Encontre milhares de ofertas de Vitrines usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/01/2021 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
A vitrine deve ser concebida de modo que seja a essência do que é a loja, e de tudo o que ela oferece e simboliza, pois, quando habilmente apresentada com imaginação e sedução, tem a eficácia da publicidade além de atrair os olhares do mundo exterior para si e trazer o consumidor para dentro da loja.
O conceito de vitrine surgiu e se desenvolveu com o comércio. Há quem garanta que a prática de expor produtos teve início na Mesopotâmia e no antigo Egito, evidentemente antes de Cristo. Na antiguidade, a primeira manifestação de publicidade e identificação das lojas eram placas de madeira ou pedra com um único símbolo que identificava a mercadoria vendida naquele estabelecimento: uma uva entalhada na pedra sinalizava que ali se vendia vinho; se na placa tivesse uma cabra, vendia-se leite e pão, e assim por diante.
A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Um espaço bem aproveitado pode gerar o primeiro impulso para a compra. Por isso, este é um aspecto que deve ser considerado importante para o varejista.
A vitrine é a interface entre a loja e o consumidor, sendo ela montada de maneira correta esta interface terá grande sucesso, o contrário acontece na mesma intensidade.
O ato de decorar vitrines e ambientações é uma arte complexa, visto que é necessário colocar-se como consumidor e tentar imaginar o que pode lhe agradar.
A escolha de um tema para a montagem da vitrine pode estar associada às estações do ano ou datas comemorativas, por exemplo. Seja qual for a temática escolhida, o objetivo é despertar a atenção dos clientes, apresentando seus produtos e serviços em pequenas histórias montadas em suas vidraças ou dentro de suas lojas.
Os tipos de vitrines são diversos e cada segmento de loja deve investir em um modelo diferente. São vários os fatores que influenciam na definição de qual o melhor modelo de vitrine para uma marca ou ponto de venda. Confira:
Vitrines Fechadas: As vitrines fechadas possuem uma separação sólida entre a vitrine e a loja e expõem somente para o lado externo. São geralmente utilizados para destacar os produtos dentro de um plano de fundo, neste caso os elementos da vitrine não sofrem interferência do interior da loja. O acesso a esse tipo de vitrine geralmente é restrito a funcionários e se dá por uma porta específica.
Vitrines Abertas no Fundo: Ao contrário das vitrines fechadas esse tipo não possui separação entre a vitrine e o interior do ponto de venda. As vitrines abertas permitem ao consumidor a visualização dos produtos expostos pelos dois lados, interno e externo a loja.
Vitrines de Quina ou Esquina: Neste tipo de vitrine deve-se construir um visual que direcione o consumidor para a entrada da loja e que permita a visualização dos produtos por diferentes ângulos.
Vitrines-Mostradores ou Shadow Boxes: Os mostradores ou “shadow boxes” são vitrines mais altas que as demais, comumente utilizadas por lojas que comercializam produtos pequenos como joias, relógios e bijuterias. Os “recortes” ficam na altura dos olhos ao longo da parte frontal da loja e servem para dar destaque as peças e atrair atenção dos consumidores para aquele ponto.
Vitrine em Projeção: As vitrines em projeção, assim como as vitrines de esquina, têm uma posição mais chamativa, tornando-se ferramentas estratégicas na apresentação dos produtos e atração dos clientes para o interior da loja.
A vitrine é uma ferramenta de comunicação, ou seja, ela faz parte de um processo que tem inicio no estudo do marketing que a empresa adotou.Como já colocado anteriormente, o marketing adota várias ferramentas no seu processo, entre essas ferramentas está a comunicação. A comunicação por sua vez, utiliza entre suas ações o merchandising, e o merchandising faz uso de varias peças, dentre elas, a mais significativa é a Vitrine.
Basicamente, a vitrine funciona como ponto de encontro entre o consumidor e sua vontade de comprar. Uma vitrine ruim pode atrapalhar os negócios tanto quanto uma bem planejada pode alavancar as vendas. A vitrine deve chamar a atenção, provocar surpresa.
Fontes:
sebrae.com.br
risanet.com.br
varalnews.wordpress.com
portaisdamoda.com.br
viesdesign.com.br
sric.com.br