Encontre milhares de ofertas de Mamógrafo usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 18/01/2021 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor.
+ continuar lendo
Aparelho usado na realização de exame radiológico de mamografia.
A mamografia é a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama.
Esse exame é extremamente útil, em especial, nas mamas gordurosas e naquelas de mulheres na pós-menopausa, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa.
O mamógrafo ou aparelho de mamografia é utilizado exclusivamente para estudar a anatomia da mama através dos Raios-X. O princípio de formação de imagem é o mesmo do aparelho de radiografia, a ampola dentro do mamógrafo emite feixe de Raios-X com maior penetração para interagir no tecido mamário.
O mamógrafo possui o ânodo composto pelo elemento molibdênio, com isto a radiação emitida interage com a mama com melhor qualidade de imagem.
Para melhorar a qualidade da imagem a mama é comprimida para se tornar uniforme e os tecidos ficaram totalmente visíveis na imagem mamográfica.
A maioria dos médicos solicita a mamografia para poder detectar algum problema na mama enquanto ainda há possibilidade de cura. Uma em cada 10 mulheres vai desenvolver câncer de mama em sua vida!
A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente. A mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama.
O diagnóstico precoce é um dos maiores benefícios da mamografia. Ao realizar o auto-exame de mama e encontrar alguma alteração, a mulher deve imediatamente procurar um profissional para realizar um exame mais completo: a mamografia. De acordo com o Instituto Oncoguia, quando o câncer é detectado em estágio inicial, com a identificação de tumores pequenos e tratáveis, as chances de cura são de até 95%.
Fontes:
dicionarioinformal.com.br
apm.org.br
radiologia.blog.br
clinicadamama.com.br
previva.com.br