MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Anel de Formatura

Encontre milhares de ofertas de Anel de Formatura usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 22/01/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que é Anel de Formatura?

 

O Anel de Formatura, uma antiga tradição da Europa Ocidental, representa toda a emoção e conquista presentes em uma formatura de faculdade.

 

Não se sabe exatamente qual a origem da tradição dos Anéis de Formatura, mas tudo indica que esse costume surgiu na Europa. Assim como acontecia com os antigos reis e nobres Europeus, a Igreja Católica adotou o costume de condecorar seus Bispos, Cardeais e o próprio Papa com anéis.

 

Geralmente forjados em ouro, prata ou algum metal valioso, os anéis de formatura carregam toda uma simbologia embutida através das pedras usadas, cores e símbolos.

 

No Brasil, o anel de formatura se tornou um prêmio. É um presente tradicional dado pelos pais aos formandos. Possui um formato padrão, em que de um lado existe o emblema da área do formando e, no centro, uma pedra de cor simbolizando a profissão. Portanto é um símbolo de superação de uma fase importante da vida acadêmica e também um presente de reconhecimento dos pais pelo esforço e conquista do filho.

 

Muitos pais estão dispostos a desembolsar uma boa grana, para presentear seus filhos na festa de formaturas. E existem diversas empresas, que vendem anéis dos mais simples, as mais sofisticadas. E dependo do tipo de festa de formatura que será o anel precisa ser a altura.

 

 

Lista dos melhores Anéis de Formatura

 

  • Anel de formatura com ouro 18k
  • Anel de formatura com ouro 18k com pedra na cor da sua profissão
  • Anel de formatura masculino
  • Anel de formatura em ouro branco
 

Como funciona o Anel de Formatura

 

O anel é formado por uma pedra central e por emblemas nas laterais representando o curso.

 

Segundo a cultura oriental, o Anel de Formatura deve ser usado no dedo anular para atrair sucesso e reconhecimento profissional. Ainda de acordo com a cultura oriental, o dedo anular é regido pelo Sol e por isso atrai brilho para a carreira.

 

Assim como no casamento entre duas pessoas, na formatura a utilização do anel também é regida por crenças e rituais a serem respeitados e seguidos. 

 

 

Para que serve o Anel de Formatura

 

Na colação de grau, o simbolismo do anel de formatura é o da superação de uma etapa, o vencimento de um desafio, a realização do sonho de agora ter uma profissão.

 

Carreiras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, de um modo geral, procuram usar a mesma pedra ou então pedras parecidas no anel de formatura.

 

Carreiras relacionadas usam pedras parecidas justamente para dar a ideia de vínculo entre elas, de que realmente fazem parte de uma grande área de conhecimento.

 

 

Tipos de Anel de Fromatura

 

  • Nas Ciências Exatas, o anel de formatura costuma trazer uma pedra de Safira, de preferência Azul. O Azul, no caso, é relacionado ao céu, aos limites humanos e à vontade de superar estes limites, característica típica das carreiras de Ciências Exatas e Engenharias. O Azul da pedra do anel de formatura para estas carreiras também representa sabedoria, exatidão e a busca pela verdade.

 

  • Nas Ciências Biológicas, o anel de formatura costuma trazer uma pedra de Esmeralda, de preferência Verde. O Verde, relacionado à natureza e à vida de um modo geral, representa a capacidade de superação e a força de vontade dos seres vivos de vencer. A cor Verde também sempre esteve relacionada à questão da cura na Europa. Diz a lenda que o Imperador Júlio César de Roma sempre andava com um anel com uma pedra de esmeralda. Os Romanos acreditavam que o verde era a cor da cura e que artefatos desta cor poderiam curar ou então suavizar doenças. Júlio César, no caso, sofria de epilepsia.

 

  • Nas Ciências Humanas, o anel de formatura costuma trazer uma pedra de Rubi, de preferência Vermelha. O Vermelho, cor da paixão, representa bem as carreiras de humanas, as artes e também o dom da palavra escrita e falada. O Vermelho também representa a cor do sangue e portanto a condição mortal do ser humano em si.

 

 

Benefícios do Anel de Formatura


Desde a antiguidade até os tempos atuais, os anéis sempre tiveram um papel muito importante na vida do homem, como símbolo representativo de poder, honra crenças, etc. 

 

Caracterizado pela pedra e pelo emblema da profissão, o anel de formatura é uma tradição pela qual até os mais moderninhos fazem questão de passar. 

 

Agora que você já conhece as cores específicas dos anéis de formatura para cada curso, não perca a oportunidade de presentear seu amigo ou parente que está prestes a se formar. Com certeza será um ótimo presente, além da alegria e emoção que o mesmo sentirá.

 

 

Fontes: 

guiadacarreira.com.br

formatura.com.br

noticias.terra.com.br/educacao

portaleducacao.com.br

blog.diourojoias.com.br

Comentários sobre Anel de Formatura

Vídeo sobre Anel de Formatura

Twitter
Anel de Formatura
https://www.youtube.com/embed/OTsN80a1OwQ
Anel de Formatura