alta frequência, pode realmente provocar ganho de massa", acrescenta Julio Serrão, coordenador do laboratório de biomecânica da USP, em São Paulo.

 

Barriga chapada

Pesquisas sobre obesidade já mostraram que as plataformas vibratórias funcionam bem comparadas a outros métodos de ginástica para perder peso - e um trabalho chama a atenção. Apresentado no 17º Congresso Europeu de Obesidade, o experimento revelou que as plataformas, associadas a uma dieta controlada, contribuem para a redução da gordura visceral, aquela camada adiposa que se acumula no abdômen e é bem difícil de ser reduzida. Os pesquisadores analisaram por seis meses um grupo de mulheres - as que fizeram dieta e ginástica perderam 7% do peso inicial e 17,6 centímetros de gordura visceral diante de 11% e 47,8 respectivamente das que se exercitaram na plataforma. Incrível, não?

 

Tipos de Plataforma Vibratoria

  • Plataforma Vibratoria Vertical

  • Plataforma Vibratoria Oscilante (basculante)

  • Plataforma Vibratoria Multidireccional (Triplanar)

 

Benefícios de Equipamentos de ginástica: Plataforma vibratoria

 

1. Emagrece

 

Os exercícios sobre a plataforma vibratória favorecem o funcionamento metabólico. Com os seus músculos se tornando mais fortes, eles utilizam o combustível de forma mais eficiente, e como a sua circulação sanguínea melhora, você terá mais energia. Esses fatores podem incentivar o seu corpo a queimar mais calorias e gorduras dos alimentos de forma mais rápida, assim acelerando o metabolismo.

2. Melhor circulação

 

Os benefícios da plataforma vibratória podem proporcionar aumento de oxigênio na corrente sanguínea, assim favorecendo a fluidez por todo o corpo. A melhor circulação de sangue pode contribuir para a contração dos músculos e ainda para o fornecimento de nutrientes para as células.

3. Tônus muscular

 

Devido ao processo de contração muscular durante uma sessão de exercícios na plataforma vibratória, os músculos são trabalhados sem a tensão intensa de exercícios de levantamento de peso. Esse benefício é interessante principalmente para aqueles que estão propensos a lesões, ou sofreram algum ferimento recentemente com outros exercícios.

 

Os músculos podem ser tonificados a partir das contrações musculares, e por isso, pessoas que desejam ganho de grandes músculos podem obter benefícios significativos com a combinação de levantamento de peso e uso da plataforma vibratória. Realizar os exercícios sobre a plataforma vibratória faz com que seus músculos se contraiam de 30 a 50 vezes por segundo. O uso desse dispositivo pode trabalhar até 90% das fibras musculares, se destacando das demais, as quais atingem apenas 40%.

4. Fortalece os ossos

 

As vibrações favorecem o aumento da densidade óssea. Foi comprovado que os astronautas perdem em média 2% de seus ossos em durante 1 mês no espaço, já as demais pessoas perdem esse mesmo percentual por cada década vivida após os 35 anos. O estímulo anabólico oferecido pela plataforma vibratória pode fazer com que os ossos reajam, o que favorece o aumento de nível de densidade dos ossos.

5. Estimula a produção de hormônios

 

Dentre os benefícios da plataforma vibratória, é possível afirmar que o seu corpo poderá produzir maiores níveis de hormônio do crescimento, assim apoiando a reparação e regeneração de músculos, tecidos e ossos. O seu corpo produzirá mais serotonina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar, além de reduzir a produção de cortisol, que é o hormônio responsável pela sensação de estresse e ansiedade.

6. Melhora a função imunológica

 

Você poderá experimentar altos níveis de contrações musculares enquanto estiver sobre a plataforma vibratória, estimulando assim as glândulas linfáticas, o que leva ao aumento do fluxo linfático por todo o corpo, tornando o sistema imunológico mais forte. Esse processo faz com que a pressão arterial seja reduzida e o sangue transporte mais oxigênio para as células de seu corpo. Você poderá desfrutar de mais energia.

7. Fortalece as articulações e alivia a dor

 

Os movimentos feitos pela plataforma vibratória podem ajudar a fortalecer os músculos da região dos quadris e glúteos, além de estabilizar o corpo e fortalecer a coluna. As vibrações podem estabilizar as articulações e melhorar a flexibilidade e função articular.

 

Os benefícios da plataforma vibratória podem ser usufruídos por pessoas com osteoporose, artrite, esclerose múltipla, doença de Parkinson, diabetes, reumatismo, fibromialgia, obesidade, problemas de circulação, e muitas outras condições, pois pode reduzir dores e desconfortos, se for utilizada com o acompanhamento de um profissional da saúde, para que então os exercícios sejam realizados de acordo com as limitações físicas individuais. O importante é que os exercícios com vibrações podem ajudar a aliviar os sintomas dessas condições citadas acima.

8. Dor lombar

 

Mísculos lombares enfraquecidos e má postura são as principais causas de dor lombar. Esses músculos podem ser reforçados com terapias sobre a plataforma vibratória. Os movimentos ou massagens realizadas com as vibrações podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para a área afetada, assim aliviando a dor e espasmo. É dito que os desconfortos e incômodos na região podem ser reduzidos em apenas poucas semanas de fisioterapia.

9. Varizes

 

O sangue dos membros inferiores é bombeado de volta para o coração por meio de válvulas nos vasos sanguíneos, os quais impedem que o sangue retorne às extremidades inferiores. As varizes surgem devido ao vazamento dessas válvulas. Com as atividades sobre a plataforma vibratória, é possível identificar que ocorre um significativo aumento na circulação, nota-se melhora no retorno do sangue dos membros inferiores, assim melhorando o desempenho circulatório geral.

10. Lesões esportivas

 

Os atletas e esportistas convivem não só com a consagração, mas seus esforços nos treinos também implicam em lesões, dores lombares e tensões causadas por estresse excessivo sobre o corpo. Diversas equipes esportivas profissionais aproveitam os benefícios da plataforma vibratória para a reabilitação mais eficiente.

 

O uso desse dispositivo pode não só fortalecer o corpo, assim evitando quedas ou lesões, como também é muito indicado para o tratamento e consequências já vividas, ou seja, se você caiu, ainda se recupera de alguma queda, ou está em fase de recuperação, a plataforma pode agir sobre suas lesões e ajudar você a se sentir melhor.

Comentários sobre Plataforma Vibratoria

Vídeo sobre Plataforma Vibratoria

Twitter
Plataforma Vibratoria
https://www.youtube.com/embed/r6f0-ERT7xE
Plataforma Vibratoria