MINHA CONTA
Fechar
Para continuar, acesse sua conta ou faça um cadastro rápido.
E-mail ou Login
Senha
Esqueceu a senha?
Não consegue se autenticar?

Para comprar ou vender Fechar

Seja bem vindo ao Permuta Livre.

Abelhas em Piauí

Encontre milhares de ofertas de Abelhas usados a venda no Permuta Livre. São milhares de anúncios publicados até 12/12/2019 e você pode comprar ou trocar diretamente com o vendedor. + continuar lendo

O que são Abelhas?

 

Abelhas (Apis Mellifera) são insetos (Classe Insecta) do Filo Arthropoda, da Ordem Hymenoptera, da qual as vespas e formigas também fazem parte. As abelhas formam uma Super-família chamada de Apoidea, com aproximadamente vinte mil espécies de abelhas. Adulta, uma abelha tem aproximadamente 2 cm, e costumam fazer suas colméias em arvores, em beirais de telhados e em cavernas.

 

Abelhas são conhecidas por produzirem mel, cera, própolis e pólen. Também a preciosa geleia real e até o seu veneno, utilizado na apiterapia. As abelhas listradas em preto e amarelo fazem parte do imaginário coletivo por serem comumente retratadas em desenhos e livros infantis. E há quem só se lembre das abelhas pelo doce de seu mel ou pela dor de sua picada.

 

 

Lista das melhores Abelhas

 

  • Abelhas  Mandaçaia ( Melipona quadrifasciata anthidioides )
  • Abelha Jataí (Tetragonisca angustula)
  • Abelha Mirim ( Plebeia droryana)
  • Abelha Iraí (Nannotrigona testaceicornis)

 


Como funcionam as Abelhas


Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (polén e nectar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) tem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução.

 

 

Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia. Uma colméia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas.

 

 

Para que servem as Abelhas


As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.

 

 

O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores. As abelhas produzem o mel dentro da colméia para servir de alimento. A geléia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha.

 

 

Tipos de Abelhas


  • Apis mellifera: A palavra “mellifera” quer dizer “carrega mel” e esta é a espécie produtora de mel mais conhecida. São abelhas grandes e escuras, com poucas listras amarelas. Possuem língua curta (5,7 a 6,4 mm), o que dificulta o trabalho em flores profundas. Produtivas e prolíferas, adaptam-se, com facilidade, a diferentes ambientes, propolisando com abundância, principalmente em regiões úmidas.

 

  • A rainha: A abelha rainha é facilmente identificada pelo seu maior porte, e por ter um abdômen comprido. É encontrada com maior frequência nos favos centrais, onde se encontram as posturas mais recentes.

 

  • As operárias: As abelhas operárias são menores que as rainhas, com patas mais curtas (menores que as dos zangões) e abdômen arredondado. Elas nascem nos alvéolos, a partir dos ovos fecundados das posturas da rainha. Fazem todo o tipo de atividade, sempre seguindo uma ordem de desenvolvimento das tarefas pela sua idade como: higiene, busca de alimento e água, coleta de pólen, néctar e resinas.

 

  • Os zangões (machos): Os zangões não possuem ferrão. Eles nascem em células maiores que as abelhas operárias, obtendo em relação a essas, vantagem em seu tamanho. Apresentam função reprodutiva, o que acontece quando uma rainha se enfraquece ou morre, havendo o nascimento de uma nova princesa, que fará o voo nupcial e se transformará na nova rainha. Geralmente, são mantidos na colmeia, em pequeno número, e expulsos nas épocas de escassez de alimento.

 

  • Meliponinae: A subfamília Meliponinae distribui-se em duas tribos, Meliponini, formada apenas pelo gênero Melipona, encontrado, exclusivamente, na região Neotropical (América do Sul, Central e Ilhas do Caribe), e Trigonini, que agrupa um grande número de gêneros e está distribuída em toda a área de distribuição da subfamília. 

 

 

Benefícios das Abelhas

 

As abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para a polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas flores, carregam junto ao corpo o pólen, e levam esse pólen para outras flores, tornando possível a reprodução das mais variadas plantas. As abelhas se alimentam do néctar das flores, que sugam com sua língua.

 

Quando se fala nelas, é comum associá-las a algumas palavras. Para os mais gulosos, talvez a palavra apropriada seja mel. Para os que têm medo, ferroada. Pouco importa a palavra. O que vale é o papel ecológico desses insetos conhecidos popularmente como abelhas.

 

 

Fontes:

suapesquisa.com

infoescola.com

semabelhasemalimento.com.br

abelhasdobrasil.com.br

cpt.com.br 

Comentários sobre Abelhas

Vídeo sobre Abelhas

Cidade:
Twitter
Abelhas
https://www.youtube.com/embed/b4XqNCiGd7g
Abelhas